A iniciativa “Água da Torneira” conta com o apoio das Águas Douro e Paiva e consiste na entrega, ao longo dos próximos anos letivos, de 10 mil cantis reutilizáveis a todos os alunos do concelho e na instalação de dezenas pontos de água nas diversas escolas.
Com este projeto, a autarquia vai retirar de circulação cerca de 2,5 milhões de garrafas de plástico, o equivalente a 34 toneladas, o volume de plástico equivalente ao de nove autocarros, em cinco anos letivos.
Esta redução de pegada ecológica resulta da água engarrafada que se vai deixar de vender nas escolas, mas também daquela que os alunos adquirem para levar para a escola.
Essa água tem atualmente um valor de venda total de 480 mil euros, custando o equivalente, a partir de água da torneira, apenas cerca de 1200 euros assegurados pela autarquia.
Em cinco anos, o preço da água atualmente vendida nas cafetarias das escolas, ou transportada pelos alunos para a escola a partir de casa, é o equivalente ao preço da água que todo o concelho gasta a cada nove meses.
Comentários