por | 14 Abr, 2021 | Opinião

OS JOGOS TRADICIONAIS POPULARES (VIII)

Por Altino Magalhães

JOGO DAS PEDRINHAS

Este jogo muito tradicional e antigo era praticado quase exclusivamente por raparigas, utilizando cinco pequenas pedrinhas arredondadas da forma que vamos tentar explicar (às vezes também se jogava com sete o que já eram muitas para mãos pequenas!…).

Sentadas no chão, numa escada ou soleira da porta, em círculo, as jogadoras escolhem a primeira a jogar e as pedras são lançadas ao chão de forma a ficarem o mais juntas possível.

A jogadora agarra numa pedrinha sem tocar nas outras, e lançando-a ao ar apanha-a sem a deixar cair. Entretanto, e enquanto a pedra sobe e desce, teve que tirar do conjunto que está no chão, uma pedra sem tocar nas outras, e apanhar, com a mesma mão, a que está a descer, sem a deixar bater no chão.

Junta novamente as cinco pedrinhas e lança-as de novo ao chão.

Repete a operação anterior, só que, quando lança a pedra ao ar, em vez de apanhar uma terá de apanhar duas.

Igual operação se segue, mas agora apanha três… Nova operação e apanha quatro com a mesma mão, e, com a que está em queda fica com “cinco pedras na mão”!…e caso consiga desenvolver estas ações com êxito passa à fase seguinte do jogo que é pegar nas cinco pedras, lançá-las ao ar e tentar apanhá-las todas juntinhas, nas costas da mão.

Se durante as operações falhar dá a vez a outro jogador, mas quando voltar a jogar, recomeça na situação que tinha falhado. 

Ganhará quem conseguir ficar com o maior número de pedras nas costas da mão. 

JOGO DA TRAÇÃO COM CORDA EM LINHA 

Num campo plano e livre de obstáculos, duas equipas com o mesmo número de jogadores cada uma e com forças equivalentes, estabelecem o tempo do jogo, e vão tentar puxar os adversários.

Ata-se um lenço a meio do tamanho da corda, e desenha-se um risco no chão mais ou menos a meio do campo.

 Os jogadores de ambas as equipas colocam-se nas extremidades da corda agarrados a ela, não podendo enrolar a corda no corpo nem fazer buracos no chão para fincar os pés.

Quando o lenço estiver na direção do traço desenhado no solo, inicia-se o jogo e cada equipa puxa a corda para seu lado, ganhando aquela que conseguir arrastar a outra equipa, até o primeiro jogador ultrapassar para o seu lado, a marca no chão. Também sai derrotada a equipa cujos elementos caiam ou larguem a corda.  

 JOGO DO BOTÃO

Atrás de uma linha traçada no chão e perto duma parede ou muro, os jogadores, um por cada vez, atiram um botão contra a parede.

Ao ressaltar, se o botão ficar em cima do outro é considerada “uma beijoca” e o dono do botão que acertou naquele, exige o pagamento de 3 botões ao “atropelado”.

Se não ficar em cima do anterior botão, vai-se medir a distância, a palmo, a que ficou um do outro. Se for um “fusco” (distância da ponta do polegar à ponta do indicador) o segundo jogador tem direito a 2 botões do primeiro jogador. Se ficar até um palmo tem direito a um botão. Se a distância for maior que o palmo não tem direito a nenhum botão.

Por vezes os perdedores, tiravam os botões das camisas e das calças, não obstante o grande bofetão da Mãe, quando chegavam a casa!…

JOGO DA APANHADA

Num campo amplo, definem-se dois ou três locais, para onde os jogadores correm, para não poderem ser apanhados. 

Um jogador é apanhado quando o jogador que fica a apanhar, toca com a mão, em qualquer parte do corpo do que foge. Escolhe-se à sorte o que vai apanhar e todos os outros evitam ser apanhados, correndo pelo campo e refugiando-se, assim que possam, nos locais onde não podem ser apanhados. 

O jogo inicia-se após a contagem até 12, feita em voz alta pelo apanhador, de preferência de olhos fechados ou virado para uma parede.

O vencedor será o que for apanhado em último lugar. O primeiro jogador a ser apanhado será o apanhador, no jogo seguinte.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

PSD Lousada alerta para exclusão do Hospital Padre Américo do PTRR e critica falta de eficácia do projeto LINHAS

Lousada, 21 de maio de 2026 – O PSD Lousada, através da intervenção do seu representante Renato...

Professores Europeus em Lousada

Entre os dias 4 e 8 de maio de 2026, o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca (AE Mário...

​A falta de civismo na deposição de lixo nos contentores é um problema visível em vários locais....

Há animais que quase toda a gente gosta à primeira vista. A joaninha é um deles. Pequena, redonda,...

Sousela é campeão de futebol distrital do INATEL

A Colectividade Recreativa e de Ação Cultural de Sousela (CRACS) venceu a Final Four da fase...

Lousadense Marco Silva é campeão pelo FC Porto

O jovem futebolista lousadense Marco Silva conquistou hoje o título de Campeão Nacional de...

Foi hoje inaugurado, na Escola Secundária de Paços de Ferreira, um projeto inovador e sustentável:...

Lousadense Beatriz Ferreira mobiliza comunidade para apoiar escolas em Cabo Verde

A solidariedade volta a ganhar voz em Lousada pelas mãos de Beatriz Ferreira, jovem lousadense que...

Na última sessão da Assembleia Municipal de Lousada, perguntei ao executivo que estratégia tem...

“Contas certas não significam contas justas nem desenvolvimento real”

Na mais recente Nota de Imprensa do PSD Lousada, o partido "manifesta a sua profunda preocupação e...

Siga-nos nas redes sociais