Clubes Lousadenses reconhecidos como entidades formadoras pela Federação Portuguesa de Futebol

Para a Federação Portuguesa de Futebol o impacto deste processo reflete-se claramente na evolução dos números, já que as 339 entidades certificadas na temporada que agora terminou (2019/2020) representam um aumento de 128% face aos números registados na época 2018/2019.

Se forem contabilizadas, neste ciclo de duas temporadas, as entidades que foram certificadas ou reconhecidas como Centros Básicos de Formação de Futebol e Futsal (CBFF), o total ascende a 463, o que significa que 47% das 976 instituições que submeteram candidatura melhoraram efetivamente a organização e a prática desportiva. Seguindo este critério, o aumento de entidades classificadas esta temporada ascende a 135% relativamente a 2018/2019.

No dia 24 de julho de 2019 foi anunciado o alargamento deste processo às entidades e clubes com futebol e futsal feminino, uma medida que permitiu alcançar os resultados animadores que agora se registam. Os 32 clubes com equipas femininas que finalizaram este processo merecem destaque, até porque para o futebol e futsal feminino, foi o primeiro ano do processo de certificação, depois do desenvolvimento de ambas as modalidades verificado sobretudo nos últimos anos. Este passo foi considerado fundamental para elevar o nível das condições oferecidas nos escalões de base e para proporcionar uma formação adequada às jovens aspirantes a uma carreira de desportistas no futebol ou no futsal.

O Centro Cultural e Desportivo da Ordem foi distinguido pela Federação Portuguesa de Futebol como Entidade Formadora 3 Estrelas.

O clube Centro Cultural e Desportivo da Ordem é reconhido pela Federação Portuguesa de Futebol como Entidade Formadora 3 Estrelas, tendo ficado muito próximo das 4 estrelas: Para este clube este é um Gigante passo no crescimento do CCD Ordem, que viu assim reconhecido o trabalho desenvolvido na formação e valorização de atletas no processo formativo no futsal. No nosso processo de Certificação de Entidade Formadoras, obtivemos a pontuação de 85,75 pontos de 100 pontos possíveis, classificação essa suficiente para avaliação de 4 ou até 5 estrelas. Apenas o não cumprimento de um critério, relativo à especialização em medicina desportiva do nosso diretor clínico, que nos impossibilitou de atingir uma atribuição de maior excelência. Um sentimento de dever cumprido e que continuaremos a trabalhar de forma ao reconhecimento pelo nosso exemplar trabalho, na época 2020/2021 faremos tudo para que seja atribuída graduação condizente com a nossa classificação final” refere o clube em comunicado.

Na certificação de Futsal o CCD Ordem e o Rio Mau são os únicos dois clubes certificados pertencentes à AF Porto, sendo que o CCD Ordem é o +unico com a certificação mínima, de 3 estrelas, para competir nos campeonatos nacionais.

FC Romariz é reconhecido como Centro Básico de Formação de Futebol e Futsal (CBFF)

O FC de Romariz também foi distinguido, sendo reconhecido como  Centro Básico de Formação de Futebol e Futsal (CBFF). A AD Lousada, a Associação Recreativa e Desportiva de Macieira e a Associação Desportiva de Lustosa continuam com o seu processo de certificação.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Da prestigiada Fazenda Pública à decadência da Repartição de Finanças

O ESTADO DOS SERVIÇOS DO ESTADO EM LOUSADA (PARTE 1) O Louzadense inicia nesta edição a...

Avenida Dr. José Paulino Freitas Neto

JOSÉ PAULINO FARIA DE FREITAS NETO, nasceu a 16 de junho de 1929, em Silvares, Lousada. Era filho...

Associação Letras 100 Cessar

César Castro, de 53 anos, e Ricardo Moreira, de 43 anos, concederam uma entrevista onde abordaram...

VENCEDORES – VII LER LOUSADA

No VII Concurso Literário LER LOUSADA participaram 7 turmas de 4.º ano do 1.º...

Mercado Histórico revive século XVIII

Nos dias 2, 3 e 4 deste mês, a Avenida do Senhor dos Aflitos recua no tempo e os visitantes vão...

A Casa Nobre no seu contexto histórico XXI: Freguesia de S. Salvador de Aveleda

A Estrutura Arquitetónica de Lousada, segundo as Memórias Paroquiais de 1758: Os Efeitos do...

Paulo Rocha: Lousadense comanda posto da GNR

O sargento-chefe António Paulo Magalhães da Rocha, de Nogueira, é o segundo lousadense a comandar...

É urgente amar!

A falta de liberdade sentida na pandemia transformou-nos, não estamos mais em perigo, mas algo em...

Maria das Dores, uma professora cega

Nasceu em Meinedo há 58 anos Chama-se Maria das Dores Soares da Cunha, tem 58 anos e nasceu em...

Maioria das 3.300 pessoas com deficiência não tem apoio institucional

UM “PROBLEMA SILENCIOSO” EM LOUSADA As respostas institucionais para a deficiência em Lousada são...

Siga-nos nas redes sociais