A Santa Casa da Misericórdia de Lousada concluiu a 27 de junho o período de isolamento voluntário dos Estabelecimentos Residenciais para Pessoas Idosas, iniciado a 28 de março. Este isolamento só foi possível porque os colaboradores das ERPIs desde o início mostraram disponibilidade, elevada prontidão, atitude de solidariedade e espírito de missão!
Durante estes três meses de trabalho consecutivo, 24 sobre 24 horas ao longo de 7 dias e em rotatividades entre três equipas de trabalho, a interação com os residentes pautou-se pela afetividade e elevado investimento no desenvolvimento de rotinas estruturantes, mas também diferenciadoras que marcassem um quotidiano estável e o mais aproximado possível da realidade anterior à situação da pandemia.
Mesmo quando a Direção Geral da Saúde reabriu a possibilidade da realização das visitas a SCML entendeu mais seguro prolongar o período de isolamento voluntário e programar com cautela e prudência a retoma das visitas presenciais, de acordo com a observação dos indicadores da situação epidemiológica do país durante o desconfinamento gradual.
Na impossibilidade de saídas ao exterior e de contacto direto com os familiares, a equipa da SCML disponibilizou a manutenção da ligação com as famílias através das vias de comunicação digitais e manteve uma dinâmica diária ativa, assente nos afetos com os profissionais e na dinamização de vivências marcadas pela humanitude e boa disposição.
Os idosos revelaram-se os nossos heróis… demonstraram uma resiliência inesperada, uma excelente capacidade de adaptação à nova rotina, uma permeabilidade e aceitação excecional da situação do isolamento social e uma alegria contagiante durante estes meses de confinamento.
O ser humano é um ser social, a necessidade de contacto com o outro e com o mundo exterior é básica… mas perante este novo desafio que a pandemia nos colocou os idosos conseguiram superar a privação da interação social com tranquilidade, sabedoria e equilíbrio.
Este trabalho só foi possível porque contou com uma equipa empenhada, motivada e de excelência… só foi possível porque contou com a compreensão e abertura dos familiares a este grande desafio e só foi possível porque contou com a atitude estoica dos nossos idosos… os verdadeiros Heróis!
Na área da saúde fomos dos primeiros hospitais a fechar serviços porque sentimos que não estavam asseguradas as condições necessárias para dar continuidade a atividade assistencial com segurança. Numa primeira fase, apenas a Unidade de Cuidado Continuados Integrados e o Serviço de atendimento Permanente (SAP) se mantiveram abertos, este ultimo em horário reduzido.
Com o decorrer da pandemia, estudamos e preparamos a nossa reabertura, foram definidos novos circuitos, criados pontos de triagem e implementadas medidas rigorosas de higienização e segurança. Hoje garantimos a segurança dos nossos utentes assim como a segurança de todos os colaboradores.
Em maio, foram abertos os serviços gradualmente, primeiro na área da imagiologia e analises clinicas, numa segunda fase a abertura da consulta externa e por ultimo o bloco operatório e internamento.
O nosso foco é recuperar toda a atividade assistencial que ficou suspensa, sendo que, em maio foram realizadas 1971 consultas de especialidade, 118 intervenções cirúrgicas, 1169 exames e 1073 admissões no SAP.
Durante a paragem da atividade canalizamos esforços para acelerar o processo de conclusão da nova ala do hospital. Em breve toda a consulta externa irá funcionar num espaço que irá reforçar a nossa capacidade de resposta e garantir o conforto e comodidade dos nossos utentes.
Obrigada a todos! E tudo continuaremos a fazer para que tudo continue a correr bem!
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