Ernest Hemingway considerava, que – “O vinho é uma das substâncias mais civilizadas do mundo, uma das coisas materiais que foram levadas ao mais alto grau de perfeição e que oferece a maior variedade de prazeres e de satisfações, que qualquer outra adquirida com intenções puramente sensoriais”.
Esta citação conduz-nos para um dos temas desta edição. O vinho português é conhecido a nível mundial e cada vez mais o enoturismo é uma tendência nacional e também local. Temos por cá belas quintas, com os seus extensos hectares de vinhedo, que fornecem vinho de alta qualidade e muito apreciado por quem nos visita, ou adquire nalgum ponto de venda. Este vinho verde, que está simbolizado na nossa heráldica municipal pelos oito cachos de uvas folhados de verde, é genuinamente leve e fresco, um vinho frutado e muito fácil de beber, que nos refresca o corpo e aquece a alma.
A educação e o regresso às aulas continuam a merecer-nos uma atenção especial. A visão de um professor de educação física (Celso Mota) e de um lousadense (Filipe Barbosa) doutorado em gestão e administração escolar, permite-nos constatar outras realidades associadas ao ensino. Inquirimos também algumas alunas do 12º ano da Secundária de Lousada, que perspetivaram o ano letivo com um testemunho maduro e racional.
Nesta edição, o nosso “Grande Louzadense” é Antero Correia. Personalidade afável, dinâmica, perspicaz e convicta dos seus valores e das suas escolhas, enquanto dirigente associativo e autarca. Desde de muito cedo, tornou-se cidadão disponível e trabalhador. É fundador e dirigente da LADEC- Lousada Associação de Eventos Culturais e impulsionador de várias atividades recreativas. Atualmente é presidente da direção dos Bombeiros Voluntários, sendo preconizador e acérrimo defensor de um novo e moderno quartel para os bombeiros.
No “Louzadenses com Alma” recordamos Manuel Brito Bessa de Covas. Personagem bem conhecida por muitos lousadenses, tanto pelo seu trabalho ao longo de muitos anos na Conservatória do Registo Civil, como pela sua cultura, solidariedade e boa disposição, salpicada com ironia.
Esta edição releva os 15 anos do Lousada BTT. Associação, que incentiva a prática da modalidade na ótica do lazer e do convívio. Conta já com mais de 50 sócios e bastantes praticantes.
Iniciamos uma parceria com a clínica Ellus Saúde, no sentido de informar e alertar sobre temas importantes para a manutenção da nossa saúde física e mental. Nesta edição, o tema é “Dificuldades de Aprendizagem: O que os Pais precisam de saber?”. Este tema é bastante oportuno, pois é desde do início do ano letivo, que devemos estar atentos às dificuldades na aprendizagem de uma criança ou jovem.
Aproveitamos esta oportunidade, para agradecer aos 12000 seguidores da nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/olouzadense) e da nossa página digital (https://olouzadense.pt/).
Os nossos colaboradores articulistas continuam a deter a virtude de nos brindar com artigos adequados e acutilantes, que satisfazem os nossos leitores.
Enfim, mais uma edição com temas oportunos, que visam elevar a nossa condição de lousadenses.
Boa leitura!