por | 26 Mai, 2021 | Ambiente

Paisagem Protegida é santuário para andorinhas-das-barreiras

O Município de Lousada está a efetuar ações que visam a proteção das andorinhas-das-barreiras, uma espécie migratória, que este ano construiu várias mega-colónias ao longo da Paisagem Protegida Local do Sousa Superior (PPLSS)

A andorinha-das-barreiras (Riparia riparia) é a mais pequena das cinco espécies de andorinhas que nidificam em Portugal. É a única que escava os seus ninhos, tipicamente em taludes verticais arenosos ou barrentos, em vez de os construir. Por este motivo, é capaz de, momentaneamente, beneficiar das alterações paisagísticas que derivam das atividades humanas, criando novos locais de reprodução.

É uma espécie migratória protegida por lei e, tal como as restantes andorinhas, pode voar mais de 10 mil km a cada migração. Encontra-se em Portugal entre março e setembro, estando em latitudes mais quentes de África durante o período de inverno em território nacional.

A dieta é, fundamentalmente, composta por insetos, que caça sobretudo sobre linhas de água, o que, apesar de serem importantes aliados no controlo de pragas, as torna particularmente sensíveis ao uso de pesticidas e agroquímicos.

Em Lousada, estas andorinhas encontraram um santuário. Há vários anos que o projeto local de ciência-cidadã Casa Ninho apela à população para comunicar locais de nidificação de espécies emblemáticas como a coruja-das-torres, o mocho-galego, os andorinhões e as várias andorinhas. Os ninhos identificados são monitorizados pelos biólogos da equipa Lousada que garantem a sua salvaguarda e a sensibilização da população.

Esta primavera, Lousada foi agraciada com a instalação de várias grandes colónias de andorinha-das-barreiras, uma delas com mais de 400 ninhos. Na PPLSS, a paisagem agroflorestal, a biodiversidade e a compatibilização entre as atividades humanas e a natureza ditam a agenda de trabalhos e o desenvolvimento de projetos colaborativos, que procuram resolver conflitos e promover o desenvolvimento sustentável.

A comunicação com a comunidade é outra vertente fundamental da autarquia que inclui atividades gratuitas de promoção da cultura ambiental, como o passeio BioLousada que se realizou no passado sábado, e que foi dedicado ao conhecimento e proteção das andorinhas.

A mais recente área protegida de Portugal, a PPLSS, é composta por uma matriz territorial agroflorestal de 1609 hectares, genericamente correspondendo ao vale do rio Sousa e os seus nove tributários, abrangendo administrativamente oito freguesias cuja biodiversidade é agora monitorizada de muito perto.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Paulo Alberto reforça liderança do Nacional de Supercross em Lustosa

O Complexo Desportivo Voltas e Rodas, em Lustosa, concelho de Lousada, recebeu mais uma jornada do...

Concerto da Banda de Música de Lousada na abertura da Festa Grande de 2026

Crónica de J. C. Carvalheiras Acerca do concerto da Banda de Música de Lousada (BML), começo pelo...

Lustosa: Quando o Futuro Começa por Acreditar nas Pessoas

Há terras que carregam o tempo como um peso. E há terras que o transformam em esperança. Lustosa...

Fake ou Facto? Aprender a verificar informação

Vivemos numa era em que distinguir factos de ficção se torna cada vez mais difícil. Todos os dias...

SUPERCROSS NA NOITE DE SÁBADO EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross vão concentrar-se em Lustosa (Lousada) no próximo 18 de julho de...

O DIA EM QUE DEIXÁMOS DE EDUCAR CRIANÇAS E COMEÇAMOS A EDUCAR MÁSCARAS.

"Há adultos que, em crianças, nunca foram insultados. Nunca foram espancados. Nunca passaram fome....

PSD Lousada desafia Câmara Municipal a aproveitar financiamento europeu para criar mais habitação social

O PSD Lousada considera que o novo financiamento europeu para habitação social representa uma...

Siga-nos nas redes sociais