por | 28 Jun, 2021 | Opinião

Ansiedade Infantil em Tempos de Pandemia

Opinião de Magda Santos – Psicóloga Clínica e da Saúde

A ansiedade é uma emoção normal e adaptativa, na medida em que nos ajuda a lidar com a dificuldade e com situações desafiantes ou perigosas. É uma emoção frequente, todos nós, adultos ou crianças nos sentimos ansiosos ou preocupados. Em condições normais, a ansiedade pode ser útil, na medida em que ajuda a identificar situações de perigo e permite uma melhor preparação para as enfrentar. A ansiedade pode tornar-se um problema quando interfere no nosso dia-a-dia, de forma desadaptativa, ou seja, impedindo o nosso funcionamento normal.

A forma como crianças e adolescentes lidam com os eventos de vida pelos quais passam e passaram é um fator crucial para a ocorrência e desenvolvimento de problemas de ansiedade. A criança demora mais que um adulto para processar um acontecimento ou uma mudança. Na verdade, necessitam de usar algumas operações mentais para lidar com adversidades e algumas dessas operações, muitas vezes, ainda não estão desenvolvidas. Destacamos as capacidades de estimar a magnitude do perigo enfrentado, reagir emocional e fisiologicamente, regular e avaliar que ações de proteção são mais eficazes.

Existem muitos caminhos para o desenvolvimento de transtornos de ansiedade em crianças e jovens que envolvem uma interação complexa de fatores biológicos, ambientais e individuais. Presume-se que uma vulnerabilidade biológica (p. ex., inibição comportamental) predispõe a criança a um transtorno de ansiedade que é então ativado e mantido por fatores ambientais (p. ex., o comportamento parental), processos cognitivos (p. ex., cognições e processos distorcidos) e experiências de aprendizagem (p. ex., condicionamento e esquiva).

Há ainda, diferentes formas de ansiedade, cada uma delas com sintomas diferentes, sendo as principais as seguintes: perturbação obsessiva compulsiva; de stress pós-traumático; de pânico; agorafobia, ansiedade generalizada, social ou de separação.

As crianças e adolescentes podem manifestar sintomas a nível cognitivo, emocional, comportamental e fisiológico. Os sintomas mais comuns de ansiedade são: mudança nos hábitos alimentares, podendo comer muito ou menos que o habitual; enxaquecas ou dores inexplicáveis; pesadelos recorrentes; distúrbios do sono; pedir para dormir com os pais com frequência; isolamento social; fobias; perda de vontade de fazer atividades e brincadeiras as quais gostava; destruição de brinquedos ou objetos pessoais; tristeza ou apreensão constante com temas além da sua compreensão; problemas digestivos. 

O período de isolamento em função da pandemia aumentou nossos níveis de ansiedade e esse sentimento não é exclusivo dos adultos. As crianças também são afetadas. As mudanças de hábitos, a restrição da criança realizar atividades fora de casa, de brincar com os amigos, além da necessidade de se adaptarem ao ensino online, podem causar um impacto negativo na saúde mental das crianças e adolescentes. Aliado a estes factores, um ambiente familiar onde os pais também estão ansiosos e preocupados, pode contribuir para o agravamento da ansiedade nas crianças, uma vez que elas são sensíveis ao ambiente em que estão inseridas.

Pais e professores são fundamentais na identificação precoce da ansiedade. Os pais devem estar atentos às mudanças de comportamento da criança, procurando compreender a relação do momento presente com os sintomas. Uma das influências ambientais mais importantes para as crianças é a família. Ela fornece um contexto dentro do qual o comportamento ansioso pode ser modelado e/ou reforçado. É fundamental que os pais e responsáveis se mantenham calmos e que também cuidem de sua saúde. Desse modo, vão contribuir para evitar a geração de ansiedade em casa e podem criar um ambiente de diálogo para que as crianças se sintam seguras e protegidas. Quando os sintomas persistem, os pais devem encaminhar a criança para que seja avaliada por um profissional de Psicologia Clínica.

Ellus Saúde – Saúde Materna, Saúde Infantil e Parentalidade
Telf: 96292 5602 / 255 822 380
E-mail: clinica.ellussaude@gmail.com
Rua Visconde de Alentém, nº 198, porta A, 4620-650 Lousada

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Siga-nos nas redes sociais