por | 14 Out, 2019 | Canto do saber, Opinião

Sabedoria

Passamos por mais um período eleitoral, onde pudemos assistir a um conjunto de situações que claramente nos servem de barómetro para o país real que temos e sobretudo para a região onde vivemos .

Já há algum tempo que participo ativamente em ações que possuem como principal objectivo, ajudar a dar visibilidade a uma zona do País marcada pela juventude e pela sua situação de transição entre o litoral e o interior profundo, possuidora de enormes potencialidades , mas que necessita de trabalho , para que a sua população possa por ela própria criar padrões de desenvolvimento de acordo com princípios que dirijam a humanidade para a vida boa, a vida que vale a pena ser vivida.

Isto então está intimamente ligado à ideia de sabedoria ,princípio norteador ,de toda a minha reflexão, e daquela que deve ocupar o lugar cimeiro sobre a humanidade.

Mas o que é a Sabedoria?

Comecemos com o mito de Epimeteu ( o que pensa depois) e Prometeu ( o que pensa antes), de forma resumida Epimeteu pediu ao Irmão Prometeu que o deixasse distribuir as qualidades pelas criaturas terrenas , mas como era dotado de sabedoria muito inferior à de Prometeu , acabou todas as qualidades antes de chegar aos humanos …

Prometeu ao inspecionar o trabalho do seu irmão depara-se com esta injustiça e resolve corrigi-la roubando Deuses para dotar o homem de todas as suas capacidades.

Zeus furioso, decide vingar-se de Prometeu, Epimeteu e da humanidade.
A prometeu encarcera-o no Monte Cáucaso fazendo-o sofrer martírios terríveis, sendo libertado por Hércules .

Zeus a partir de uma estátua de barro cria a mulher , Pandora , dotando-a entre outras características, da curiosidade, da astúcia e da falsidade. Envia-a a Epimeteu que se deslumbra perante tanta beleza . Como prenda de casamento Zeus dá uma caixa fechada , entregando a chave a Pandora advertindo que a felicidade só se manteria enquanto a caixa não fosse aberta…

Bem, a Pandora , segundo alguns, após um momento de intimidade física com Epimeteu, aproveitou o seu consequente sono e não resistiu à curiosidade abrindo a caixa.

Dela saíram todos os males para a humanidade , restando apenas a esperança…

Então o que é a Sabedoria ?

É consequência da tradição ? Tradição implica espartilhar a realidade, dar limites a uma experiência sensória que esmaga o ser e o tenta reduzir a um elemento cuja única distinção admissível é entre pares da mesma tradição.
É a acumulação de conhecimento ? Talvez ajude, mas a verdade é que para aumentarmos claramente o repertório , precisamos de exercitar a mente , o conhecimento … Agora está na moda o exercício físico, mas na verdade o conhecimento exige grande exercício e quero assegurar-lhes que o promovo ao limite.

É sermos mais espertos, astutos? O sermos mais espertos , astutos implica desde logo um aproveitamento , até em certa medida, algum desprezo por aquele que é menos esperto. Então,sabedoria aqui seria algo como aceitando princípios de uma ética baseada no engano.

É em si própria a garante da moral ? Mas o que é a moral ? São princípios que mantemos estejam ou não a controlar-nos será definição de espectro geral. Mas sabedoria como garante da moral seria impor uma medida rígida nos princípios morais, e eles ,como todos sabemos alteram-se pelo menos com o tempo e as circunstâncias…

É consequência de algo divino ? E o que é o divino ? É o ser crente numa qualquer religião? Ou podemos assumir que é aquilo com que alimentamos o espírito ? Se a primeira premissa pode levantar dúvidas, já a segunda permite ao menos perceber que o verdadeiro conhecimento, como caminho para a sabedoria, não é na sua essência, apenas científico mas carece do que nos alimenta, a alma para os dualistas o inconsciente para os monistas.
Aqui voltamos ao mito inicial, na caixa ficou a esperança… Mas esperança e medo, são faces da mesma moeda e por isso a nossa angústia constante , que se agudiza quando caímos na lucidez daquilo que é o fim da vida.
Não existe o tempo,o tempo é uma medida abstrata necessária à memorização que nos faz avançar. Existe apenas apenas fluxo em entropia, tendendo para o caos, que contém nele próprio, o ritmo da evolução.

Uma evolução, marcada sempre pela sobrevivência do mais apto, não do mais forte. Uma evolução onde o objectivo de expansão da espécie humana, faz muitas vezes esbarrar a procriação com a sobrevivência a partir da medição dos recursos disponíveis, num sentir palpitante do é vida na sua essência mais primária.

Vida que se torna numa luta constante no eu de cada um cada um entre o que assiste ao filme e o que participa nele, entre o consciente e o inconsciente , entre a carne e a alma …

Sabedoria será então , de forma derradeira, compatibilizar estes dois eus, o exterior com o interior ,aceitando a vida como ela é , amando-a como ela é , tal qual se ama a pessoa querida independentemente do que ela é realmente, conhecendo-nos cada vez mais , num processo de enriquecimento interior.

1 Comment

  1. Ricardo Pereira

    Obrigado!
    Ricardo Pereira

    Reply

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Que esperar da inédita Assembleia Municipal?

NOVOS TEMPOS AUTÁRQUICOS EM LOUSADA - Uma maioria socialista e uma direita fragmentada. Este é o...

Por estes dias há dois temas que ocupam o espaço mediático – as eleições presidenciais (18 de...

O recorte concelhio é constituído por cinco Uniões de Freguesias e onze freguesias. Estas últimas...

Encontro nacional das associações do Ambiente

A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA) promove, nos dias 5, 6 e 7...

TH Fun Race leva o nome de Lousada às pistas do Norte

Desportista multifacetado de Lousada, Tiago Leite volta a provar que a paixão e o espírito...

LOUSADA, UM TERRITÓRIO QUE ESCREVE O SEU FUTURO

“Um escritor, ou todo o homem, deve pensar que tudo o que lhe ocorre é um instrumento; todas as...

Há a tendência, natural, de fazer uma aturada análise, aos resultados eleitorais, muito focada nos...

De Meinedo à ribalta do desporto nacional

ALBERTO BABO, DIRIGENTE DO F.C. PORTO Nasceu há 78 anos na Sanguinha, freguesia de Meinedo, em...

Que esperar da inédita Assembleia Municipal?

NOVOS TEMPOS AUTÁRQUICOS EM LOUSADA Uma maioria socialista e uma direita fragmentada. Este é o...

Passado o frenesim, as emoções, assente a poeira, impõe-se fazer uma análise sustentada, ponderada...

Siga-nos nas redes sociais