por | 3 Dez, 2019 | Desporto, Grandes Louzadenses

Nasceu o Lousada Voleibol Clube

O Lousada Voleibol Clube, LVC, é talvez a mais jovem associação do concelho. Fundada no dia 13 de setembro do corrente ano, tem na prática do voleibol a sua génese, dando continuidade, agora com identidade própria, ao trabalho desenvolvido como secção na AD Lousada. Na próxima semana, a equipa terá já os novos equipamentos, começando assim a construção da sua identidade. destaque no deporto em Lousada
Luís Marques, de 43 anos, é o presidente desta nova associação e tem como ambição colocar a modalidade em destaque no concelho. O presidente começou por referir que esta aproximação à modalidade se deve ao facto de a sua filha praticar voleibol: “Eu vim como pai, pois a minha filha começou com o voleibol na AD Lousada. Fomos andando, até que surgiu a ideia de criar um clube em vez de ser uma secção. Com o apoio do Raul Ferreira e de mais alguns pais, formamos este clube. Temos apenas três meses”, conta. Este dirigente não esconde que, apesar da celeridade, foi um início difícil, com “muito trabalho e muitas dificuldades, nomeadamente a monetária”, salienta, acrescentando, no entanto, que têm tido muita ajuda por parte de alguns pais e “alguns patrocínios importantes”. “Temos alguns patrocinadores, destaco a Casa dos Óculos e, claro, nesta fase inicial, eu próprio e a direção acabamos por ter de gastar algum. Pode ser que o clube nos pague no futuro, mas não faço questão. Não posso esquecer o trabalho desenvolvido pelo nosso coordenador e pelos treinadores, que tem sido muito positivo”, realça. As fontes de receita passam também pelas mensalidades dos atletas e pela ajuda da autarquia e das juntas de freguesia, nomeadamente no que toca à cedência do espaço.

Número de atletas já é muito significativo

Aproveitando algumas atletas do anterior clube, o LVC deu os primeiros passos, conseguindo, num curto espaço de tempo, com divulgação nas escolas e por intermédio das próprias atletas, aumentar o número de equipas e o número de atletas: “No anterior clube, tínhamos algumas equipas, nomeadamente as iniciadas. Fomos recebendo mais meninas e agora temos Minis A, Minis B, iniciadas e juvenis”. A aposta nas equipas masculinas também é para ficar: “Vamos começar com a equipa de juniores masculinos, pois temos atualmente perto de quarenta atletas e as equipas já federadas, com tudo direitinho. Duas delas já estão a competir. As outras duas irão brevemente entrar em competição. Temos a equipa masculina, vamos ver se se torna uma mais-valia. É sempre importante receber mais gente”, diz, com regozijo.

A nível de infraestruturas, ocupam o pavilhão dos courts de ténis no Complexo Desportivo, onde treinam às terças, quartas e quintas-feiras.

Cativar jovens para o desporto

Para captar atletas, no início, distribuíram flyers e divulgaram o clube nas escolas. As páginas oficiais na Internet também têm dado uma ajuda na divulgação. “É preciso cativar estas miúdas ou os pais destas miúdas. Não adianta a menina querer se os pais depois não deixam. A mentalidade em Lousada em relação ao desporto é que entra sempre em segundo lugar. Os atletas querem, mas os pais muitas vezes não querem”, explica. “Temos massa crítica para evoluir nesta modalidade em Lousada. Basta os pais deixarem. É muito importante o apoio dos pais”, considera.
Luís Marques tem sonhos para o futuro, nomeadamente ver o número de atletas crescer: “Que daqui a dois anos tenhamos o triplo das atletas que temos. Apareçam têm um mês de treinos para experimentar, se não gostarem podem ir embora, foi uma experiência nova. É importante é aparecer e experimentar”, convida.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Tanto talento e humildade numa pessoa só

JOÃO DA MOTA TEIXEIRA Este cristelense de 78 anos tem tanto de discreto e humilde como de talento...

Estradas esburacadas 

ACONTECE UM POUCO POR TODO O CONCELHO As chuvas intensas que caíram neste inverno contribuíram...

“O Julgamento do Natal”

Nos dias 22 e 23 de março, a Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada, para finalizar o Dia do...

COPAGRI CONTINUA COM LITÍGIO INTERNO

“Arrumar a casa” para investir no supermercado, mas anterior direção insiste com ação judicial Por...

Adriano Rafael Moreira é o novo Secretário de Estado do Trabalho

TERCEIRO LOUSADENSE NUM GOVERNO CONSTITUCIONAL A tomada de posse de Adriano Rafael Moreira,...

Editorial 118 | Um lousadense no Governo de Portugal

Não é todos os dias que temos um lousadense no Governo de Portugal, sendo, por isso, motivo de...

~ in memoriam ~

Armando José Gonçalves da Costa (1946 – 2024) Faleceu a 26 de Março o estimado dono do Mini...

Lousada recebe o Mega Sprinter

Lousada recebe, nos dias 19 e 20 de abril, o XVIII Mega Sprinter. A atividade envolve 25 comitivas...

Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

Lousada recebe o III Seminário da Unidas — Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega...

Noites da Juventude apresentam We Are

O segundo evento no âmbito das Noites da Juventude realiza-se dia 12 de abril. A partir das 22h00,...

Siga-nos nas redes sociais