Os criadores de espaços e as suas obras o necessário elogia à arquitetura, mais do que nunca devem ser lembrados. Nesta fase especial onde o espaço assume um diferente lugar, onde ficar em casa nos obriga a sentir vivendo o espaço de forma diferente, onde projetamos a vontade de passear em agradáveis espaços, quando viajamos em sonhos, para depois viajarmos na realidade, por cidades e lugares mágicos, lembremo-nos dos seus desenhadores …
Os criadores de lugares, são desenhadores de obras a serem vivenciadas, a edificarem “pedras” que transpiram sensações, é assim que penso nos arquitetos … esta nobre profissão, nestes artistas …
Evoco assim, os que criaram a obra – Centro de Interpretação do Românico -, o edifício que representa na sua plenitude o Românico, a sua Rota e o seu território. Quando lançamos o desafio aos, então jovens, arquitetos Henrique Marques e Rui Dinis, sabíamos que seria um desafio, pois fomos exigentes. Primeira premissa; desenhar uma escultura arquitetónica que falasse de românico por todos os poros, segunda; que fosse património, hoje e no futuro; terceira; que fosse um espaço desenhado fruivel, quarta; … quinta; … ; que fosse espelho de humanidade … criaram a obra os spaceworkers.
Em poucos dias o Centro de Interpretação do Românico foi distinguido com dois importantes prémios de arquitetura. Recebemos todos, depois a partir do momento que o Centro de Interpretação do Românico foi edificado e integrou a real paisagem cultural do território, passou a ser de todos … O Centro de Interpretação do Românico, situado em Lousada, com a medalha de Ouro, venceu o A’ Design Award & Competition 2020, na categoria Arquitetura, construção e design de estruturas, o maior e mais influente prémio de design do mundo. Um enorme orgulho …
Como Italo Calvino nos escreve n’As Cidades Invisíveis, “O homem que viaja e não conhece ainda a cidade que o espera ao longo do caminho, pergunta-se como será o palácio real, o quartel, o moinho, o teatro, [o Centro de Interpretação do Românico]. Em todas as cidades (…) cada um dos edifícios é diferente e disposto segundo uma diferente ordem”, pois assim é a obra que os trabalhadores de espaços criaram, ÚNICA.
https://www.rotadoromanico.pt/pt/
https://competition.adesignaward.com/design.php?ID=90750

Comentários