por | 20 Abr, 2020 | Grandes Louzadenses, Sociedade

Estratégia Local de Habitação de Lousada aprovada

Município solicita protocolo com IRHU para obras em casas devolutas

A Estratégia Local de Habitação de Lousada (ELHL) foi aprovada pelo Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), no passado dia 8.

Na mesma ocasião o Município solicitou ao Governo e ao IRHU a celebração de um protocolo para obras nos apartamentos que se encontram devolutos no Bairro Dr. Abílio Alves Moreira.

De acordo com o Vereador da Habitação e Ação Social, Dr. Nélson Oliveira, “o Município solicitou a disponibilização dos apartamentos devolutos existentes no Bairro Dr. Abílio Alves Moreira de forma a dar uma resposta a todos aqueles que necessitam de uma habitação condigna, podendo também alguns dessas casas servir para situações de emergência no âmbito do combate à Covid-19 e outras situações urgentes”.

Numa visita que os técnicos da autarquia e o Vereador da Habitação fizeram ao local foi verificado que vários apartamentos se encontram bastante danificados e com necessidade de intervenções profundas, mas outros, com pequenas obras de remodelação, podem dar uma resposta rápida caso o IHRU pretenda celebrar o protocolo com o Município de Lousada.

A Estratégia Local de Habitação de Lousada

A ELHL que foi aprovada no âmbito da Nova Geração de Políticas de Habitação, visa o apoio ao acesso à habitação digna para todos, mesmo os que não dispõem de capacidade financeira para tal, através do Programa Nacional 1.º Direito.

O Município assume um papel fundamental em todo o processo sendo a entidade que, em primeira instância, avaliou os pedidos de apoio das famílias no quadro da Estratégia Local de Habitação e submeteu a candidatura ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Social. Neste processo, foi de extrema importância o envolvimento das Juntas de Freguesia, das instituições particulares de solidariedade social e outras entidades locais na identificação das situações.

Do diagnóstico apresentado foram identificadas cerca de 400 famílias, com condições para integrar o Programa em causa. Destes 150 vivem isolados e 65 destes agregados são compostos por pessoas com mais de 65 anos.

A construção da ELHL obedeceu a quatro etapas. Em primeiro lugar foi necessário conhecer as necessidades habitacionais para, posteriormente, projetar as medidas e ações. Seguiu-se o planeamento e monitorização da intervenção pública e também comunicação com os cidadãos.

Nas reuniões de trabalho desenvolvidas no decorrer da delineação da ELHL foram identificados problemas e apontadas possíveis soluções. A falta de conforto e de condições, casas clandestinas, isolamento da população, mobilidade condicionada, rendas altas, falta de habitações para arrendamento, sobrelotação e casas devolutas são os principais problemas identificados.

As soluções previstas na ELHL passam pelo arrendamento, reabilitação, construção e aquisição.

Na proposta apresentada foram elencados alguns pressupostos a ter em linha de conta com a implementação deste programa, nomeadamente, favorecer o bem-estar residencial e a dinâmica social, salvaguardar o equilíbrio financeiro global do parque habitacional, rendas justas, eventual venda de fogos, bem como investimento em melhoramento e manutenção das casas. São condições essenciais também a gestão de proximidade e promoção de uma relação clara e de confiança com os arrendatários.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Fontanários de Lousada: Obra do fontanário das Quintãs, em Lodares, por terminar

O fontanário das Quintãs, em Lodares, sofreu recentemente algumas obras de requalificação. No...

Ansiedade ou sonho

O aumento galopante dos nossos gastos, fruto sobretudo da inflação, a guerra, o choque energético...

Uma mulher que não esquecemos…

Lúcia Lousada (minha mãe) foi uma grande mulher e já morreu há 19 anos. É claro que a recordo em...

Joaquim Nunes Teixeira: O cidadão humilde

Joaquim Nunes Teixeira, de 89 anos, é natural e ainda residente da freguesia de Cristelos, porém,...

Furto de comida aumenta nos «HIPERS» e Vasco Bessa (AMI) alerta: Há muita pobreza envergonhada

Um agente de segurança de um hipermercado de Lousada revelou a O Louzadense que o número de furtos...

Associação Juventude Mariana Vicentina: Grupo de São Miguel

Cátia Pinheiro, de 28 anos, concedeu uma entrevista enquanto Presidente do Grupo de São Miguel (de...

Ser Mulher

Os talentos e as competências das mulheres têm o mesmo reconhecimento fora de Portugal? Flávia...

Podar árvores de fruto e de jardim: porquê, quando e como?

A poda é uma prática agrícola de extrema importância com o objetivo da eliminação dos...

O lousadense, Diogo Magalhães conquistou a medalha de excelência no 45.º Campeonato Nacional das Profissões

O jovem Diogo Magalhães, de Lousada, formando do Núcleo do CENFIM de Amarante, alcançou uma...

Casa de Juste

Situa-se num alto, sobranceira à estrada nacional que liga Caíde - Felgueiras, e acede-se por um...

Siga-nos nas redes sociais