por | 30 Jul, 2020 | Desporto, Grandes Louzadenses

Espaço JP Rally: O Rallycross regressou à Costilha.

Após a paragem forçada do campeonato devido à pandemia do covid 19, a caravana do Rallycross regressou à capital do mítico Euro circuito da Costilha para a jornada 2 do PTRX.

Com um tempo formidável e uma lista de inscritos a fazer lembrar os bons velhos tempos (82), só ficou a faltar mesmo o público nas bancadas para ser um fim de semana perfeito.

A prova contou com imensos pilotos lousadenses, numa organização por parte do clube automóvel de Lousada, que tal como já nos habituou ao mais alto nível, fez com que tudo corresse bem durante o fim de semana e a quem deixamos desde já os nossos parabéns.

Super Iniciação

Em prova, a categoria super iniciação está cada vez mais competitiva, pois é por aqui que começam os futuros campeões.

Rafael Rego e André Monteiro são os veteranos entre os mais novos e demonstraram alguma superioridade nas 4 corridas de qualificação.
Gonçalo Rocha, Rafaela Barbosa e Guilherme Nunes também tiveram uma palavra a dizer e mostraram que estão cá para a luta.

Rafael Rego venceu as 4 corridas de qualificação e partia para a final na pole. Contudo André Monteiro superiorizou-se na final, acabando por vencer e levou pra casa a vitória, seguindo se de Rafael Rego e o 3º classificado o jovem Gonçalo Rocha que alcança um pódio na sua primeira prova e após não ter participado na 4 manga por problemas no seu Peugeot 106.

Kartcross

Nos Kartcross, uma divisão com a maior lista de inscritos do fim de semana, muitos portugueses, mas também alguns espanhóis.
Uma categoria com vários pilotos da casa e com Joca Gonzaga o bicampeão nacional a entrar em Lousada como líder do campeonato. Tiago Freitas com ambição de lutar após uma excelente prova em Sever de Vouga, José Soares regressou depois de não ter participado em Sever de Vouga e Pedro Marques jovem rookie do ano 2019.

Jorge Gonzaga

Após as 3 corridas de qualificação, chegávamos à final com 15 Kartcross na luta pela vitória. Uma luta intensa e uma final espetacular, que ditou como vencedor Pedro Rosário seguindo se de Rui Nunes e Joca Gonzaga. Tiago Freitas e José Soares foram 4º e 7º respetivamente alcançado duas excelentes posições nesta final e Pedro Marques foi 16º classificado.

Super Buggys

Os Super Buggys, uma divisão com poucos inscritos, mas uma divisão sempre espetacular contou apenas com dois pilotos a completarem todas as corridas e final. O grande vencedor do fim de semana foi Nuno Godinho em Semog e Cláudio Coelho foi segundo em Polaris

2RM

Nas duas rodas motrizes Adão Pinto o piloto de Abragão Penafiel, estava a mostrar se superior ao longo do fim de semana, no entanto um problema no seu Opel Astra fez com que abandonasse prematuramente e não conseguisse alcançar a final após ter ganho duas das 4 mangas de qualificação.
Chegada à final e Paulo Teixeira em Renault Clio leva para casa a tão desejada vitória, seguindo se de Andreia Sousa em Peugeot 306 e José Silva em Toyota.

Super Car

A divisão Supercar contava com 4 inscritos, sendo Joaquim Santos e José Lameiro da divisão 1 e Daniel Pacheco e Frederico Santos da divisão 2 4WD.
Joaquim Santos superiorizou se perante a concorrência e sendo o grande vencedor do fim de semana, seguindo José lameiro e Daniel Pacheco. Este último foi o vencedor da divisão 2 4WD em que Frederico Santos após dois toques no sábado abandonou e não teve presente no dia de domingo.

Nacional 1.6

Na divisão nacional 1.6 A a luta prometia ser intensa e assim foi desde os treinos até à grande final. Pedro Tiago o campeão em título, o jovem piloto
Lousadense venceu 3 das 4 corridas de qualificação, sendo que uma das corridas foi ganha por Tiago Ferreira.
Na grande final, Pedro Tiago partiu da pole position, mas um grande arranque de Leonel Sampaio fez com que alcançasse a frente da corrida após a curva 1. No entanto um pequeno toque com Pedro Tiago fez com que Leonel caísse na tabela e posteriormente abandonasse a corrida.
O vencedor seria Pedro Tiago, mas teve penalização e caiu para 4º classificado.
O grande vencedor do fim de semana foi o Lousadense Américo Sousa em Citroen Saxo, seguindo se de Tiago Ferreira e Jorge Costela.

S1600

Na categoria rainha do Rallycross, os S1600, as expectativas eram altas após todo este tempo parado do campeonato e depois de vários testes realizados pelos pilotos.


Joaquim Machado o piloto lousadense chegou a Lousada com a liderança do campeonato e com o objetivo de um pódio.
João Ribeiro o tri-campeão nacional surpreendeu tudo e todos na semana que antecede o regresso do campeonato, com a notícia que iria estar presente mas não com o seu habitual Citroen Saxo, mas sim ao leme de um Skoda Fábia, e com objetivo de competir no campeonato da Europa em 2021. A grande surpresa foi a presença do grande e conhecido piloto Rodrigo Ribeiro ao leme do carro de seu filho João Ribeiro.
Corridas muito intensas e disputadas, com Rogério Sousa da TSL a vencer a primeira corrida e foi segundo nas 3 corridas seguintes de qualificação. João Ribeiro inverteu os papéis com Rogério, ou seja, foi segundo na primeira corrida e venceu as 3 restantes corridas.
De salientar a presença de Rodrigo Ribeiro que no entanto com um acidente aparatoso, fez com que abandonasse cedo, mas fica a certeza que merecia mais e melhor pelo excelente fim de semana que estava a fazer.
Na final e com João Ribeiro na pole, acendiam os semáforos e João assume a liderança da corrida e dali não sairia mais, acabando por vencer ao volante do Skoda Fábia com mais de 5 segundos de vantagem para o Lousadense Joaquim Machado que foi segundo nos seu Peugeot 208 e Bruno Gonçalves a fechar o pódio em Citroen Saxo.
Rogério Sousa e André Sousa foram 4º e 5º classificados, seguindo se Sérgio Dias em 6º, José Queirós em 7º e Jorge Machado 8º. Na final não marcaram presença Nuno Araújo, António Sousa, Joaquim Pacheco e Rodrigo Ribeiro.
Divisão rainha, que promete ser sempre eletrizante à luta pela vitória.

Pop Cross

A novidade foram os Pop cross, os míticos 2cv também vieram até a Costilha para uma demonstração e trouxeram com eles muita diversão. Sérgio Marques foi o vencedor do fim de semana, Manuel Ramos e Luís Ferreira foram segundo e terceiro classificados.
Termina assim o regresso do campeonato nacional de Ralicross, Kartcross e Superbuggy a Lousada, que, tendo em conta toda a situação que se vive pelo mundo, esteve à altura das circunstâncias. Muita emoção, garra e vontade de vencer. Foi esse o lema deste regresso às provas, que se espera ter a mesma emoção já na próxima jornada.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Andreia Moreira

Socorro, o meu filho (a minha filha) pratica desporto!

Hoje em dia é valorizada a prática de desporto nas camadas mais jovens, o que implica uma série de...

Escola de Lodares assinala centenário do Coronel Soares de Moura

Livro impresso e digital, exposição documental, desdobrável e sessão de teatro: a escola básica de...

FESTIVAL VILA 2024

O Festival Vila está de regresso, de 28 a 30 de junho, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, com...

Os lousadenses são pessoas honradas

Manuel Luís Bessa Sousa, um especialista financeiro É uma pessoa conhecida da generalidade da...

Novo alojamento local: Sorte do Paço

ONDE A MODERNIDADE COMBINA COM TRADIÇÃO Este é o mais recente alojamento local da região, que...

Mau comportamento de pais nos jogos de futebol dos filhos é preocupante

BERROS, INSULTOS, INVASÕES DE CAMPO, AGRESSÕES NA BANCADA Na entrevista ao treinador do Aparecida,...

COPAGRI acolhe Dia do Produtor PEC Nordeste

Decorreu esta manhã, no auditório da Copagri, o Dia do Produtor PEC Nordeste. Do programa desta...

USF Torrão e UCC Lousada certificadas pela Direção-Geral da Saúde

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa tem agora mais 10 Unidades de Saúde Familiar...

Editorial 123 | Identidade e Espírito Comunitário em Lousada

Lousada, com a sua rica história e tradições, sempre foi um exemplo de comunidade unida. No...

LADEC espera reunir 700 bombos em Lousada

No próximo sábado, às 21h30 horas, realiza-se a Noite de Bombos da LADEC, que vai percorrer o...

Siga-nos nas redes sociais