por | 10 Set, 2019 | Economia, Freguesias, Sociedade

Lousadenses na Agrival

Terminou no passado Domindo a 40ª edição da Feira Agrícola Agrival, um importante certame do Vale do Sousa para a promoção da economia da região, onde algumas empresas lousadenses têm marcado presença ao longo dos anos. Em jeito de balanço, fomos conhecer a perspetiva de alguns dos participantes lousadenses neste evento.
Conheça a sua visão em quatro pontos:

  1. Objetivos da participação
  2. Evolução da participação ao longo dos anos
  3. Balanço da edição deste ano
  4. Expectativas futuras

Carlos Serafim Teixeira Cunha – Gerente da CS Máquinas Agrícolas de Caíde de Rei, participante na Agrival desde 2015.

Carlos Serafim Teixeira Cunha – Gerente da CS Máquinas Agrícolas de Caíde de Rei
  1. “Dar a conhecer a empresa a novos clientes, as marcas de tratores (MASSEY FERGUSON, MCCORMICK E LS TRACTOR) e alfaias (Pulverizadores Rocha, Joper, Tomix, Celli, Pellenc, Agroramoa, Agroarco, Massil, Galucho, Stark, entre outras) comercializadas, bem como dar a conhecer os nossos serviços de pós-venda e assistência técnica a todo o tipo de alfaias e tratores”.
  2. “Positiva. Nunca podemos criar expectativas de venda, porque o objetivo da feira é criar contactos de possíveis negócios, que se vão trabalhar nos meses seguintes”.
  3. “Muito positivo. Ao contrário de anos anteriores, este ano, houve realmente vendas, vendemos 4 tratores e diversas alfaias, bem como ficaram novos contactos para possíveis vendas e novos clientes”.
  4. “Continuaremos a participar, de uma maneira geral, nos mesmos moldes.”

Sérgio Rocha- Condomínio ao Cubo


Sérgio Rocha- Condomínio ao Cubo
  1. “Entre várias razões a que mais realçamos é a aproximação dos nossos clientes, num ambiente agradável e mais descontraído. Podemos atender e dar seguimento aos mais diversos assuntos. Permite-nos alguma notoriedade e posicionamento na região.”
  2. “É o quinto ano que participamos. Procuramos melhoria contínua tanto nos nossos serviços como nas ferramentas que usamos. No ano passado, apresentamos a nossa plataforma de acesso online, este ano inovamos com alguns melhoramentos nesse âmbito.”
  3. “Um balanço muito positivo. Conversamos com condóminos de Vila da Feira, Gaia, Grande Porto… Nota-se que a Agrival vai muito além do que é a região Tâmega e Sousa… Temos diversas solicitações de orçamentos e muitos esclarecimento sobre os serviços da área dos Condomínios. Esclarecemos muitos condóminos que não são nossos clientes.”
  4. “Sim, sem dúvidas, pretendemos manter-nos por cá, se possível num lugar com menos sol. Obviamente que a presença efetiva nestes eventos permite melhorar os nossos serviços, mas sobretudo contribuir para o desenvolvimento de uma feira que vai além da agricultura, sendo notória, ano após ano a diversificação dos setores económicos.
    Quanto aos moldes, os nossos serviços são muito específicos, a inovação não dependente só dos agentes que trabalham a atividade, mas sim de uma panóplia de entidades que mesmo a nível nacional tendem a desenvolver convergências no caminho de eliminar dificuldades atualmente presentes … Estamos muito dependentes da legislação em vigor. Por tal, mantermo-nos cá com o ponto de atendimento e com alguns melhoramentos nas nossas ferramentas e ativos humanos será o caminho…

Sérgio Ribeiro – MOTOLAVRA, Nogueira

  1. “Divulgação”.
  2. “A nossa empresa participa neste certame há mais de 35 Anos. Tem sido sempre a evoluir, tanto que neste momento somos o expositor da área agrícola com o maior stand, onde o cliente pode ver basicamente tudo.”
  3. “Este ano considero um dos anos mais fracos da feira.”
  4. “Pretendemos continuar nos mesmos moldes.”

José Babo Magalhães, agricultor, Nogueira

  1. “O setor agrícola também sofreu uma certa adaptação devido à crise. A Agrival, apesar de ter acompanhado tudo isso, acabou por integrar outras vertentes económicas, que, direta ou indiretamente, também estão ligadas à agricultura.”
  2. “Há 20 anos que participo. Comecei a participar com gado bovino e depois logo a seguir participando no concurso melão casca de carvalho.
  3. “Na minha opinião, esta edição superou todas as outras, tanto em termos de visitantes como em termos económicos, de negócios. Além de comercializar, surgiram novos contactos.”
  4. “Além daquilo que já tem sido feito, acho que a feira deveria cada vez mais apostar nas amostras regionais do setor agrícola, além das que já tem, pois há espaço evoluir nesse sentido. Conto sempre participar. Fica logo marcado o lugar de um ano para os outros.”

Joaquim Teixeira, carpinteiro, Caíde de Rei

  1. “Participo por ser das maiores feiras da região, existe muita camaradagem e simpatia com a organização e outros expositores. A câmara de Penafiel faz-me o convite e eu aproveito para divulgar o meu trabalho”.
  2. “Fez este ano 25 anos que participo. Entrei como expositor, candidatando-me a um lugar na feira. Fiz a Agrival cerca de 13 anos como expositor. Depois a Câmara de Penafiel convidou-me para participar como artesão e faço parte do grupo de artesãos de Penafiel, embora o meu concelho seja Lousada, mas a câmara de Lousada nunca me quis apoiar como artesão do concelho.”
  3. “A edição deste ano foi espetacular, teve muita gente e correu tudo muito bem. Tive muitas pessoas a visitar e a comprar no meu stand.”
  4. “Quero continuar a participar na Agrival, a não ser que a saúde não deixe. Sei que a Câmara de Penafiel faz muito gosto que eu participe”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Siga-nos nas redes sociais