3ª Conferência Ibérica da Bolota

Lousada recebe evento internacional

Lousada recebe, nos dias 23 e 24 deste mês a 3ª Conferência Ibérica da Bolota, celebrando também o Dia da Floresta Autóctone.

A Conferência conta com 12 oradores que vão abordar o tema numa perspetiva histórica, científica, económica e sociocultural, com foco na sustentabilidade, na nutrição e na transformação.

A 3ª Conferência realiza-se em dois dias, integrando um conjunto de excelentes comunicações, uma atividade de reflorestação e uma visita ao Carvalhal de Fafe, que é a maior área de Carvalhos da Península Ibérica. Ao longo dos dois dias, vai decorrer uma mostra/venda de produtos de bolota e exposição de trabalhos sobre a temática, realizados pelos alunos das escolas de Lousada. As refeições assinaladas, à base de bolota, estão também incluídas na inscrição.

O evento vai decorrer na Escola Secundária de Lousada, estando a sessão de abertura agendada para as 9h30. O primeiro painel “A Bolota na pré-história” vai ser apresentado por Pedro Cura, a que se segue a intervenção de Ana Fonseca sobre “O papel da Bolota face aos desafios atuais”.

“As árvores e a vida” é a comunicação apresentada por Jorge Paiva, e antes da mesa redonda é apresentado o tema “O uso da Bolota na alimentação humana e a floresta mediterrânea”.

Os trabalhos da tarde têm o Painel 2 dedicado ao tema “Floresta/Produção” que conta com a apresentação de João Gonçalo Soutinho que vai falar sobre “Quão importante são as árvores de grande porte para a biodiversidade? Primeiros passos para a gestão comunitária das árvores de Lousada”. Segue-se a comunicação “O montado à luz da agroflorestal de sucessão”, por Alfredo Cunhal Sendim, “A silvicultura e a produção de bolota para consumo” por João Paulo Carvalho e César Lema vai falar de “Recursos silvestres da ‘Carvalheira’: usos culinários, medicinais e outros de plantas e arbustos”. A tarde tem continuidade com uma ação de reflorestação no terreno e a apresentação da Confraria da Bolota.

No domingo, dia 24, o dia começa com uma visita ao Carvalhal de Fafe, que se prolonga durante toda a manhã. O último painel intitula-se “Transformação da bolota/alimentação”. A primeira comunicação é da Marcie Mayer e tem como tema “Comendo bolotas: alimento para o Séc. XXI”. ”As bolotas na alimentação dos italianos” é a apresentação de Marco Giovannoni, a que se segue a comunicação de Enrique Garcia Gómez com “O pão de bolota ao longo da história”. A última intervenção vai ser feita pela Rita Sardão e tem a ver com o “Processamento e armazenamento de uma bebida de bolota por alta pressão: valor nutricional e segurança microbiológica”.

O programa mais pormenorizado, bem como as inscrições podem ser consultados em https://vipa1051.com/eventos/3a-conferencia-iberica-sobra-a-bolota/

Revista Lucanus – Ambiente e Sociedade

A tarde termina com a apresentação do 3.º número da Revista Lucanus – Ambiente e Sociedade, que vai ter lugar no Auditório da Escola Secundária de Lousada, a partir das 16h30.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

TRADIÇÃO CONTINUA VIVA: A Sagrada Família que une gerações

Durante décadas, a chegada da caixa da Sagrada Família a uma casa foi sinónimo de recolhimento,...

Sandra Monteiro pinta a emoção que nasce no silêncio

Profundamente marcada pela emoção, pelo realismo e pela intensidade do olhar humano, as pinturas a...

Subida de divisão aumenta o desafio dos veteranos da ADL

A equipa de Masters da AD Lousada concluiu uma temporada de grande nível, garantindo a subida à...

Patinador lousadense conquistou medalha de prata

O jovem Gabriel Ferreira, de Aveleda, está a construir uma promissora carreira na patinagem...

Noite Branca no Largo da Senhora Aparecida

Gravinda, York e Paulo Marcelo sobem ao palco no dia 8 de agosto, a partir das 22h00, para uma...

Cinema no parque de Meinedo

No próximo dia 1 de agosto, o Parque do Areinho, em Meinedo, recebe mais uma edição do Cinema ao...

Pilotos Lousadenses foram brilhantes vencedores, em Montalegre

Foi a quinta e antepenúltima jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross, com os...

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Siga-nos nas redes sociais