Jornadas Europeias do Património celebradas pelo Município

O Município promoveu atividades no âmbito das Jornadas Europeias do Património, na sexta-feira, dia 27, e no sábado, dia 28.

Partindo do recente episódio da desmantelação de um monumento conhecido como Pont de Trous, na Bélgica, e ainda a exposição de casos portugueses similares ao da atualidade, a atividade de sexta-feira, teve como objetivo desenvolver o espirito crítico dos alunos relativamente à proteção do Património, cujo conceito tem observado profundas alterações ao longo dos tempos.

Participou na iniciativa um grupo constituído por cerca de vinte alunos do 10.º e 11.º anos de História e Cultura das Artes e do 12.º ano de Antropologia, juntamente com a professora responsável da disciplina.

A atividade, realizada na biblioteca do Centro de Interpretação do Românico, proporcionou um debate profícuo e a participação positiva por parte dos alunos, que demonstraram uma opinião bem formada e uma perspetiva pessoal sobre as práticas de intervenção no Património.

Esta atividade pode ser desenvolvida com outras turmas do ensino secundário, podendo ser contactado o Município para esse efeito.

Rally Paper para conhecer elementos do património local

Ainda no seguimento das comemorações das Jornadas Europeias do Património, a Câmara Municipal promoveu um Rally Paper com o mote “Artes, Património, Lazer”, que se desenrolou em torno do património cultural e natural do concelho de Lousada.

A atividade permitiu aos participantes conhecer elementos patrimoniais muitas vezes ignorados pela população, possibilitando a descoberta e estimulando uma visita futura. Para além da descoberta, o evento pretendeu pôr em evidência as fragilidades e o estado de conservação deste tipo de património, incrementando nos participantes o espírito de proteção.

Participaram 12 equipas, num total de 50 pessoas. O encerramento da atividade teve lugar na Quinta da Tapada, em Casais, onde os participantes tiveram a oportunidade de degustar várias iguarias num lanche convívio.  

No final foram reveladas as três equipas vencedoras. Em primeiro lugar focou a equipa Instinto de Vaca de Fogo, seguida da equipa Polo G40 e em terceiro ligar ficaram Os Aceleras.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Andreia Moreira

Há mar e mar, …mas é tempo de Regressar

Setembro é, por norma, o mês de regressar: regressar às rotinas habituais, ao trabalho e, claro,...

Agrupamento de Escolas de Lousada vence “Concurso 50 Livros”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura

A colaboração é o Santo Graal do professor bibliotecário. Jonhson (2004) Uma biblioteca “recheada”...

Gonçalo Ribeiro vence no Estoril Campeonato Nacional de Velocidade

A quinta jornada pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade 2023 decorreu este...

REVIRAVOLTA MANTÉM LOUSADA INVENCÍVEL

A AD Lousada recebeu e venceu a formação do Águias de Eiriz por 2-1, num jogo difícil mas...

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Siga-nos nas redes sociais