Lousada Bebé Natal decorreu no domingo, dia 5 de janeiro, teve como objetivo homenagear as crianças, naturais do concelho, que nasceram em 2019. Estiveram na cerimónia 150 bebés, dos mais de 430 que nasceram no ano passado, com naturalidade de Lousada.
O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, destacou que “a cerimónia é um modo de celebrar a vitalidade demográfica do concelho que tanto nos orgulha, porque somos dos concelhos mais jovens do país. Existe um problema de envelhecimento do país e da Europa, mas Lousada continua em contraciclo. Desta forma mostramos aos pais o apreço que temos em escolherem Lousada para viverem e terem os filhos, permitindo que a marca da juventude continue a ser o principal do concelho”.
Para o Dr. Pedro Machado “o Município tem implementado um conjunto de incentivos para que as famílias tenham qualidade de vida e a possibilidade de terem mais filhos. Exemplo disso é a política amiga das famílias com taxas de IMI fixada no mínimo, com deduções específicas para os agregados com mais de dois dependentes e tarifários especiais para famílias numerosas”.

Este ano vão ser aplicadas três novas medidas, como o alargamento do transporte escolar até ao 12.º ano, nos mesmos moldes que era aplicado até ao 9.º ano, e também o alargamento do prolongamento de horário nos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo, nos períodos da manhã e da tarde para os pais que necessitam desse apoio. A autarquia apoia ainda o pagamento da creche para as famílias que têm mais de dois filhos.
Para o novo ano existe um desafio que passa pela criação de mais creches, pois as existentes no concelho não são em número suficiente. O Presidente da Câmara afirma que “o Município não pode efetuar candidaturas, mas pode e deve apoiar as instituições particulares de solidariedade social que se candidataram e têm competência para o efeito e, neste momento, estão a ser trabalhados cinco projetos de outras tantas instituições”
Foram avançadas outras duas medidas que são relativas a “projetos de habitação a custos controlados e arrendamento acessível para que as famílias tenham as condições ideias para viver em Lousada” – destaca o Dr. Pedro Machado.
As famílias inscritas receberam um diploma de presença e um voucher no valor de 40€ que devem ser gastos, numa única compra, em artigos de puericultura nas farmácias do concelho, que também se associaram a esta iniciativa. Receberam ainda uma lembrança do hipermercado Continente e a possibilidade de participar numa atividade designada Música para Bebés, da Associação de Cultura Musical de Lousada.
A tarde contou com a animação uma classe de ballet da Escola Contradanças da ACML.
Comentários