Desde a sua fundação, que a Santa Casa da Misericórdia de Lousada foi de encontro às necessidades da população. Em 1912 a área da saúde era perfeitamente descurada e os pobres e doentes não tinham qualquer ajuda, tendo a Mesa Administrativa da época considerado ser prioritário a criação do Hospital Sousa Freire.
A ambição de proteger e ajudar os outros passou de geração em geração, de Mesa Administrativa em Mesa Administrativa sendo a SCM Lousada, desde sempre, um pilar essencial na proteção social e da saúde da população de Lousada.
Hoje, com o nome de Hospital de Lousada sabemos o que a população quer e merece, investimos em novos serviços, reconvertemos as nossas instalações e apostamos em novas especialidades.
Atualmente, a muitos trabalhadores, ainda não é proporcionado o adequado acompanhamento no que respeita a Saúde no Trabalho, por isso, decidimos criar um serviço capaz de suprir os hiatos existentes.
Não vemos esta área como um mero processo de cumprimento obrigatório, mas sim, como um espaço de eleição para a prevenção primária dos riscos profissionais, para a criação de saúde e bem-estar para os trabalhadores, para a recriação de espaços de trabalhos e empresas mais sólidas, produtivas e ricas.
Reunimos uma equipa multidisciplinar de médicos especializados em Medicina do Trabalho, enfermeiros especializados em Saúde no Trabalho, e outros técnicos, com um papel próximo de cada pessoa e empresa.
O Hospital de Lousada, hoje como no passado, está preparado para responder as necessidades da comunidade, empresas e seus trabalhadores, ambicionando proteger cada recurso através do acesso a serviços de saúde personalizados e diferenciados, garantindo o seu bem-estar físico, mental e social.