por | 14 Mai, 2021 | Cultura, Região

Casas Nobres de Louzada – Casa de Rio Moinhos

Por José Carlos Silva

Domingos de Meireles Freire, nasceu cerca de 1595, foi proprietário da Quinta de Rio de Moinhos, onde faleceu a 20/05/1675, Capitão de Ordenanças do Concelho de Aguiar de Sousa; seu filho, Domingos de Meireles Freire, nascido a 07/06/1664, herdou, aos 11 anos, a Casa de Rio Moinhos e o cargo de Capitão de Ordenanças; seguiu-se-lhe José Telles de Meneses e Melo, que nasceu a 19/04/1710 nesta casa, e foi bacharel pela Universidade de Coimbra, Juiz de Fora de Penamacor, Conservador da Universidade de Coimbra, Desembargador do Porto, e proprietário desta e das casas de Ribas, da Granja, de Real, de Rio Falcão e da Costa. Luís Vaz Guedes Pinto Bacelar Pereira de Morais Pimentel Telles de Meneses e Melo, nascido igualmente nesta casa, a 08/11/1837 e falecido a 02/05/1895, foi o segundo Visconde de Vila Garcia e representante de Visconde de Montalegre, Moço Fidalgo com exercício no Paço, bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, e Administrador do concelho de Felgueiras; tendo sido proprietário desta casa, foi-o também de Vila Garcia e do Seixo.524 

Em termos tipológicos, é uma casa em U com capela, que forma um ângulo reto, no topo esquerdo da fachada Oeste. A fachada principal, virada a Oeste, foi dividida em três corpos, por pilastras, e o corpo principal, apresenta uma certa axialidade com a escadaria perpendicular lançada contra a fachada, de um só lanço e patim; ostenta, ao centro, um portal arquitravado com lintel de ligeiro ressalto e curvilíneo, sobrepujado por um ornato em forma de rosa, e cornija de ressalto encimada por um florão ornado em forma de concha. É flanqueado por duas janelas de peitoril de lintel, com cornija de ressalto, coroadas por ornato em forma de rosa. No segundo andar, do torreão, flanqueada por duas janelas de peitoril com lintel curvilíneo, ao centro, a pedra de armas dos “Pinto, Guedes, Morais, Bacelar.525

Na mansarda, vêem-se quatro janelas de peitoril molduradas. O corpo da direita, no rés-do-chão, evidencia uma portada e uma janela de peitoril gradeada, e no primeiro andar, deparamos com duas janelas com lintel curvilíneo e gradeadas; no corpo da esquerda, no rés-do-chão, descobrimos duas portadas, e uma janela de peitoril gradeada, e no primeiro andar, três janelas de peitoril com lintel curvilíneo, gradeadas, todas molduradas.

A fachada Norte, da casa, virada para o largo terreiro quadrangular, patenteia três janelas de peitoril, duas portadas, três aberturas, duas escadarias de um só lanço, tendo uma parte inacabada, com duas janelas, todas molduradas, e um portal com cornija. E na fachada Sul, no rés-do-chão, estão rasgadas três janelas e duas portadas, com lintel curvilíneo e, no primeiro andar, cinco janelas com lintel curvilíneo, todas molduradas. Na fachada Este, no rés-do-chão, existe uma janela de peitoril, seis aberturas e duas portadas, sendo uma moldurada. No primeiro andar, acham-se cinco janelas de sacada molduradas, que sobrepujam cachorrada e duas janelas, numa só sacada

A fachada principal, da capela526 de Nossa Senhora da Vida, apresenta-se dividida em três corpos por pilastras, e o corpo central é rasgado por um portal arquitravado com lintel curvilíneo, com fecho, ao centro, com cornija de ressalto, encimado por uma janela de peitoril de lintel curvilíneo, interrompido por um relógio, com cornija de ressalto.

O corpo da esquerda, é em tudo semelhante ao da direita, com uma abertura moldurada, retangular e curvilínea, e no andar superior uma janela de peitoril moldurada com painel e cornija de pequeno ressalto. As pilastras são encimadas por urnas fechadas. Remata o corpo central um campanário com dois arcos de volta perfeita. A fachada Norte, tem duas janelas molduradas com lintel curvilíneo e uma portada que rasga o pano da parede, enquanto a fachada Oeste exibe uma janela moldurada.

524 – NÓBREGA, Artur Vaz-Osório da – Pedras De Armas Do Concelho de Lousada (Heráldica de Família). Porto: Edição Junta De Província do Douro Litoral, p. 201.

525 – Foi mandada esculpir e colocar na frontaria desta casa por Manuel Pinto Vaz Guedes Bacelar Sarmento Pereira de Morais Pimentel, 4º Visconde de Montalegre. NÓBREGA, Artur Vaz – Osório – oc., p. 199.

526 – “Auto de medysam e apegasam, fixa na herdade das ribeyrynhas sita na freguesia de Santiago de figueiro Honra de Sobroza Conselho de Aguiar de Sousa que o pesuia Domingos Ribeyro e sua molher Maria Antónia moradores na dita herdade das ribeyrinhas. A cool herdade he foreira a capella de nosa senhora da vida que esta sita no lugar de Rio de moinhos da freguesya de som joão de Covas de quem he fabriquero Manoel Teles Meneses e sua molher D. Josefa de Meyrelles e Bernardes moradores na sua quinta de Rio de moinhos.” A. C. R. M – Documento Auto de medysam e apegasam … [s/d.]. Ver vol. III, p. 168-170.

2 Comments

  1. Cursos Online

    Sou a Marina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

    Reply
  2. Sandra Cristina dos Santos Mendes

    Boa tarde Sr. José Carlos Silva

    Eu sou a Sandra Mendes e gostei muito do conteúdo que descreve aqui. Tentei encontrar fotos desta Quinta ou até localiza-la no Google Maps actual e não consegui encontrar nada.

    Procuro mais informação, pois chamou-me muito à curiosidade pelo facto do meu avô Lino Mendes ter sido criado nesta quinta por a Dna. Maria Conceiçao.

    Agradecia se me pudesse dar mais informação. Ficando-lhe grata!

    Reply

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Quem são @s influencers lousadenses?

VENDEM PRODUTOS E SUGESTÕES A MILHARES DE PESSOAS Por “querer estar na moda” ou por insegurança e...

GINT: Uma história de crescimento, inovação e responsabilidade social

Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem...

Programa Municipal de Caminhadas

No dia 15 de junho, sábado, realiza-se a Caminhada da Primavera, organizada pela Associação de...

Dia Municipal da Biodiversidade celebrado no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca

Dia 21 de junho celebra-se o Dia Municipal da Biodiversidade. Desde 2017 que esta data é celebrada...

Inscrições abertas para o Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado encontra-se em funcionamento desde 2006 e pretende garantir e promover a...

Orçamento Participativo Jovem tem candidaturas abertas até sexta-feira

Estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), até dia 14, próxima...

Alunos de Lousada venceram concurso DXC Code Challenge

A equipa da EB da Boavista – Silvares, constituída por Letícia Teixeira Sousa e Luís Gonçalves...

Lousada CoWorking está em funcionamento

A funcionar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, o espaço Lousada Coworking regista já procura....

Talentos da Fruta já têm pratos vencedores

O Município de Lousada promoveu uma nova edição do concurso “Talentos da fruta”, na passada...

Município cria Prémio de Investigação Dr. Mário Fonseca

O Município criou o “Prémio Dr. Mário Fonseca” em homenagem ao médico Lousadense, conhecido como...

Siga-nos nas redes sociais