O Cais Cultural tem desenvolvido diferentes ações ambientais na freguesia de Caíde de Rei, de forma a preservar e valorizar a natureza, numa altura em que as suas instalações ainda se encontram encerradas e, procuram, assim, manter a sua atividade no exterior.
No dia 20 de março, para assinalar o início da primavera, foram plantadas cerca de 60 árvores, com a ajuda de vários voluntários, ao longo do Trilho Zé do Telhado, junto à Ribeira de Caíde. No dia seguinte, 21 de março, mais 40 árvores foram oferecidas à natureza. Nesse dia assinalou-se o dia da poesia com a partilha de vários poemas em plena natureza, com a participação de elementos do Clube de Leitura do Cais Cultural. As referidas árvores foram oferecidas pelo Município de Lousada, através da iniciativa “Plantar Lousada”.
Já no fim de semana de 27 e 28 de março foram plantadas mais 50 árvores, oferecidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), no âmbito da iniciativa #ICNFsomosTodosNos. “Além de plantar árvores em locais do trilho, procuramos também oferecê-las a particulares que demonstraram a intenção de as plantar nos seus terrenos”, referiu Luís Peixoto, presidente do Cais Cultural.
“Estas plantações de árvores fazem parte dos objetivos que o Cais Cultural quer implementar na freguesia, em mais um ano especialmente dedicado à natureza. A curto prazo, outras ações ambientais irão acontecer, porque o meio ambiente precisa de nós e as pessoas precisam de usufruir deste contacto tão natural”, terminou Luís Peixoto.