Nota de imprensa
A implementação de uma nova estratégia socioeconómica para o concelho, pensada a uma década, é o desafio a que se propõe o candidato da Coligação Acreditar Lousada à presidência da Câmara Municipal, Simão Ribeiro, que hoje iniciou a respetiva campanha eleitoral com uma visita ao Bairro Dr. Abílio Moreira.
“Lousada necessita de um presidente de Câmara com capacidade para garantir a execução de um projeto para a década, com a vontade, imaginação e competência para aproveitar os fundos financeiros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Plano Plurianual de Investimentos da União Europeia”, defende Simão Ribeiro.
Tendo em vista a elaboração de um programa eleitoral que responda às reais necessidades do concelho, Simão Ribeiro reuniu, desde o anúncio da candidatura, com várias entidades de Lousada, designadamente a Santa Casa da Misericórdia, a Cooperativa Agrícola de Lousada, o Clube Automóvel de Lousada, a GNR e a direção do Aparecida FC, entre outras.
“Não basta saber fazer, é preciso também saber ouvir e saber dialogar”, explica Simão Ribeiro, que do seu programa eleitoral destaca o objetivo de “aproveitar o posicionamento geográfico de Lousada, nomeadamente o facto de estar muito próxima de quatro Academias de excelência – a Universidade do Porto, Universidade do Minho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade de Aveiro (além de Institutos Politécnicos de referência) – e com elas alicerçar uma estratégia para uma década, no mínimo”.
Serviços públicos
A estratégia apontada pelo programa eleitoral de Simão Ribeiro para o crescimento económico de Lousada prevê a criação de um Espaço do Cidadão, que albergue a prestação de serviços públicos estatais e municipais, nomeadamente serviços de finanças, conservatória e segurança social.
A reorganização, desburocratização e aceleração da digitalização dos processos administrativos sociais e a garantia de que qualquer projeto de obras bem instruído passe a ser licenciado no prazo máximo de dois meses, são outras prioridades.
Ainda neste mesmo contexto estratégico, Simão Ribeiro pretende descentralizar os serviços municipais com a criação de um Balcão Único Municipal, na Vila de Aparecida e em Lustosa.
Investimento
A captação de novos investimentos, preferencialmente de base tecnológica e potenciadores de melhores salários, é uma das principais prioridades de Simão Ribeiro. Para tal, pretende criar uma Agência Municipal para o Investidor e implementar o Programa Via Verde para o Investimento no Concelho, procurando captar e acompanhar investidores e os seus projetos.
Simultaneamente, aposta no reforço e na promoção de mais mecanismos para acompanhar e apoiar os empresários e os comerciantes locais, quer na modernização do tecido económico, quer na sua internacionalização.
Entre outras medidas, propõe também a construção da Área de Acolhimento Empresarial de Caíde de Rei e de um Centro Industrial e Tecnológico na proximidade dos eixos rodoviários A42/A11.
Transportes
Ao nível dos transportes, Simão Ribeiro quer implementar um Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Públicos no concelho, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, de forma ecológica e sustentável.
“O objetivo é garantir a cobertura total e espacial da rede rodoferroviária de transportes em múltiplos horários e promover a sua articulação e utilização, em estreita colaboração com os operadores de transportes coletivos e com os taxistas”, explica.
Paralelamente, pretende avançar com a requalificação e modernização da rede viária em todo concelho, incluindo a construção de novos circuitos pedonais e de uma rede de ciclovias pelos principais pontos de interesse turístico.
Marca Lousada
A criação e dinamização da “marca Lousada” é um dos grandes desafios a que se propõe Simão Ribeiro. O objetivo é evidenciar a identidade do concelho com base naquilo que mais o caracteriza e diferencia, designadamente a sua juventude, o desporto, a natureza, os produtos endógenos, a moda, a confeção e a cultura.
Simultaneamente, o programa eleitoral da Coligação Acreditar Lousada prevê a construção de um novo Mercado Municipal, moderno e multifuncional, que proporcione condições qualificadas de trabalho, venda de produtos e serviços, assim como a dinamização simultânea e/ou ocasional de outras utilizações complementares, como seja a restauração e a animação cultural.
Política social
Ao nível da saúde, Simão Ribeiro propõe a construção de um novo Centro de Saúde para servir as freguesias do Mezio (Lodares, Nevogilde, Nespereira, Casais, Figueiras e Covas).
Simultaneamente, aposta na promoção, em articulação com os parceiros sociais, de um projeto para uma unidade de saúde mental que sirva o concelho e a região.
Compromete-se, ainda, a apoiar financeiramente as IPSS na criação de novas creches, de forma descentralizada pelas freguesias, bem como a estabelecer parcerias com as IPSS lousadenses para a construção de um Lar para Idosos e a ampliação da rede de Centros de Dia.
A reabilitação e modernização dos bairros sociais do município é outra das apostas de Simão Ribeiro, caso seja eleito. Da mesma forma, pretende que o Município apoie obras idênticas no Bairro Dr. Abílio Moreira.
Compromete-se, ainda, a concluir a instalação das redes de abastecimento água e de saneamento, bem como a rede de iluminação pública.
Educação
Ao nível da educação, Simão Ribeiro propõe-se rever a Carta Educativa Municipal, procurando um território educativo que permita uma educação de qualidade para todos ao longo da vida.
Destaque, também, para o objetivo de trazer para Lousada cursos de formação, de âmbito universitário e politécnico, com incidência nas áreas de economia, gestão, engenharia, informática, hotelaria, mecânica, vestuário e desporto.
Simão Ribeiro pretende, ainda, que o Município garanta o transporte escolar gratuito a todos alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário que residam a mais de dois quilómetros da escola.
Simultaneamente, promete apoiar as juntas de freguesia, através de um programa próprio, na aquisição de viaturas de apoio ao transporte escolar, bem como garantir o transporte gratuito a todas crianças dos Jardins de infância e do 1º ciclo.
Desporto
Simão Ribeiro quer assumir o Desporto Automóvel como uma “marca” e, em parceria com o Clube Automóvel de Lousada, construir uma nova pista de automobilismo, dotada de infraestruturas complementares destinadas à hotelaria, restauração, ensino/formação, investigação e desenvolvimento.
Por outro lado, tem como objetivo apoiar a requalificação e modernização dos equipamentos desportivos nas freguesias, incluindo a colocação de pisos sintéticos em diversos campos de futebol.
Ainda ao nível das infraestruturas desportivas, Simão Ribeiro propõe a construção de um Pavilhão Multiusos, no Complexo Desportivo, que sirva toda a região do Tâmega e Sousa.
Estas são algumas das inúmeras medidas que compõem o programa eleitoral de Simão Ribeiro, com base num princípio de modernidade, ambição e transparência.
Comentários