por | 14 Jul, 2020 | Desporto, Grandes Louzadenses

Recordes nacionais de Atletismo batidos em Lousada

A jovem atleta Ana Costa, que é natural de Lousada, bateu o recorde nacional dos 500 metros femininos Sub23 e juniores com a marca 1’12″29, que pertenciam a Lucrécia Jardim e Carla Sacramento. O feito teve lugar na Pista de Atletismo de Lousada, no passado dia 1 de julho, no âmbito dos “Desafios de Verão – velocidade furiosa” organizados pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Ana Costa destacou que “quando a prova terminou e percebi que tinha sido uma corrida extraordinária, fiquei orgulhosa com a minha prestação. Quando ouvi a minha marca tive uma explosão de alegria, fiquei extremamente feliz, pois o recorde de juniores pertencia à Carla Sacramento e o de sub- 23 pertencia à Lucrécia Jardim, duas atletas de grande referência no atletismo a nível mundial”.

Ainda de acordo com a atleta “sempre acreditei que fosse possível conquistar o recorde nacional de juniores, tendo a noção de não era de acesso fácil e que para isso tinha de dar o meu melhor e as condições envolventes tinham de estar favoráveis. Mas quando me dou conta que também bati o recorde de sub-23 fiquei sem palavras, mergulhada numa grande alegria”.

Tenho desenvolvido um trabalho árduo para conquistar os meus objetivos e quando consigo um feito como este sinto que vale a pena todo o esforço. Esta é, sem dúvida, a melhor recompensa, incentivando-me ainda mais para continuar a trabalhar. Esta e todas as outras conquistas são igualmente do meu treinador, o meu pai, que tem sido um exemplo, um pilar em todos os sentidos. Sem ele, nada seria possível. Sei que tenho um grande potencial por tudo o que tenho feito até à data, mas aquele apoio incondicional da minha família e do Boavista Futebol Clube tem sido um peso muito importante na minha carreira” – destaca também Ana Costa.

O Vereador do Desporto, Dr. António Augusto Silva destacou que “foi com enorme satisfação que recebemos a notícia, uma vez que estes são os primeiros recordes nacionais, batidos em Lousada. Aliás, a satisfação que aumentou quando percebemos que eram marcas que vigoravam acerca de trinta anos e que tinham sido batidos por alguém natural do concelho, pelo que endereçamos as maiores felicitações à atleta e treinador”.

Ana Costa é natural de Lousada

A atleta completa 18 anos no próximo dia 17. É natural de Caíde de Rei, Lousada, onde residiu até aos oito anos. Apesar de viver no Porto é em Lousada, que muitas vezes, procura um refúgio para a sua concentração e onde busca a tranquilidade que necessita para carregar energias. Para além de correr terminou o 12.º de escolaridade e vai candidatar-se ao ensino superior.

Ana Costa Iniciou a carreira desportiva em 18 de junho de 2011 no Campeonato Regional de Benjamins, como atleta Individual. Nesta primeira corrida conquistou o primeiro título Regional na prova de 50 metros livres, e tem-se mostrado uma das melhores atletas nacionais da sua idade. É detentora de muitos recordes regionais e nacionais e inúmeros títulos de campeã, tanto regionais como nacionais.

Desde a época 2017/2018 representa o Boavista Futebol Clube, tendo já passado por vários clubes, nomeadamente o Clube Atletismo do Tâmega, o Maia Atlético Clube e o Atlético Clube do Porto.

Relativamente à Pista de Atletismo de Lousada, Ana Costa e o seu treinador, Amândio Costa, referem que “é um local com excelentes condições técnicas. A seguir ao Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Lisboa, é a segunda melhor a nível nacional, pois tem todas as condições necessárias para que tanto a nível profissional como lúdico se possa realizar um excelente treino. É propícia para obtenção de bons resultados e tem também um grande fator a favor da conquista de grandes marcas que é o facto da quase inexistência de vento”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Fontanários de Lousada: Obra do fontanário das Quintãs, em Lodares, por terminar

O fontanário das Quintãs, em Lodares, sofreu recentemente algumas obras de requalificação. No...

Ansiedade ou sonho

O aumento galopante dos nossos gastos, fruto sobretudo da inflação, a guerra, o choque energético...

Uma mulher que não esquecemos…

Lúcia Lousada (minha mãe) foi uma grande mulher e já morreu há 19 anos. É claro que a recordo em...

Joaquim Nunes Teixeira: O cidadão humilde

Joaquim Nunes Teixeira, de 89 anos, é natural e ainda residente da freguesia de Cristelos, porém,...

Furto de comida aumenta nos «HIPERS» e Vasco Bessa (AMI) alerta: Há muita pobreza envergonhada

Um agente de segurança de um hipermercado de Lousada revelou a O Louzadense que o número de furtos...

Associação Juventude Mariana Vicentina: Grupo de São Miguel

Cátia Pinheiro, de 28 anos, concedeu uma entrevista enquanto Presidente do Grupo de São Miguel (de...

Ser Mulher

Os talentos e as competências das mulheres têm o mesmo reconhecimento fora de Portugal? Flávia...

Podar árvores de fruto e de jardim: porquê, quando e como?

A poda é uma prática agrícola de extrema importância com o objetivo da eliminação dos...

O lousadense, Diogo Magalhães conquistou a medalha de excelência no 45.º Campeonato Nacional das Profissões

O jovem Diogo Magalhães, de Lousada, formando do Núcleo do CENFIM de Amarante, alcançou uma...

Casa de Juste

Situa-se num alto, sobranceira à estrada nacional que liga Caíde - Felgueiras, e acede-se por um...

Siga-nos nas redes sociais