por | 16 Mai, 2020 | Grandes Louzadenses, Sociedade

Lousada já não receberá as 24.000 toneladas de resíduos de Itália que tinham sido autorizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente, apesar de ainda ter de receber as quantidades que estão no porto de Leixões previstas para o aterro.

Comunicado da Câmara Municipal de Lousada

No dia 28 de abril, imediatamente após ter tido conhecimento da situação relativa ao transporte de resíduos provenientes de Itália para o aterro da RIMA, a Câmara Municipal de Lousada manifestou junto da empresa a sua veemente oposição ao processo, solicitando de imediato a suspensão do transporte e da deposição desses resíduos.

Entretanto, no dia 8 de maio, contrariando a nossa solicitação, a RIMA reiniciou o transporte e a deposição dos resíduos importados.
Assim sendo, apresentamos no Tribunal uma providência cautelar, explicitando porque devia parar imediatamente o transporte e a deposição destes resíduos no nosso concelho, prática que não é consentânea com as práticas ambientais que temos concretizado em Lousada ao longo dos últimos anos.

Com efeito, apesar de as informações que a Câmara Municipal recebeu do Ministério do Ambiente e da Agência Portuguesa do Ambiente afirmarem que se tratava de resíduos não-perigosos, era absolutamente indispensável confirmar que o material que foi depositado não é perigoso e que corresponde ao que foi autorizado pela Agência Portuguesa do Ambiente, salvaguardando-se assim os interesses públicos locais do ambiente e da saúde pública.

Acresce que, mesmo que se viesse a confirmar a não-perigosidade desses resíduos, o Município de Lousada repudiava a continuidade da sua deposição no aterro da RIMA, porquanto entendia que essa prática violava os princípios da autossuficiência e proximidade em matéria de gestão de resíduos.

Aliás, justamente para salvaguardar os referidos princípios da autossuficiência e proximidade em matéria de gestão de resíduos, o Governo publicou o Despacho n.º 28/GSEAMB/2020, de 3 de janeiro de 2020, da Secretária de Estado do Ambiente, com vista à objeção sistemática às entradas de resíduos destinados a eliminação, de modo a limitar a deposição de resíduos em aterros, o que é positivo porque vai evitar que se repitam no futuro incidentes como este que estava a acontecer em Lousada.

Contudo, por considerarmos que a autorização anterior a esse despacho, concedida pela Agência Portuguesa do Ambiente, e que infelizmente estava em execução, violava os referidos princípios da autossuficiência e proximidade em matéria de gestão de resíduos, mas também a almejada neutralidade carbónica e a economia circular, apelamos ainda ao Sr. Ministro do Ambiente e da Transição Energética, no dia 12 de maio, para que fosse revogada essa autorização.

Ontem, o Conselho de Ministros aprovou a suspensão das autorizações de importação de resíduos, destinados a eliminação em aterro, até 31 de dezembro de 2020. Esta decisão vai impedir a continuidade do transporte de resíduos provenientes de Itália e a sua deposição no aterro da RIMA, não se aplicando apenas aos que já deram entrada em território nacional. Ou seja, Lousada já não receberá as 24.000 toneladas de resíduos de Itália que tinham sido autorizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente e que estavam previstas até 31 de dezembro de 2020! Na segunda-feira vamos confirmar as quantidades que estão no Porto de Leixões para encaminhar, mas seguramente que esse transporte acabará a muito curto prazo. Para além disso, vamos apurar, através de análises, se efetivamente os resíduos depositados não são perigosos, para que todo este processo fique devidamente esclarecido.
O Município de Lousada agradece publicamente ao Sr. Ministro do Ambiente por ter correspondido à nossa solicitação, através desta decisão acertada e coerente com os referidos princípios da autossuficiência e proximidade em matéria de gestão de resíduos, bem como da neutralidade carbónica e da economia circular, e da qual outros concelhos com aterros irão igualmente beneficiar.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Editorial 149 | Festas Grandes

Aí estão elas! As melhores, as únicas, as grandiosas, as inigualáveis e inesquecíveis Festas...

Unidades de Saúde Familiar: Pilar Estratégico na Gestão das Doenças Crónicas na Comunidade?

Nas últimas décadas, Portugal tem assistido a um aumento significativo da prevalência de doenças...

Uma gota no oceano para meninos e meninas

ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVOU HABITAÇÃO A crise de habitação que assola de forma dilacerante o país...

Joaquim Magalhães volta a apresentar candidatura à Junta de Freguesia de Nevogilde pelo Partido Socialista

O candidato apresenta-se com enorme orgulho e sentido de responsabilidade à presidência da Junta...

Luís Mota apresentado como candidato à Junta de Freguesia de Lodares pela coligação Lousada no Coração

Para Leonel Vieira, área empresarial e centro de convívio são prioridades na freguesia  Luís...

Partido Socialista apresenta Agostinho Peixoto à União de Freguesias de Nespereira e Casais

Agostinho Peixoto é candidato pelo PS à Junta da União de Freguesias de Nespereira e Casais, sendo...

Apresentação da Candidatura de Leonel Vieira à Câmara Municipal de Lousada

Decorre, no próximo dia 13 de julho, às 17h30, na Praça das Pocinhas, a apresentação oficial da...

Levar crianças à hipoterapia foi um grande feito

BALANÇO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA ESCOLA MARNOCO E SOUSA Com o final do ano escolar, as associações...

Sofia Teixeira é a candidata do Partido Socialista em Caíde de Rei

Com coragem, responsabilidade e humildade, Sofia Teixeira, secundada por Luís Mendes e Adão...

PS apresenta candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Lousada a 13 de julho

O Partido Socialista promove no próximo dia 13 de julho, pelas 17h30, a sessão oficial de...

Siga-nos nas redes sociais