Sérgio Daniel Xavier Da Silva, de 28 anos, é natural de Nespereira e atual presidente do Futebol Clube de Nespereira. Numa curta entrevista, fala-nos Ido atual momento da associação, que tem como atividade principal o futebol e foi fundada em 19 de fevereiro de 1991, resultado da união das associações já existentes na freguesia.
Fale-nos do seu percurso na vida desta Associação.
O meu percurso na vida desta associação surge quando tinha cerca de 7 ou 8 anos de idade. Nessa altura, integrei as camadas jovens que existiam no clube. Mais tarde, não havendo camadas jovens, passei a ser apenas adepto do clube, até que, em 2007, com 16 anos, recebi o convite para integrar o plantel sénior, que competia no campeonato amador da AF Porto.
Permaneci a jogar no clube até à época 2011/2012, época em que o campeonato amador não teve equipas suficientes para competir e o clube acabou por não integrar nenhuma competição, sofrendo assim um interregno. Ao fim de 4 anos de paragem do clube e eu a competir noutro clube, motivos profissionais levaram-me a deixar de jogar futebol. Foi nessa fase (2015) que voltei a estar novamente ligado à vida da associação.
Juntamente com um grupo de amigos, reunimos esforços e voltamos a dar atividade à associação. Nesse ano, integrei o novo projeto como diretor e, em 2017, com novas eleições, assumi a presidência do clube, até ao momento.
Que balanço faz do seu trabalho na presidência da direção?
Tudo aquilo a que nos propusemos tem vindo a ser realizado de uma forma gradual e o trabalho está à vista de todos. Sabemos que nem sempre é fácil dar uma boa resposta neste tipo de projetos, com as dificuldades que as associações vivem diariamente, mas considero-o um trabalho positivo.
Caracterize o atual momento da associação.
A meu ver, atualmente, como associação estamos num momento de crescimento. Ano após ano, desde que voltamos à atividade em 2015, temos crescido um pouco em todos os aspetos. Para além de trazer o futebol de volta, colocamos a equipa sénior a competir na 2ª Divisão Distrital, criamos 2 escalões de formação (um deles a competir nos sub 12 da AF Porto e o outro na Liga Júnior de Penafiel), temos trabalhado de forma a melhorar as condições das nossas instalações para os atletas, sócios e adeptos. A associação está num bom caminho, num bom momento.
Quais são os principais objetivos desportivos para esta época?
A nossa identidade mantém-se a mesma das épocas anteriores: competir de forma séria, responsável, sempre com um enorme sentido de compromisso e pensar jogo após jogo. Sempre com o objetivo de entrar em campo para ganhar.

Além dos desportivos, que outros objetivos ambicionam concretizar?
Recentemente, iniciamos a construção de uma bancada lateral que há muito era desejada. Um dos grandes objetivos neste momento passa por concluir esse projeto e dar continuidade ao melhoramento das nossas instalações e todas as áreas envolventes.
Como vê o futuro da coletividade?
Nos últimos anos, tem havido um acréscimo de pessoas a associarem-se ao clube, sobretudo jovens, sendo que o futuro passa por eles. Desta forma, acredito que, com este crescimento, o futuro da coletividade está garantido.
Quais são vossas maiores dificuldades?
Neste tipo de associações, existe sempre muito para fazer e nem sempre é possível fazer tudo o que se deseja, mesmo com ajudas externas. As nossas maiores dificuldades passam por fazer face às despesas monetárias que estes projetos acarretam.
Como caracteriza a colaboração da comunidade local e das entidades públicas e privadas?
Nesse aspeto, posso dizer que grande parte dos objetivos têm sido alcançados com a ajuda do município, junta de freguesia, patrocinadores e comunidade local (diretores, sócios e adeptos). Tal como disse anteriormente, as ajudas externas nem sempre são suficientes para os nossos desejos, mas temos a perfeita noção de que sem elas não conseguiríamos nada. A todos, aproveito para deixar um profundo agradecimento.
Para finalizar, que mensagem gostaria de deixar aos sócios e simpatizantes?
Aos sócios e simpatizantes, nunca esquecendo os adeptos que semana após semana acompanham a equipa e têm sido um verdadeiro 12º jogador, gostaria de deixar um agradecimento por nunca nos deixarem sós, por serem constantemente uma motivação. Todos têm sido exemplares. A todos, um muito obrigado.
Comentários