Em causa está a colocação do sintético na freguesia. PS Lousada afirma que publicação do contrato em base pública foi realizada no passado dia sete de junho e que a obra “não está parada”.
Em comunicado, a União de Freguesias de Lustosa e Barrosas (Stº Estevão) afirma que cedeu o Campo dos Escravos à autarquia a 25 de setembro de 2020 e que continua “à espera de uma câmara que nos promete e nunca cumpre com Lustosa”. Em causa, está a colocação do sintético que a autarquia se “comprometeu que de imediato iria colocar e já lá vão oito meses”, pode ler-se no documento.
“Desta vez foi adiantada uma data pela câmara que vão iniciar as obras até final de junho, esperamos que desta vez seja cumprido, porque está em risco a continuidade do Lustosa e das camadas jovens para a próxima época”, alertam, acrescentando que “entendemos que a freguesia deve ser informada e será sempre por esta Junta”.
No sentido de esclarecer o processo de construção do sintético, o Partido Socialista (PS) de Lousada emitiu, também, um comunicado em que demonstra as diferentes etapas do processo de contratação da obra e onde garante que “vai começar nos próximos dias”.
“Como é fácil de compreender, o processo de contratação de uma obra pública não se resolve ‘de um dia para o outro’, porque é necessário cumprir diversos procedimentos legais. Mas apesar do período difícil de pandemia que todos atravessamos e que teve repercussões e atrasos em toda a sociedade, o processo de contratação dessa obra não ficou parado”, enunciam.
No documento, afirmam que “a Câmara Municipal não está parada, nem esquecida de Lustosa – muito pelo contrário”, referindo algumas das últimas obras realizadas, como é exemplo o Centro de Saúde, a reabilitação das Habitações Sociais e diversas intervenções nas duas Escolas da freguesia.
Segundo o documento, a obra foi entregue à empresa “Costa & Carreira”, a cinco de abril deste ano. No terreno, tudo indica que as obras arranquem brevemente.
Com estes atrasos todos por causa da política espero que não seja tarde de mais os que mais sofreram até agora foram as camadas jovens que viram a partir alguns dos seus atletas por cousa de atrasos e burocracia destes políticos nota-se que está chegar às eleições agora espero que seja de vez não podemos estar mais uma temporada parados viva ADL.