Depois de um fim-de-semana dedicado exclusivamente aos qualifyings, começam hoje a disputar-se os quadros principais masculino e feminino deste Campeonato Nacional Individual SUB 18, que tem como palco, pelo quinto ano consecutivo, o Lousada Ténis Atlântico.
Se na prova feminina Matilde Jorge (CT Guimarães) é a grande favorita a suceder a Maria Inês Fonte como campeã nacional (apesar de ter que contar comas quatro M’s: Mafalda Guedes, Matilde Morais, Maria Santos e Mariana Campino), no quadro masculino são três os principais candidatos, com Henrique Rocha, Miguel Gomes e Jaime Faria, precisamente três atletas do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, a estarem na linha da frente para ocupar o lugar que Pedro Araújo conseguiu no ano passado.
Entretanto, na derradeira ronda de qualificação, Rodrigo Fernandes (CT Braga) beneficiou da desistência por lesão de João Portugal (AA Coimbra), quando já vencia por 3-6, 6-2 e 4-1.
Filipe Krohn (CT Porto), voltou a demonstrar que a sua evolução tem sido no bom caminho, e, depois de bater na segunda ronda Martim Sousa (CT Paço Lumiar), por 6-0 e 6-2, superou Pedro Valverde (A20Km Almeirim), na ronda de acesso, sem grandes problemas, por 6-2 e 6-1.
Martim Simões (AHEAD TC) também esteve em bom plano na jornada dupla de hoje. Começou por bater Francisco Vilaça (LTC Foz), por 7-5 e 6-2, para, agora, levar de vencida Tomás Tenil (the Campus), por 6-1 e 6-0. João Maia, Vicente Faria e Tiago Filipe Silva, todos da Escola de Ténis da Maia, também conseguiram entrar no “quadro” com triunfos sobre Rodrigo Oliveira Alves (LTC Foz), Tomás Barbosa (GC Santo Tirso) e João Martins (ET Maia), respetivamente. Tomás Cortez (CT Porto) e Bernardo Henriques (SC Porto) foram os últimos a conseguir o apuramento, com o primeiro a deixar pelo caminho Tiago Neves (Ace Team), por 6-1 e 6-2, ao passo que Henriques beneficiou do abandono de Dino Molokova (Viseu Royal TC), quando o marcador lhe era favorável por 6-7, 6-3 e 4-1.