Solidariedade e espírito de missão no combate à pandemia pela SCM Lousada

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada concluiu a 27 de junho o período de isolamento voluntário dos Estabelecimentos Residenciais para Pessoas Idosas, iniciado a 28 de março. Este isolamento só foi possível porque os colaboradores das ERPIs desde o início mostraram disponibilidade, elevada prontidão, atitude de solidariedade e espírito de missão!

Durante estes três meses de trabalho consecutivo, 24 sobre 24 horas ao longo de 7 dias e em rotatividades entre três equipas de trabalho, a interação com os residentes pautou-se pela afetividade e elevado investimento no desenvolvimento de rotinas estruturantes, mas também diferenciadoras que marcassem um quotidiano estável e o mais aproximado possível da realidade anterior à situação da pandemia.

Mesmo quando a Direção Geral da Saúde reabriu a possibilidade da realização das visitas a SCML entendeu mais seguro prolongar o período de isolamento voluntário e programar com cautela e prudência a retoma das visitas presenciais, de acordo com a observação dos indicadores da situação epidemiológica do país durante o desconfinamento gradual.

Na impossibilidade de saídas ao exterior e de contacto direto com os familiares, a equipa da SCML disponibilizou a manutenção da ligação com as famílias através das vias de comunicação digitais e manteve uma dinâmica diária ativa, assente nos afetos com os profissionais e na dinamização de vivências marcadas pela humanitude e boa disposição.

Os idosos revelaram-se os nossos heróis… demonstraram uma resiliência inesperada, uma excelente capacidade de adaptação à nova rotina, uma permeabilidade e aceitação excecional da situação do isolamento social e uma alegria contagiante durante estes meses de confinamento.

O ser humano é um ser social, a necessidade de contacto com o outro e com o mundo exterior é básica… mas perante este novo desafio que a pandemia nos colocou os idosos conseguiram superar a privação da interação social com tranquilidade, sabedoria e equilíbrio.

Este trabalho só foi possível porque contou com uma equipa empenhada, motivada e de excelência… só foi possível porque contou com a compreensão e abertura dos familiares a este grande desafio e só foi possível porque contou com a atitude estoica dos nossos idosos… os verdadeiros Heróis!

Na área da saúde fomos dos primeiros hospitais a fechar serviços porque sentimos que não estavam asseguradas as condições necessárias para dar continuidade a atividade assistencial com segurança. Numa primeira fase, apenas a Unidade de Cuidado Continuados Integrados e o Serviço de atendimento Permanente (SAP) se mantiveram abertos, este ultimo em horário reduzido.

Com o decorrer da pandemia, estudamos e preparamos a nossa reabertura, foram definidos novos circuitos, criados pontos de triagem e implementadas medidas rigorosas de higienização e segurança. Hoje garantimos a segurança dos nossos utentes assim como a segurança de todos os colaboradores.

Em maio, foram abertos os serviços gradualmente, primeiro na área da imagiologia e analises clinicas, numa segunda fase a abertura da consulta externa e por ultimo o bloco operatório e internamento.

O nosso foco é recuperar toda a atividade assistencial que ficou suspensa, sendo que, em maio foram realizadas 1971 consultas de especialidade, 118 intervenções cirúrgicas, 1169 exames e 1073 admissões no SAP.

Durante a paragem da atividade canalizamos esforços para acelerar o processo de conclusão da nova ala do hospital. Em breve toda a consulta externa irá funcionar num espaço que irá reforçar a nossa capacidade de resposta e garantir o conforto e comodidade dos nossos utentes.

Obrigada a todos! E tudo continuaremos a fazer para que tudo continue a correr bem!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Grande polo de formação desportiva

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E DESPORTIVA DE ROMARIZ Fundada em 1977, a Associação Recreativa e...

Mentes Brilhantes para abordar Cibersegurança

No dia 30 de novembro, quinta-feira, realiza-se uma nova edição de Mentes Brilhantes com o tema...

População pressiona Câmara para reabrir avenida Sr. dos Aflitos ao trânsito

PROBLEMAS DA CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL EM LOUSADA São várias as reclamações e sugestões que se colhem...

Nunca é tarde para realizar sonhos e concretizar projetos

JOSÉ FERREIRA NETO O “bichinho” da pintura esteve quase sempre presente na intensa vida artística...

Cecília Mendonça é uma super atleta

COMEÇOU NA PATINAGEM E ESTÁ NO TRIATLO Mãe de dois filhos, Francisco (5 anos) e Duarte (3 anos),...

«WE ARE» renovam oferta musical em Lousada

A MAIS RECENTE BANDA EM LOUSADA Por norma os músicos começam por praticar em estúdio ou sala de...

Tenham medo, muito medo, da Dark Web

A PROFUNDEZA OBSCURA DA INTERNET Cada vez mais a Internet é um mundo de oportunidades conhecidas e...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, vai ser inaugurada, hoje, 24 de novembro,...

Pedaladas Solidárias é o podcast de Joaquim Aires, com a assinatura d’O Louzadense

Em cada episódio, Joaquim Aires terá um convidado, para mergulhar em histórias inspiradoras de...

Editorial 109 | Podcasts O Louzadense

O jornal O LOUZADENSE tem vindo a afirmar-se de forma crescente e notória na nossa comunidade. É...

Siga-nos nas redes sociais