por | 24 Jul, 2020 | Editorial, Sociedade

Editorial da 30.ª edição do jornal “O Louzadense” do dia 23 de Julho

Esta edição, em tempos normais, seria colorida de preparativos para as Festas Grandes em Honra do Senhor do Aflitos. Não são tempos normais, são tempos de recordar o quanto eramos felizes e porventura alguns não sabiam. Auscultamos alguns dos lousadenses que contribuíram para que as nossas Festas fossem animadas e memoráveis. Desde Adriano Sampaio, Agostinho Taipa, até mais recentemente Joaquim Gonçalves, vários foram aqueles que contribuíram para animar os últimos fins de semana do mês julho durante dezenas de anos.

Este ano, as Festas serão mais “platónicas”, ou seja, de cariz mais evocativo, mais “espiritual”, do que mundano e “físico”. Felicitamos a comissão de festas pelas iniciativas, que apesar de condicionadas, serão um tónico para o nosso desalento. Nada fazer, é que nos afigurava triste e desajustado aos pensamentos que se vivem nestes tempos, dentro de cada um de nós, que tanto estimamos as Festas Grandes.

Nesta edição, o nosso “Grande Louzadense” é Leonel Vieira. Impulsionador de várias iniciativas locais, como a mais recente disponibilidade para encabeçar uma equipa de trabalho para engrandecer as nossas Festas Grandes. Pessoa acessível, determinada, disponível para ajudar o próximo, político de causas, dedicado ao associativismo e à causa pública. Também graças a ele, temos mais este meio de comunicação, que tem tido uma interessante penetração e aceitação na maioria dos lousadenses de cá e de lá.

O Louzadense teve oportunidade de ouvir o vereador municipal Nélson Oliveira, que nos proporciona uma visão da atual relação emprego/desemprego em Lousada e possíveis percursos para contrariar este crescente desemprego resultante da pandemia.

O Conservatório de Vale de Sousa (CVS) continua a granjear a nossa atenção. A homenagem que dedicamos aos seus 25 anos de existência é merecedora e reforça o espírito dos lousadenses. Desta vez, ouvimos o maestro Sílvio Cortez, que comanda o excelente Coro Feminino do CVS, uma das ex-alunas que ainda participa no Coro – Sílvia Ferreira, e um aluno do CVS, que recentemente ganhou um prémio no instrumento de trompa – Diogo Pinto.

No âmbito do nosso espaço de “Cidadania”, O Louzadense dá a conhecer um jovem cientista João Carvalho, que além de ser editor da revista lousadense Lucanus – revista de ambiente e sociedade, já tem um trabalho de investigação na área da biologia que nos orgulha e certamente com um futuro de muito êxito. É um lousadense discreto, mas empático, de conversa agradável e culturalmente acima da média.

Desta vez os nossos colaboradores articulistas corresponderam ao desafio de escreverem sobre o tema central da nossa 30ª edição. Teremos oportunidade de analisar outros pontos de vista sobre uma rubrica, que muito nos diz. A nossa visão de comunicação também se cruza com a opinião livre e plural do cidadão comum. Os nossos horizontes não devem ficar confinados apenas áquilo que apreciamos ou defendemos.
Boa leitura!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Hélder Archer é o maior promotor de Anime em Portugal

O enfermeiro Helder Bruno Ribeiro Archer, de 41 anos, é natural de Meinedo, em Lousada, e vive...

Editorial 156 | Evasão e Resiliência

Numa edição tão recheada de cultura e literatura, é impossível não trazer também uma expressão...

Professores calorosamente recebidos na Croácia

Três elementos da equipa da biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Mário Fonseca realizaram...

Fala-se muito nas camadas jovens, ativistas e grupos LGBT sobre a inclusão, mas o que realmente é...

Setembro marca sempre um recomeço. Nos centros de saúde, nota-se nas salas de espera mais cheias,...

FAZER O LUTO POR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: PARA MUITOS É COMO PERDER UM FAMILIAR

Há quatro cemitérios de animais em Portugal. Nenhum é nesta região. Estão localizados em Lisboa,...

“Tocar na alma é uma função do grupo coral”

O docente de Boim, que leciona em Nevogilde, tem uma atividade secundária muito importante na sua...

PS PERDEU UM DEPUTADO PARA O CHEGA

O Partido Socialista mantém a liderança da Assembleia Municipal (AM), que será presidida por Pedro...

Mapa autárquico lousadense está “feito em dois oitos”

Se a votação para a Câmara Municipal (CM) e para a Assembleia Municipal (AM) não deixou margem...

O melhor resultado de sempre na estreia

O novo presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira, do Partido Socialista, obteve o...

Siga-nos nas redes sociais