por | 28 Ago, 2019 | Grandes Louzadenses, Sociedade

Lousada assinala 20 anos de Colónias de Férias

Este ano comemoram-se 20 anos de Colónias de Férias em Lousada e Renteria (Espanha) fruto da geminação existente entre ambas. Por isso, as atividades que decorreram nos dois municípios, em julho, tiveram um significado especial.

Entre os dias 1 e 10 de julho Lousada recebeu 50 jovens de Renteria que tiveram a oportunidade de conhecer o concelho, bem como outros locais da região. O grupo ficou alojado na Residência Desportiva do Complexo e foi acompanhado por monitores portugueses.

O grupo fez uma visita à Casa Museu de Vilar e à Torre de Vilar, bem como ao Centro de Interpretação do Românico, mas esteve também na Praia do Aterro, em Matosinhos, no Geoparque de Arouca, e visitou ainda as cidades de Guimarães e Porto.

Na semana seguinte, de 12 a 19 de julho, foi a vez de 50 jovens Lousadenses, acompanhados por seis monitores, visitarem Renteria, no País Basco, onde desenvolveram uma aproximação da comunidade local.

O Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, destaca que “para muitos destes jovens a Colónia de Férias em Renteria constitui um período muito rico ao nível do desenvolvimento pessoal, de autonomia, partilha e sentido de responsabilidade”.

Ainda de acordo com o Dr. António Augusto Silva “é tempo de dar os parabéns aos jovens e monitores, bem como agradecer às famílias pelo voto de confiança”.

Nísia Rocha foi a monitora coordenadora que esteve a acompanhar a Colónia de Férias em Renteria. Para a responsável, os dias passados no País Basco “representaram uma partilha e ligação especial de amizade, de participação interessada, empenhada e empreendedora, de superação de desafios, de animação, de espírito de entreajuda tendo aceitado realizar todas as atividades propostas”.

No regresso a Lousada, Nísia Rocha destacou ainda que “esta iniciativa do Município representa uma mais-valia para a formação dos seus jovens, uma vez que a geminação de cidades representa um movimento que contempla a partilha da diversidade cultural e ambiental, o exercício da cidadania e promove este excecional intercâmbio entre as suas gentes”.

Acrescentou ainda que “para além das relações interpessoais, destaca-se o contacto com uma cultura diferente, em que podemos valorizar o que de melhor temos em cada região e conhecer o seu povo, suas histórias e seus hábitos. Toda a programação foi preparada de forma especial, tendo despertado para a descoberta e desenvolvimento de capacidades, potencialidades e talentos”.

Xénia Pereira foi uma das jovens que participou pela primeira vez na Colónia de Férias em Renteria. Para ela “a atividade foi bem conseguida porque é um modo de incentivar o convívio e a fazer novos amigos, bem como ao sentido de união e de grupo, que foi fantástico, os monitores foram incríveis e muito prestáveis. Fiz muitos bons amigos nestas Colónias. Gostava muito de poder repetir. Não há nada que eu melhorasse adorei e agradeço muito à Câmara Municipal por esta oportunidade”.

O grupo foi acompanhado pelos monitores António Maia, Filipa Ferreira, Patrícia Fonseca, Pedro Nunes e Raquel Oliveira, a que se juntaram Aitor Vega e a Charo Cabezas, de Renteria.

A propósito da data comemorativa está patente uma exposição, com alguns dos momentos mais marcantes destes 20 anos em que se realizam as Colónias de Férias, no átrio do edifício dos Serviços Técnicos da Câmara Municipal.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Direção ameaça entregar chaves do clube se não houver acordo com autarquia

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE LOUSADA A ADL está em modo de «gestão a prazo», pois a atual Direção já...

Lousada recebeu entrega de prémios da AT Porto

Retomou-se, no passado dia 3 de Fevereiro, a habitual cerimónia de entrega de prémios da...

Peça de teatro promove a sensibilização e prevenção rodoviária nos mais novos

A nova edição da campanha de sensibilização, que transforma as crianças em agentes de segurança e...

Jantar-Comício do Partido CHEGA traz André Ventura a Lousada

O Presidente do Partido CHEGA, André Ventura, marcará presença no jantar oficial de campanha do...

Santuário de São Gonçalo de Lustosa

Lustosa é uma parcela do concelho de Louzada que gosto de percorrer e apreciar, mormente a...

Professor de artes é “artista de horas livres”

Joaquim Alexandre Ribeiro: A moldar lousadenses pela arte O professor Joaquim Alexandre Nunes...

Amanhã virás Sol, amanhã virás

ABRIL LOUZADENSE (IX) Um dos maiores vultos portugueses da luta contra a ditadura foi o...

O verdadeiro voto útil e a matemática do “Chega” para lá

Dúvidas ainda houvesse sobre a importância do projecto da Aliança Democrática (AD) e da...

Uma “carrinha” transportou até Lousada o mundo na forma de livros

MEMÓRIAS DA BIBLIOTECA ITINERANTE DA GULBENKIAN Não se tratava apenas de livros, o que a...

Lousada, uma vila empreendedora?

Era uma vez, desde antes (!!!!) de 1128, que a região do Tâmega e Sousa se autointitula,...

Siga-nos nas redes sociais