por | 3 Set, 2021 | Política, Sociedade

Simão Ribeiro defende encerramento dos dois aterros sanitários em Lustosa

O candidato da Coligação Acreditar Lousada à presidência da Câmara Municipal, Simão Ribeiro, defendeu a urgência do encerramento dos aterros sanitários da RIMA e da Ambisousa, na freguesia de Lustosa.

Simão Ribeiro, que falava num debate entre os cinco candidatos à presidência do Município, promovido pelo jornal Verdadeiro Olhar, afirmou que “é mais do que hora de ambos os aterros serem encerrados”, acrescentando que “não há dinheiro que pague a falta de qualidade de vida das populações de Lustosa, Barrosas Santo Estevão e Sousela, devido à falta de qualidade do ar, aos lixos que constantemente caem no rio Mezio e ao prejuízo de toda a fauna e flora que existe nos lençóis freáticos e naquele rio em concreto”.

Confrontado com as garantias do atual presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, de selagem, a curto prazo, de uma parte do aterro sanitário da Ambisousa, Simão Ribeiro lamentou que estas promessas “surjam sempre em final de mandato, dizendo que após as eleições é que vai ser”.

“Já começa a ser difícil levar a sério este tipo de posicionamento relativamente a quem gere os destinos do município”, acrescentou o candidato da Coligação Acreditar Lousada, lembrando a existência de “vários relatórios que apontam para deficiências estruturais no aterro da Ambisousa, nomeadamente ao nível da permeabilidade face aos solos e aos lençóis freáticos”.

Por outro lado, confrontado com a polémica suscitada, em 2020, com o depósito de resíduos de Itália no aterro da RIMA, em Lustosa, Simão Ribeiro sublinhou que permanece desconhecida a real proveniência e as características dos mesmos.
O candidato lembrou que a RIMA recusou fornecer, à comissão independente criada para acompanhar este caso, as guias de transporte dos resíduos, bem como os resultados das análises realizadas.

Para Simão Ribeiro, “a importação de lixos não é um modelo de negócio compatível com a política ambiental do município”, razão pela qual defendeu uma mudança radical de paradigma.

O candidato da Coligação Acreditar Lousada lembrou, ainda, que o atual presidente da Câmara e candidato do Partido Socialista “tem um passado em relação a este aterro”, visto que “participou, enquanto jurista da autarquia, no seu licenciamento” e, mais tarde, já como vereador do Ambiente, “na evolução daquilo que foi a correlação dos dois aterros”.

“O que acontece aqui é que foi criado o clima perfeito para que as culpas de tudo o que se possa passar de menos normal na RIMA sejam sempre atribuídas ao aterro da Ambisousa”, acrescentou.

Simão Ribeiro salientou, ainda, que a Câmara Municipal de Lousada tem uma participação financeira na RIMA, embora pequena, e que o vereador do Ambiente integra o respetivo Conselho de Administração.

“Isto faz com que a RIMA, sendo um aterro quase totalmente privado, passe a ter um cariz misto e, dessa forma, tenha uma possibilidade de licenciamento, quer junto da APA quer da CCDRN, muito mais facilitado”, realçou.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

“Segredo para uma vida feliz: sorrir, amar e servir os outros”

MARIA IRENE DA SILVA MONTEIRO, 89 ANOS É carinhosamente tratada por «Menina Irene» e destaca-se na...

Jorge Cunha volta a apresentar-se como candidato à presidência da Junta de Freguesia de Aveleda

Olhando para a freguesia como a sua própria casa, sendo esse o local onde crescemos e construímos...

Editorial 148 | Promessas

Começou a época das promessas “a torto e a direito”! Sinto que existem ainda candidatos...

AMBIENTE FORTE, CONCELHO FORTE

As alterações climáticas estão na ordem do dia. É fundamental ter politicas públicas municipais...

Armando Marques é o candidato do PS à União de Freguesias de Cernadelo e Lousada (S. Miguel e Sta. Margarida

O Partido Socialista de Lousada apresentou Armando Marques como candidato à Junta da União de...

Diversidade em Ação: O Poder da Inclusão de TODOS nos locais de trabalho

A diversidade e inclusão são elementos-chave para a construção de ambientes laborais justos,...

GESTÃO ESTRATÉGICA – PRESENTE E FUTURO

A gestão estratégica não se limita ao passado, mas concentra-se no presente e, sobretudo, no...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Outros Dados Históricos (Volume II e III) - Casa da Lama IX - (2ª Parte)  Figuras Ilustres - 1...

Os pombos (também) são uma terapia

COLOMBÓFILOS DE LOUSADA CELEBRAM 50 ANOS EM JULHO Estima-se que deve haver em Lousada cerca de 20...

Idosos, juventude e proximidade com os cidadãos entre as prioridades de Agostinha Monteiro na candidatura à Junta de Freguesia de Lustosa

Agostinha Monteiro apresentou os seis eixos do seu programa eleitoral para Lustosa. Entre as...

Siga-nos nas redes sociais