por | 20 Mai, 2021 | Desporto, Grandes Louzadenses

Lousada volta a receber Super Especial do Rally de Portugal

A Super Especial de Lousada do Vodafone Rally de Portugal, única no país, regressa ao Eurocircuito da Costilha, no dia 21 deste mês. O desporto motorizado é uma das marcas do concelho, comprovado pelo número de pilotos de idades diversas e também do público aficionado que segue as modalidades. Embora nenhum lousadense participe nesta prova, as expectativas para a Super Especial estão em alta na comunidade das corridas. 

O Vodafone Rally de Portugal, que integra o calendário do Mundial de Ralis, vai percorrer o país entre os dias 20 e 23 de maio. Na Sexta-feira, 21 maio, os concorrentes seguem para uma dupla passagem nos troços de Lousã, Góis – este último com um novo local de partida – e Arganil – com cerca de 5 km novos. 

Mortágua, uma novidade prevista, encerra a passagem do Rally, no Centro. O final do dia acontece já no Norte, com a única Super Especial do Rally, em Lousada.

No sábado, o Vodafone Rally de Portugal percorre os troços de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, este ano com um novo local de início e menos 7 km, mas continua a ser a classificativa mais longa e certamente uma das mais exigentes. 

O dia termina com o regresso da Porto Street Stage, uma dupla classificativa urbana que este ano muda de local.  

No domingo, no último dia, o Vodafone Rally de Portugal conta com seis troços, sendo novidade a introdução do troço de Felgueiras, com uma dupla passagem da caravana do mundial de ralis, a par dos troços de Montim e Fafe. A segunda passagem por Fafe volta a ser disputada em formato Power-Stage. A consagração volta a ser na Marginal de Matosinhos.

A prova deste ano não difere em quase nada do traçado que estava previsto para o ano passado. E como já é tradição, está a decorrer o Concurso de Slogans, dirigido aos alunos do 3.º ciclo de ensino. São premiadas as frases mais originais e criativas que têm de incluir, obrigatoriamente, as palavras “Lousada” e “Rally de Portugal”. Os mais criativos ganham um bilhete para assistir à Super Especial. 

Sonho de participar no Rally de Portugal 

Sérgio Dias é mais um lousadense apaixonado pelas corridas e, desde muito novo, sonhava em participar numa, “quando a Super Especial começou em Lousada, aliás foi a primeira que houve, já na altura sonhava em ser piloto de RallyCross”, confessa. 

Admite que, como lousadense, a paixão pelo desporto automóvel não dá para expressar por palavras e “receber uma Super Especial cá, ainda por cima a primeira, foi algo surreal, um sentimento inexplicável”, lembra.

Se para um lousadense foi inesquecível, para um piloto superou tudo: “já mais esqueceremos o sentimento, superou o das festas da vila, foi um momento que ficará para sempre na memória de qualquer lousadense”, explana. 

Sérgio Dias

“Foi um dia que vai ser, para sempre, guardado com carinho. Se, no dia anterior à Super Especial Lousada, toda a gente estava ansiosa, no dia ninguém conseguiu conter a emoção”, conta. Apesar das várias “Super Especial” que por Lousada já passaram, nenhuma superará a primeira, muito menos o sentimento que existiu naquele dia. 

Sérgio começou a sua carreira no desporto automóvel em 2015, mas a “Super Especial, apesar de ter acontecido uns anos antes, veio para tirar o bichinho que vivia em mim”, conta. 

A cada prova que vai passando e a cada prova que vai vendo, o amor por este desporto vai aumentando: “é uma coisa que não dá para controlar”, acrescenta. Embora nunca tenha participado num Rally de Portugal, o piloto já há cinco anos que participa no campeonato nacional de RallyCross, contudo, não deixa de lado a possibilidade de um dia participar num Rally, aliás, “é uma experiência que gostava e talvez um dia venha acontecer”, assegura. 

“É uma experiência que gostava e talvez um dia virá acontecer” – Sérgio Dias

Em 2016, venceu a Taça de Portugal, na categoria 2RM, e, em 2017 “fiz a dobradinha, ganhei a Taça de Portugal e fui campeão nacional”, lembra, admitindo que foi um acontecimento que marcou a sua carreira. 

Com o regresso da Super Especial a Lousada, José diz que o sentimento não muda, “acho que o Rally de Portugal é algo que nunca deveríamos deixar morrer, quer a nível nacional, quer a nível regional”, alerta. 

“A Super Especial é uma prova que faz todos vibrar, até mais que um Rally de Portugal, porque nós, espectadores, conseguimos ter proveito da prova em si, vemos desde o arranque até ao final”, assevera. 

Para Sérgio Dias, ver uma prova como piloto é “diferente de ver como sendo só um mero expectador, sem experiência, acabamos por tirar muito mais partido, porque já percebemos porque é que o carro tem de curvar daquela maneira, a importância das suspensões, agora vemos a prova reparando nos detalhes ao pormenor”, explica. 

A expectativa para esta Super Especial está no máximo: “pelo que tenho visto, temos pilotos ao mais alto nível”, aconselhando todos a não perderem estas, “porque da maneira que está a começar o campeonato do mundo, vai valer a pena cada segundo”, reflete. 

O sentimento de receber a Super Especial 

Jorge Gonzaga desde muito novo que é um amante do Rally. Lembra-se da primeira vez em que o Rally de Portugal veio a Lousada e recorda como sendo um momento inexplicável: “é difícil ser de Lousada e não ter uma ligação com a competição, ou com o desporto automóvel”. 

“Este desporto faz parte das raízes de muitos lousadenses”, afirma, referindo que Lousada tem sorte pelas várias “valências que existem, tanto a nível do desporto, como noutros âmbitos. Para nós, lousadenses, é motivo de orgulho termos várias opções de áreas diferentes”, completa. 

“É difícil ser de Lousada e não ter uma ligação com a competição, ou com o desporto automóvel.” – Jorge Gonzaga 

 O piloto começou no RallyCross, fazendo provas em circuito, mas nunca nas “chamadas provas em linha”, explica. Não está fora dos seus planos passar pelo campeonato de rally, mas tem o seu campeonato de Kartcross e, para já, “já chega”.  

Nunca esperou ser campeão, independentemente do âmbito desportivo em que se encontrasse. No entanto, “o Kartcross acabou por ser uma surpresa pelo nível de competitividade que consegui encontrar rapidamente”, conta. 

Jorge Gonzaga

Até hoje, fez quatro campeonatos. No primeiro ano foi vice-campeão e, nos três anos seguintes, campeão. Para o piloto, “ser campeão em Lousada, sobretudo numa categoria que nunca tinha havido um campeão lousadense, é um motivo de orgulho”, menciona, refletindo que não só para o próprio, mas também para toda a equipa e para todos que o acompanharam durante estes anos. 

A Super Especial deste ano, confessa que “será muito estranha. Não haver público, não sentir o calor que as pessoas transmitem a quem está a participar acaba por ser triste. Tive a oportunidade de fazer, durante dois anos, uma demonstração de Kartcross durante a tarde das atividades na pista e ter a bancada cheia é uma coisa do outro mundo”, testemunha. 

“Em Lousada há um ambiente único nas bancadas, porque temos ali um anfiteatro que se fecha sobre a pista e é impressionante a força que os espectadores dão a quem está dentro de pista. Este ano será um ano mais triste, porque as bancadas estarão mais vazias, mas acredito que vá resultar”, assevera. 

A Super Especial de Ralis em Lousada foi a primeira e “isto é um legado que devemos guardar, é um motivo de orgulho para todos os lousadenses”, explica. Confessa, ainda, que gostaria de voltar a repetir a demonstração de Kartcross e que “estarei sempre disponível para ajudar o clube e para, se for preciso, dar o meu contributo”. 

Sensação de participar no Rally 

José Artur Teixeira, também já Campeão Nacional de Ralicross, desde sempre que está presente em todas as provas que acontecem no concelho. “Desde sempre que o Rally vem cá a Lousada que estive presente e espero estar sempre que ele venha visitar o concelho”, afirma. 

José Artur Teixeira

Dos ralis, guarda as “melhores” recordações e “momentos bem passados entre amigos a ver o que gosto, que são os carros e o automobilismo”, explica o piloto. Como apaixonado pelas corridas, acredita que esta passagem por Lousada é “muito boa, não só pelo espetáculo que nos traz, mas também pela visibilidade que traz a Lousada”. 

“Espero voltar a fazer e passar novamente aqui por Lousada, pela minha terra, que é sempre bom e especial.” – José Artur Teixeira 

O piloto, que já teve “o prazer” de participar e competir no Rally de Portugal, espera voltar a competir novamente. “Espero voltar a fazer e passar novamente aqui por Lousada, pela minha terra, que é sempre bom e especial. Já participei no Rally e espero, em breve, voltar a fazê-lo. Já ser campeão não é fácil e não está nos planos, pelo menos nos ralis”, confessa. 

Para esta Super Especial, as expectativas são “as melhores possíveis, dentro destas regras restritas que estamos a ultrapassar. Espero que seja um grande espetáculo, como sempre e que já estamos habituados a ver, e vai ser com certeza”, termina. 

Itinerário Rally de Portugal:

Sexta-feira, 21 de maio

PEC 1 Lousã 1 (12,35km) – 08h08

PEC 2 Góis 1 (19,51km) – 09h08

PEC 3 Arganil 1 (18,82km) – 10h08

PEC 4 Lousã 2 (12,35km) – 12h31

PEC 5 Góis 2 (19,51km) – 13h31

PEC 6 Arganil 2 (18,82km) – 14h31

PEC 7 Mortágua (18,16km) – 15h58

PEC 8 Super Especial Lousada (3,36km) – 19h03

Sábado, 22 de maio

PEC 9 Vieira do Minho 1 (20,64km) – 08h08

PEC 10 Cabeceiras de Basto 1 (22,37km) – 09h08

PEC 11 Amarante 1 (37,92km) – 10h24

PEC 12 Vieira do Minho 2 (20,64km) – 14h38

PEC 13 Cabeceiras de Basto 2 (22,37km) – 15h38

PEC 14 Amarante 2 (37,92km) – 16h54

PEC 15 Super Especial Porto Foz (3,30km) – 19h03

Domingo, 23 de maio

PEC 16 Felgueiras 1 (9,18km) – 07h08

PEC 17 Montim 1 (8,75km) – 07h53

PEC 18 Fafe 1 (11,18km) – 08h30

PEC 19 Felgueiras 2 (9,18km) – 09h56

PEC 20 Montim 2 (8,75km) – 10h41

PEC 21 Fafe 2/Power Stage (11,18km) – 12h18

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