Confraria do Bazulaque de Magneto é a única no país a promover a iguaria

A Confraria do Bazulaque de Magneto, única no país a promover a iguaria, foi criada há apenas três anos, mas é já uma referência na área da gastronomia.

A história da jovem confraria começou no seio de um grupo de amigos, adeptos do bazulaque. A ideia era valorizar e divulgar a cultura gastronómica de Meinedo e preservar o prato tão apreciado na freguesia.
Na sua história, destacam-se duas apresentações, a primeira das quais realizada no início de 2018, nas instalações do Rancho “As Lavradeiras do Vale do Sousa”, onde cerca de 50 amigos, adeptos deste prato típico, degustaram esta especialidade. A II Mostra da Confraria do Bazulaque de Magneto ocorreu em abril de 2018, nas instalações da ADASM – Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo, com a Apresentação do traje e respetivo escapulário. O evento contou com cerca de sessenta pessoas.

Importância dos Capítulos de Entronização

Como qualquer confraria, a do Bazulaque segue os rituais confrádicos, eventos solenes de grande importância. É o caso do Capítulo, o ponto alto da Confraria, durante o qual são entronizados novos confrades. O I Capítulo de Entronização da Confraria, realizado em 2018, contou com a presença da Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, as Confrarias Madrinhas, sendo elas a Confraria do Presunto e da Cebola do Vale de Sousa e a Confraria do Anho Assado e Arroz de Forno do Marco de Canaveses, e ainda com 13 outras confrarias. No ano seguinte, celebrou-se o II Capítulo de Entronização da Confraria, que, tal como o primeiro, se realizou na igreja matriz de Meinedo e contou com o mesmo número de confrarias visitantes, às quais foi dada a conhecer a vila de Lousada.

Chanceler-Mor empenhado na defesa da tradição gastronómica
Paulo Mendes, de 49 anos, natural de Meinedo, é Chanceler-Mor da Confraria do Bazulaque de Magneto. Apresentou-se-nos com o escapulário da Confraria, que integra a medalha, tendo atrás de si o estandarte, utilizado em procissões e cerimónias capitulares, sendo transportado por um porta-estandartes. Este meinedense encara a sua função com grande responsabilidade, com o objetivo de cumprir os objetivos da Confraria: “Os objetivos primordiais da Confraria do Bazulaque de Magneto são a promoção e preservação do bazulaque, que passa pelo estudo, defesa, prestígio e valorização do Bazulaque enquanto valores gastronómicos e de interesse económico local. São atribuições da Confraria a promoção e apoio de medidas tendentes à preservação da autenticidade do Bazulaque de Magneto (Meinedo –Lousada); a promoção, organização, apoio ou patrocínio de encontros, convívios, visitas, provas, concursos ou festivais gastronómicos onde o Bazulaque de Magneto tenha especial relevância, com vista à sua divulgação numa perspetiva pedagógico-cultural”, explica.
A Confraria defende ainda a promoção do intercâmbio com organizações nacionais e estrangeiras no âmbito da divulgação da iguaria, da freguesia e do concelho.

Quem poder ser confrade?

A Confraria do Bazulaque tem atualmente 41 confrades, 28 entronizados no I Capítulo, em 2018, e os restantes 13 no II Capítulo, em julho 2019. Este ano teriam sido entronizados cerca de uma dezena, mas as circunstâncias que vivemos não permitiram a realização da cerimónia. Foi realizado em julho apenas o habitual Festival do Bazulaque, alterando-se a modalidade para take-away, sem os jogos do ano anterior. Em novembro, se a Direção Geral da Saúde o permitir e for considerado seguro, será realizado o magusto.
Paulo Mendes explica-nos quem pode ser confrade: “Tem de ser amante do bazulaque e ser convidado por outro confrade, que passa a ser o padrinho confrádico”. Não é obrigatório ser de Lousada. Não esquecer ainda que o confrade tem de observar os “mandamentos” da Confraria.

Muitas pessoas têm a ideia de que é caro ser confrade, mas o Chanceler-Mor desta confraria esclarece que não é assim tão caro: “Há confrarias que levam um valor mais avultado. Tem de pagar a joia, que inclui o traje completo, com o escapulário e o chapéu e a quota anual. Além disso, existe a obrigatoriedade de assegurar 3 presenças durante o ano confrádico em eventos com outras confrarias”, explica.

No decorrer destes 2 anos, a Confraria fez-se representar em eventos nacionais e estrangeiros, nomeadamente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no “Aqui Portugal”, programa da TVI que decorreu em Lousada, no Festival Tradicional de Lousada, na Festa do Vinho Verde em Castelo de Paiva, no I Encontro de Confrarias de Lousada, bem como na Feira Internacional de Turismo Gastronómico em Ourense, Espanha, onde ainda conseguiu estar no início deste ano.

Não menos importante, e no seio do espírito Confrádico, a Confraria do Bazulaque de Magneto é presença assídua nas cerimónias capitulares de outras confrarias de norte a sul do país.

Na sua missão de divulgar o bazulaque, conta com o apoio das instituições, nomeadamente da Câmara Municipal de Lousada, da Junta de Freguesia de Meinedo, do Rancho Folclórico “As Lavradeiras do Vale do Sousa”, da JDM – Juventude Desportiva de Meinedo, da ADASM – Associação de Desenvolvimento e Apoio Social de Meinedo, e da Comissão Fabriqueira da Paróquia. “Não nos podemos esquecer que gente da nossa terra, a título individual, nos tem dado grande ajuda nesta nossa missão”, realça.
Atualmente, a Confraria do Bazulaque de Magneto integra a Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal, tendo concretizado assim um dos seus objetivos.

Saiba como se cozinha o bazulaque

Em Meinedo, o bazulaque tem primazia na gastronomia popular, em eventos, manjares familiares ou de amigos, em restaurantes locais ou em comemorações tradicionais e festas de ano, como uma “iguaria dos pobres”, destinada aos bons apreciadores de “pitéus tradicionais”.

É um prato feito com vísceras de carneiro, galinha, presunto e salpicão. Num tacho faz-se um refogado com cebola e azeite, quando o estrugido está no ponto, junta-se-lhe as carnes e os devidos temperos, ficando tudo a refogar durante aproximadamente 5 horas, até estar bem tenro e apurado.
É servido com uma fatia de pão, preferencialmente pão de Padronelo, no fundo do prato, que vai absorver o molho do bazulaque. Esta iguaria serve-se como aperitivo, ou nos lanches e bem regado com um bom vinho da região. “Pode ser servida como iguaria à entrada ou ao lanche. Em tempos, era o prato principal e, quando os miúdos não eram suficientes, juntava-se batatas massa ou arroz”, explica Paulo Mendes.

Não é fácil encontrar o bazulaque nos restaurantes lousadenses, que confecionam o prato principalmente aquando da Festa de Santo Tirso. É importante explicar que este prato surgiu associado às festas em Meinedo, principalmente às de S. Tirso. “Matavam-se os anhos na véspera da festa para no dia cozinhar o anho assado no forno. Aproveitava-se os miúdos para confecionar o bazulaque”, conta este confrade. O facto de o prato ser confecionado maioritariamente com vísceras do anho faz com que não seja tão frequente devido à pouca abundância desse ingrediente.

▲ Aniversário da Confraria do Bazulaque de Magneto

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Autores foram às escolas oferecer livros do Plano Municipal de Leitura

No seguimento das VIII Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada, que decorreram nos dias 17 e 18...

Natal Associativo a partir de quinta-feira

A época de Lousada Vila Natal já começou, com iluminação das ruas e abertura da Pista de Gelo. O...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, foi inaugurada, no dia 24 de novembro, a...

Lousada tem 4.3 milhões para construir e requalificar Centros de Saúde

O Dr. Nelson Oliveira, Vereador da Saúde da Câmara Municipal de Lousada anunciou hoje, na reunião...

Escola: um espelho do Antigo Regime

ABRIL LOUZADENSE (IV) O ensino escolar tinha como regra sagrada “obedecer, obedecer, obedecer”....

Grande polo de formação desportiva

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E DESPORTIVA DE ROMARIZ Fundada em 1977, a Associação Recreativa e...

Mentes Brilhantes para abordar Cibersegurança

No dia 30 de novembro, quinta-feira, realiza-se uma nova edição de Mentes Brilhantes com o tema...

População pressiona Câmara para reabrir avenida Sr. dos Aflitos ao trânsito

PROBLEMAS DA CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL EM LOUSADA São várias as reclamações e sugestões que se colhem...

Nunca é tarde para realizar sonhos e concretizar projetos

JOSÉ FERREIRA NETO O “bichinho” da pintura esteve quase sempre presente na intensa vida artística...

Cecília Mendonça é uma super atleta

COMEÇOU NA PATINAGEM E ESTÁ NO TRIATLO Mãe de dois filhos, Francisco (5 anos) e Duarte (3 anos),...

Siga-nos nas redes sociais