Comunicado do PS LOUSADA
Basta de tentativas de aproveitamento político! No mínimo, o que os cidadãos esperam dos seus representantes eleitos para as autarquias locais é que desempenhem o seu papel com seriedade e verdade, e não com atitudes populistas ou demagógicas, sem outra intenção que não seja a de lançar o medo, a desconfiança e a intranquilidade entre a população. Quando em causa está um assunto da natureza deste, que a todos preocupa, haja decência política e saber estar cívico. Porque é de cidadãos eleitos para cargos públicos que estamos a falar, exige-se, no mínimo, o desempenho à altura das responsabilidades.
Nos comunicados emitidos ontem pelo PSD Lousada, assinado pelos Vereadores da oposição e pela Junta de Freguesia de Sousela, assinado pelo seu Presidente, o que se verifica, lamentavelmente, é a tentativa, por via da desinformação, de manter o alarme social e criar ansiedade e medo entre a comunidade. Aparentemente, só assim é que se conseguem fazer ouvir, contrariando toda a informação que lhes foi disponibilizada, e insistindo cegamente nos ataques que, até poderiam ser considerados políticos, se não fossem destituídos de qualquer senso ou credibilidade perante os factos conhecidos.
Quanto ao comunicado do PSD Lousada, mesmo depois de uma reunião de Câmara em que tiveram a oportunidade de ouvir os esclarecimentos do Sr. Presidente da Câmara às questões e dúvidas que lhe colocaram, os Vereadores da oposição tiveram a desfaçatez de deturpar, manipular e até mentir sobre algumas das respostas e afirmações do Sr. Presidente de Câmara, como por exemplo quando afirmam que “_a Câmara Municipal não se oporá porque os resíduos já estão em Portugal e não podem ser devolvidos a Itália_”. Isto é falso, sabem que é mentira e manipularam estas afirmações propositadamente.
Na mesma linha de raciocínio e quase uma cópia um do outro, diz o comunicado da Junta de Freguesia de Sousela que a “_Câmara de Lousada vai ainda aceitar resíduos que vierem de Itália e estão no Porto de Leixões_”. Como os Srs. Vereadores e o Sr. Presidente da Junta de Sousela sabem, SE DEPENDESSE DA CÂMARA NUNCA TERIA ENTRADO NO ATERRO QUALQUER RESÍDUO IMPORTADO. A Câmara não aceitou coisa nenhuma, até porque isso não é uma competência que lhe esteja confiada legalmente.
A Câmara lutou para que acabasse a importação de resíduos com destino a aterro e, sem populismo e sem alarme social, conseguiu esse feito, através de uma decisão aprovada pelo Conselho de Ministros na última sexta-feira e que foi comunicada à CM Lousada no sábado. Como os Srs. Vereadores e o Sr. Presidente da Junta bem sabem, ESSA DECISÃO DO CONSELHO DE MINISTROS VAI EVITAR QUE SEJAM ENCAMINHADOS PARA O ATERRO DA RIMA 23.500 TONELADAS DE RESÍDUOS IMPORTADOS e só não abrange as 500 toneladas que já estavam em território nacional. Mas os Srs. Vereadores e o Sr. Presidente da Junta pretendem que se dê mais importância às 500 toneladas que já estavam em território nacional do que às 23.500 toneladas que ainda iriam chegar até 31 de dezembro de 2020!
Comentários