Santa Águeda: Romaria centenária atrai milhares de pessoas

A Romaria de Santa Águeda celebra-se no dia 5 de fevereiro. É tão antiga que as suas origens se perdem nos tempos.

Esta festa é relatada no Jornal de Lousada desde a sua primeira edição, em 1907. No passado, era conhecida como sendo a festa dos brilhantes e pelas desordens entre romeiros que aqui “acertavam as contas”, dando origens a acontecimentos menos agradáveis e graves. No site Sousela.pt pode ler-se o esclarecimento da dona Zeza de Moreira em relação a esta festa (entrevista em dezembro de 2013): – “Festa dos brilhantes porque era normal os rapazes meterem-se com as raparigas nesta festa e então deitavam brilhantes para poderem meter conversa. Mas muitas vezes metiam-se com as raparigas, com os namorados à beira delas e então havia muitas vezes porrada”.

O testemunho do Sr. Manuel Morais conta que “ quando houvesse alguém que se desse mal ou tivesse contas a ajustar com outra pessoa, combinavam o dia e a festa de Santa Águeda para ali andarem à porrada. (entrevista em dezembro de 2013).

Atualmente, a festa já não tem a agressividade de outros tempos. No dia da Romaria de Santa Águeda, as pessoas cumprem suas promessas, trazem as merendas e distribuem-se pelo monte confraternizando com o próximo o salpicão e o vinho, canta-se e muitas vezes se dança ao som de uma concertina ou de uma viola.

Em termos religiosos, diz-se missa no dia da Romaria e as capelas estão abertas e bem adornadas para as pessoas poderem cumprir suas promessas.

A Santa mártir viveu no séc. III e as capelas são datadas do séc. XVII ou XIII. Não se sabe se foi a tradição que trouxe as capelas ou as capelas que trouxeram a tradição.

Repasto no monte é tradição

Manuel Barbosa Cunha, apreciador do repasto no monte, não esqueceu o vinho, o chouriço e a broa, mas valoriza sobretudo o convívio. Também vem por devoção: “Venho cá muitas vezes agradecer a Santa Águeda”, diz. A seguir a Fátima é romaria mais importante para mim. “Eu venho cá desde pequenino. Só se vinha aqui de carro de bois. Agora não se faz a tradição como antigamente. Estas encostas todas estavam cheias de pessoal, mas agora são muitos os que vão comer a casa´”, lembra.

Manuel Barbosa Cunha

Carlos Silva, da Trofa, vem a Sousela todos os anos nesta altura. Considera esta festa diferente e destaca o convívio com os amigos. “Antigamente, havia menos vendedores, agora há mais, é uma verdadeira romaria.”, diz.
Também já começa a ser tradição os motards celebrarem a Santa Águeda. Alexandre Coelho e os Amigos da Mota de Nespereira marcaram presença pela primeira vez. O motard considera “Santa Águeda do melhor”. “Somos para aí vinte pessoas, trouxemos vinho, salpicão e favaios. Todos gostamos de motorizadas e juntamos o grupo este ano e viemos cá. Os motards vêm cá por causa do vinho”, diz, em tom de brincadeira.

Alexandre Coelho e os Amigos da Mota de Nespereira

Pároco surpreendido com dimensão da romaria

O Padre André David de Vasconcelos Aguiar Soares, pároco de Sousela, considera a Romaria muito particular: “Fiquei muito surpreendido por, na quarta-feira, um dia da semana, ter muita gente, durante. Fiquei mesmo impressionado! Mesmo hoje, estava com algum receio por causa do tempo, mas realmente S. Pedro ajudou e está aqui mesmo muita gente”.

O Padre admite que não conhecia a história de São Cristóvão nem de Santa Águeda, mas dedicou-se ao seu estudo: “Realmente, impressionaram-me as histórias. Foi uma experiência muito bonita e gostei muito de cá vir. É uma Santa que merece a nossa devoção”, sustenta.

Possível candidatura ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular
Diogo Aires, presidente da Junta de Freguesia de Sousela, mostrou-se satisfeito pelo número de pessoas que quiseram juntar-se às celebrações e considerou mesmo a romaria a Santa Águeda “uma das mais bonitas de Lousada e arredores”. E adiantou já um desejo: “É possível que possamos candidatar-nos às 7 Maravilhas. Acho que é uma forte possibilidade”. O presidente da Junta mostrou-se devoto da santa: “Graças a Deus, a Santa Águeda esteve ao lado da mãe, pois o leite materno é o mais saudável. Tenho duas filhas e tenho a agradecer muito a Santa Águeda”, afirma.

Mães devotas da Santa pedem ajuda para amamentar

Paula Alves, com uma menina de dois meses, considera importante a sua presença na romaria. Devota da Santa Águeda, está a amamentar e crê que a filha crescerá mais saudável com o leite materno.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Autores foram às escolas oferecer livros do Plano Municipal de Leitura

No seguimento das VIII Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada, que decorreram nos dias 17 e 18...

Natal Associativo a partir de quinta-feira

A época de Lousada Vila Natal já começou, com iluminação das ruas e abertura da Pista de Gelo. O...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, foi inaugurada, no dia 24 de novembro, a...

Lousada tem 4.3 milhões para construir e requalificar Centros de Saúde

O Dr. Nelson Oliveira, Vereador da Saúde da Câmara Municipal de Lousada anunciou hoje, na reunião...

Escola: um espelho do Antigo Regime

ABRIL LOUZADENSE (IV) O ensino escolar tinha como regra sagrada “obedecer, obedecer, obedecer”....

Grande polo de formação desportiva

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E DESPORTIVA DE ROMARIZ Fundada em 1977, a Associação Recreativa e...

Mentes Brilhantes para abordar Cibersegurança

No dia 30 de novembro, quinta-feira, realiza-se uma nova edição de Mentes Brilhantes com o tema...

População pressiona Câmara para reabrir avenida Sr. dos Aflitos ao trânsito

PROBLEMAS DA CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL EM LOUSADA São várias as reclamações e sugestões que se colhem...

Nunca é tarde para realizar sonhos e concretizar projetos

JOSÉ FERREIRA NETO O “bichinho” da pintura esteve quase sempre presente na intensa vida artística...

Cecília Mendonça é uma super atleta

COMEÇOU NA PATINAGEM E ESTÁ NO TRIATLO Mãe de dois filhos, Francisco (5 anos) e Duarte (3 anos),...

Siga-nos nas redes sociais