Zona Industrial de Caíde de Rei pode finalmente nascer

Resolvido problema dos terrenos, falta garantir o financiamento

“A zona de acolhimento empresarial de Caíde de Rei é um projeto que já esteve na forja muitas vezes, mas que nunca encontrou condições para ser executado, sobretudo em virtude de nunca se ter chegado a acordo com todos os proprietários dos terrenos para se pensar num projeto exequível”: foi assim que Pedro Machado, presidente da Câmara Municipal de Lousada, explicou o impasse vivido até ao momento relacionado com a famigerada Zona Industrial de Caíde de Rei, que, até ao momento, não passa de uma promessa.

Quase dois milhões de euros necessários

Agora, o problema maior parece estar resolvido. Há, portanto, a esperança de que possa finalmente nascer o projeto há muito desejado, apesar de não estarem garantidas todas as condições, especialmente o financiamento, como explica o presidente da autarquia: “No caso em concreto, acabamos as negociações com os proprietários envolvidos e temos o acordo. Esse assunto vai ser objeto de proposta na reunião de Câmara e vamos agora apresentar uma candidatura que aponta para investimentos elegíveis na ordem de um milhão e setecentos mil euros e, um milhão e meio do Feder. Temos o processo praticamente formatado em termos de projeto de execução”. O edil alerta, no entanto, que o financiamento não está garantido, visto que está dependente de uma candidatura, estando previstas apenas duas aprovações por cada CIM: “Estamos a trabalhar para apresentar uma candidatura forte, mas não vai ser fácil, pois a dotação para todo o Norte não é muito expressiva”, avisa o edil. Daí a necessidade de apresentação de uma candidatura com mérito.

Dez hectares albergarão zona industrial

Ultrapassado o problema da propriedade dos terrenos, ao todo serão cerca de dez hectares para albergar a nova zona industrial. Esta área está ainda dependente de algumas aquisições e parcerias com proprietários, oportunamente tratadas em reunião de Câmara, como explicou Pedro Machado.

O presidente acredita que o financiamento na ordem dos dois milhões, necessário para que os lotes possam ser vendidos, contará com os fundos comunitários, “fulcrais para o efeito”. E salienta aspetos positivos que a candidatura valorizará, como a localização excecional. “Estamos a trabalhar tudo o que são critérios de seleção e majoração para que a pontuação seja a máxima possível”, remata.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Editorial 149 | Festas Grandes

Aí estão elas! As melhores, as únicas, as grandiosas, as inigualáveis e inesquecíveis Festas...

Unidades de Saúde Familiar: Pilar Estratégico na Gestão das Doenças Crónicas na Comunidade?

Nas últimas décadas, Portugal tem assistido a um aumento significativo da prevalência de doenças...

Uma gota no oceano para meninos e meninas

ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVOU HABITAÇÃO A crise de habitação que assola de forma dilacerante o país...

Joaquim Magalhães volta a apresentar candidatura à Junta de Freguesia de Nevogilde pelo Partido Socialista

O candidato apresenta-se com enorme orgulho e sentido de responsabilidade à presidência da Junta...

Luís Mota apresentado como candidato à Junta de Freguesia de Lodares pela coligação Lousada no Coração

Para Leonel Vieira, área empresarial e centro de convívio são prioridades na freguesia  Luís...

Partido Socialista apresenta Agostinho Peixoto à União de Freguesias de Nespereira e Casais

Agostinho Peixoto é candidato pelo PS à Junta da União de Freguesias de Nespereira e Casais, sendo...

Apresentação da Candidatura de Leonel Vieira à Câmara Municipal de Lousada

Decorre, no próximo dia 13 de julho, às 17h30, na Praça das Pocinhas, a apresentação oficial da...

Levar crianças à hipoterapia foi um grande feito

BALANÇO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA ESCOLA MARNOCO E SOUSA Com o final do ano escolar, as associações...

Sofia Teixeira é a candidata do Partido Socialista em Caíde de Rei

Com coragem, responsabilidade e humildade, Sofia Teixeira, secundada por Luís Mendes e Adão...

PS apresenta candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Lousada a 13 de julho

O Partido Socialista promove no próximo dia 13 de julho, pelas 17h30, a sessão oficial de...

Siga-nos nas redes sociais