Adriano Sampaio: “As festas eram mais bonitas que hoje”

Adriano de Sousa Sampaio desde muito novo que aprecia as festas da Vila. Confessa mesmo que o gosto por Lousada nasceu associado às festas: “À noite, gostava da borga”, diz. Foi justamente aí que conheceu o amor da sua vida, aos vinte e cinco anos. O namoro não foi imediato, mas, com persistência, conseguiu conquistar a sua “cara metade”, a Maria Amélia.
As festas da altura em honra do Sr. dos Aflitos estão ainda muito vivas no espírito de Adriano Sampaio: “Nas festas, à noite, lembro-me da iluminação em papel, que era cá uma coisa! Era uma aramada de flores, uma coisa extraordinária, tudo em papel, fantástico! É uma imagem das mais bonitas que eu vi na minha vida! Festas de grande beleza, numa terra de “gente muito simples”, como faz questão de realçar.

Admirador das festas, não é por isso de estranhar que, em 1980, tenha organizado, por promessa, as festividades maiores do concelho, no ano em que se assinalaram os 75 anos da sua existência. Defensor da tradição, congratula-se com o regresso às “Festas Grandes”: “Antigamente chamavam-se as Festas Grandes em honra do Senhor dos Aflitos. Alteraram mais recentemente para Grandiosas. Agora, e ainda bem, voltaram a ter o nome de antigamente”.

“Foi das coisas melhores que houve nesses anos” (sobre a Procissão)

Num ano em que a chuva não deu tréguas, recorda a presença dos Cavaquinhos de Braga, do Rancho Folclórico de Santa Marta de Portuzelo, “que nem atuou, pois choveu”, e o Orfeão do Porto. Memorável foi, na sua opinião, a procissão, que o deixa orgulhoso. Nesse dia, não choveu. “Foi das coisas melhores que houve nesses anos. Fiz a festa com a preocupação da vertente católica”, salienta. “Fui ter com a Miquinhas e fizemos, para mim, a festa mais bonita a nível católico. Foi o primeiro ano que saiu o S. Miguel Arcanjo da igreja de Silvares. Era estranho não estar. Foram 14 andores. O problema foi fazermos quadros religiosos para cada andor. Era preciso roupas, miúdos e, nesse aspeto, o Miguel Trabalhador foi importante. A procissão marcou-me muito. Hoje as festas estão mais viradas para a festa da cerveja. Perdeu-se esta emoção da festa católica”, considera.

O fogo foi também memorável, tendo-se inspirado em Penafiel: “Fizemos uma batalha naval, era uma luta entre um avião e um barco a correr nuns arames e atiravam umas “bichas” uns aos outros”. Tinha muita gente nessa noite. Não fosse o incidente que levou uma pessoa a ficar cega de um olho e teria sido perfeito”, lamenta.

Ciclismo foi uma novidade

As festas tiveram também uma vertente desportiva, com ciclismo sénior, que não ficou barata: “Tinha de dar dez contos ao Benfica, ao Sporting e ao Porto. Fui buscar atletas ao Porto e ao Benfica, mas não ao Sporting. Por isso, tive vinte contos de prejuízo. Tivemos cinco equipas. Foi daqui a Ribas, com meta volante de montanha e tudo, uma novidade”, recorda.
Agostinho Taipa descreve a equipa que realizou as festas como “fantástica”. Luís Freire, José Freire, Miguel trabalhador, José Luís Pires completavam o quinteto. “Após as festas, toda a gente chorou numa reunião e juramos que até nenhum de nós faria mais as festas. Logo no ano seguinte alguém falhou essa jura”, conta.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cool Dance levou dança e emoção ao Euro RX em Lousada

O grupo de dança Cool Dance, a convite do Clube Automóvel de Lousada (CAL), marcou presença no...

Chega setembro, regressam as aulas e, com elas, algumas das memórias de infância e juventude desse...

NOVOS BOMBOS EM LOUSADA (1)

Os Magnetenses: a tradição que ganha nova força Um novo grupo de bombos nasceu em Meinedo com 20...

O ESCUDO INVISÍVEL NO CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOUSADA

ED4 levou a segurança no desporto automóvel ao patamar mundial Vamos falar de uma equipa que não...

Edifício da Adega nasceu há 70 anos

OBRA CUSTOU “DOIS MIL CONTOS” Assinalam-se este mês 70 anos do início de um dos projetos mais...

Grande Entrevista a LUÍS MARINHO (CAL)

“Não procuro ficar na história, procuro continuar a fazer mais e melhor” Aos 38 anos,...

JULIANA COSTA, UMA ARTISTA QUE SE REVELA FORA DE LOUSADA

Das raízes em Figueiras à afirmação na arte texturizada Natural de Figueiras, no concelho de...

DECATHLON LIGA PRO JÁ COMEÇOU

Lousada e Aparecida entraram com o pé esquerdo num campeonato que se espera espetacular. Os...

Câmara reforça apoio ao CAL para o Euro RX

A Câmara Municipal de Lousada reforçou em 428.721,27 euros o apoio financeiro ao Clube Automóvel...

EURO RX PROMETE GRANDE ESPETÁCULO

Lousada decide títulos europeus de Ralicross com estreia de corrida noturna O Circuito...

Siga-nos nas redes sociais