por | 2 Out, 2019 | Cultura, Desporto, Educação

Atividades de Enriquecimento Curricular começam na segunda-feira

Os alunos do 1.º ciclo têm, a partir da próxima segunda-feira, dia 7, um conjunto de atividades de enriquecimento curricular permitindo que a permanência na escola se prolongue até às 17h30. Música, Atividade Físico Desportiva, Natação e Expressões Lúdico-Expressivas são as atividades propostas para que os mais novos tenham mais competências.

A Música continua a ser uma das atividades para os alunos do 1.º ao 4.º ano com o objetivo de desenvolver o raciocínio, a criatividade, a autodisciplina, a concentração, exercitando a consciência rítmica e estética.

Durante duas horas semanais os alunos do 1.º e 2.ºanos usufruem de aulas de Atividade Física e Desportiva e Natação. Até à interrupção letiva do Carnaval, os alunos do 3.º e 4.º anos deslocam-se às Piscinas Municipais e os alunos do 1.º e 2.º anos permanecem na escola nas Atividades Físicas e Desportivas (AFD). Depois, é a vez dos alunos do 1.º e 2.º anos frequentarem as aulas de natação e os restantes a Atividade Física e Desportiva.

Com a prática da natação pretende-se que os mais novos se adaptem ao meio aquático através de movimentos coordenados e em equilíbrio, enquanto a AFD passa por elevar o nível funcional das capacidades coordenativas e cooperar com os companheiros nos jogos e exercícios, aplicando as regras da turma e respeitando a relação com os colegas e professor.

Os alunos do 1.º e 2.º anos têm ainda duas horas semanais de Atividades Lúdico-expressivas com abordagens de diversas formas de expressão artística, como a expressão plástica e visual, o movimento, o drama e teatro, a dança, a multimédia, entre outras.

Pré-escolar com atividades no prolongamento

Para os alunos do pré-escolar, que frequentam o prolongamento de horário, o Município dinamiza atividades, nomeadamente a Atividade Física e Desportiva, duas vezes por semana e a Hora do Conto uma vez por semana. Os mais pequenos têm ainda a possibilidade de frequentar uma aula de natação aos sábados.

Tendo em vista a promoção de alimentação saudável, o Município oferece lanche aos alunos que continuam no Jardim de Infância após as 15h30.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais