Nota de Imprensa do PSD Lousada
No pretérito fim de semana o PSD Lousada visitou a freguesia do Torno. Desta visita pode concluir-se que há várias lacunas e necessidades que estão esquecidas pela Junta de Freguesia.
A questão da ausência de um autocarro que transporte as crianças para o Centro Escolar é uma das mais urgentes necessidades. Nunca é demais recordar que este assunto já foi tornado público pelo membro da Assembleia de Freguesia, do PSD, Luís Carvalho. De referir que o autocarro foi adquirido em 2009 e tem, portanto, menos de dezasseis anos, logo pode circular. É público que o autocarro está funcional, está dentro do prazo de validade para circular, e também é verdade que ainda há poucos meses foram gastos vários milhares de euros na sua manutenção. O PSD lamenta a incúria da Junta de Freguesia em todo este processo, incúria essa que leva várias dezenas de criança a não usufruírem deste bem tão necessário.
O Partido Socialista prima pelo centralismo, o mesmo acontecendo nas freguesias onde é poder, como é exemplo a Junta de Freguesia do Torno. Esta tem-se limitado a centralizar e a executar projetos (requalificação de avenidas e ruas) na Vila de Aparecida. Por exemplo a Avenida do Santuário. Esta e outras obras, necessárias, foram apoiadas e acompanhadas, com muita atenção, pelo PSD. Contudo, a Junta de Freguesia descurou o resto da freguesia.
Enquanto tudo se faz na Vila de Aparecida há diversas necessidades esquecidas. Por resolver está a Rua do Xisto no que diz respeito à sua requalificação: pavimentação e construção de passeios. Assim como é premente a beneficiação da Rua 14 de Agosto. De referir, ainda, que a construção de passeios na Avenida de Paços há muito prometida, mas até ao momento não foi iniciada, o que é lamentável.
No tocante ao saneamento, de destacar a sua ausência na maior parte das ruas da zona norte da freguesia, levando a que centenas de famílias não disponham deste bem fundamental. E há, igualmente, uma evidente falta de limpeza nas diversas ruas do lugar de Monte de Cima, bem como a não concretização de drenagens de águas pluviais, que há muito deviam ter sido resolvidas. Constatou-se, também, a falta de manutenção dos jardins. De referir, ainda, o excesso de sinalização vertical à entrada do Jardim da Vila de Aparecida. Os sinais repetem-se, provocando uma evidente poluição visual.
Estes problemas de que enferma a freguesia do Torno há muito que são reclamados pelos representantes do PSD na Assembleia de Freguesia.