Transformar a idade num instrumento singular de sensibilização para a proteção do ambiente!
O Projeto BioSénior, do Município de Lousada, promove dinâmicas educativas e interativas onde os idosos são os protagonistas, misturando sabedoria, vivências e emoções para lembrar a comunidade sobre a importância de cuidar do planeta.
A última iniciativa consiste num vídeo, produzido para assinalar o Dia Internacional da Terra! Há mais de um ano que Lousada envolve a comunidade sénior em atividades de educação e voluntariado ambiental, ao mesmo tempo que promove o envelhecimento e participação ativa na comunidade – este é o projeto BioSénior. A pandemia veio trocar as voltas à génese original do projeto, mas, no meio da imprevisibilidade, novas ideias nasceram para empoderar os idosos a tornarem-se embaixadores do ambiente.
Depois de muitos contactos à distância e do envio de materiais pedagógicos e ambientais pelo correio, a equipa de projeto considerou que o Dia da Terra talvez pudesse marcar uma nova forma de interação – um vídeo! Começou-se por criar um momento de partilha, no qual os seniores foram encorajados a falar sobre a sua visão, no que toca à necessidade de preservar os valores naturais e as tradições ligadas à natureza.

Desse diálogo surgiu uma frase, da autoria dos idosos, que resumia o seu pensamento e opinião. Mais tarde, os seniores tiveram uma experiência única, ao participarem de uma filmagem nos jardins e quintais das suas casas, onde a sua mensagem surgia apresentada num cartaz.
Todo este trabalho de envolvimento e valorização dos mais velhos resultou num vídeo recheado de mensagens oportunas para a comunidade, a lançar publicamente no Dia Internacional da Terra (22 abril). A equipa BioSénior que promoveu esta dinâmica testemunha esta experiência como extremamente gratificante, e até emocional, pelo facto de as memórias ligadas à natureza terem sido um meio para os idosos se entregarem de forma genuína e aprazível à causa ambiental.

“Ao remexer nas memórias de quem mais viu e viveu, desvendamos histórias e emoções fortes. Percebemos que a vida destas pessoas no campo, embora dura e ingrata, lhes deixou muitas lembranças felizes”, expõe a responsável pelo BioSénior.
Numa época em que é urgente reverter o cenário climático e combater o duro isolamento social de um dos grupos mais frágeis da sociedade – os idosos – esta dinâmica manifesta um valor imenso não só para a comunidade para quem o vídeo é direcionado, mas principalmente para quem nele participou.
O vídeo pode ser visto no aqui ou, a partir de amanhã, no Facebook @Lousada Ambiente e @Município de Lousada.