Após a reunião semanal com a Autoridade de Saúde Local, onde a autarquia é informada do ponto de situação concelhio, a Câmara Municipal foi alertada para o aumento do número de infetados por covid-19.
“Tendo surgido alguns casos na comunidade escolar (Caíde de Rei, Torno e Meinedo), a Autoridade de Saúde atuou de imediato e, só neste fim-de-semana, foram feitos mais de 1000 testes PCR de modo a restringir ao máximo possíveis cadeias de transmissão. Com este elevadíssimo número de testes em tão pouco tempo, apesar dos transtornos causados, foram detetados 17 casos positivos, sendo que a Autoridade de Saúde explica que uma boa parte destes contágios está relacionado com cadeias de transmissão oriundas de outros concelhos vizinhos.”, refere Nélson Oliveira, vereador da saúde.
Assim, segundo o vereador, esta análise permite concluir que “os casos não tiveram origem nas escolas, mas foi através das escolas e da atenção dada a este problema que foi possível detetar e prevenir situações mais graves. Assim, estando este Município em articulação com as Direções dos Agrupamentos, Escolas, Juntas de Freguesia e com a Autoridade de Saúde a liderar este processo, solicitamos máxima atenção a possíveis sintomas”.
Atualmente o Mapa de Risco de Lousada encontra-se abaixo dos 120 casos / 100.000 habitantes (cerca de 60 casos/100.000hab), mas, explica Nélson Oliveira, “a experiência diz-nos que não devemos relaxar, pois os números podem piorar num instante. O uso de testes em massa, tal como aconteceu no último fim-de-semana, é uma ferramenta imprescindível para conseguirmos conter o aumento descontrolado de casos que poderiam ter consequências na saúde pública, mas isso não dispensa, de modo algum, os cuidados que cabem a cada um de nós. Com o desconfinamento generalizado, só conseguiremos evitar o crescimento exponencial de novos casos se nos mantivermos, todos, cuidadosos, responsáveis e vigilantes”.
A Linha de Apoio Municipal (Tel. 969517603 ou 931781443) está preparada para atender as dúvidas que possam surgir e a autarquia pede todos os que se encontram em isolamento profilático, ou a cumprir quarentena, que respeitem o confinamento e o isolamento. “É fundamental que o isolamento seja cumprido integralmente, sem que haja contactos próximos com membros do agregado familiar. Cabe-nos atuar de imediato e alertar a população previamente para que consigamos responder de forma adequada a possíveis situações mais graves. Proteja-se, não facilite e cumpra as orientações da Autoridade de Saúde”, alerta.