por | 14 Set, 2021 | Política

Simão Ribeiro inicia campanha eleitoral com proposta estratégica para 10 anos

Nota de imprensa

A implementação de uma nova estratégia socioeconómica para o concelho, pensada a uma década, é o desafio a que se propõe o candidato da Coligação Acreditar Lousada à presidência da Câmara Municipal, Simão Ribeiro, que hoje iniciou a respetiva campanha eleitoral com uma visita ao Bairro Dr. Abílio Moreira.

“Lousada necessita de um presidente de Câmara com capacidade para garantir a execução de um projeto para a década, com a vontade, imaginação e competência para aproveitar os fundos financeiros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Plano Plurianual de Investimentos da União Europeia”, defende Simão Ribeiro.

Tendo em vista a elaboração de um programa eleitoral que responda às reais necessidades do concelho, Simão Ribeiro reuniu, desde o anúncio da candidatura, com várias entidades de Lousada, designadamente a Santa Casa da Misericórdia, a Cooperativa Agrícola de Lousada, o Clube Automóvel de Lousada, a GNR e a direção do Aparecida FC, entre outras.

“Não basta saber fazer, é preciso também saber ouvir e saber dialogar”, explica Simão Ribeiro, que do seu programa eleitoral destaca o objetivo de “aproveitar o posicionamento geográfico de Lousada, nomeadamente o facto de estar muito próxima de quatro Academias de excelência – a Universidade do Porto, Universidade do Minho, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade de Aveiro (além de Institutos Politécnicos de referência) – e com elas alicerçar uma estratégia para uma década, no mínimo”.

Serviços públicos

A estratégia apontada pelo programa eleitoral de Simão Ribeiro para o crescimento económico de Lousada prevê a criação de um Espaço do Cidadão, que albergue a prestação de serviços públicos estatais e municipais, nomeadamente serviços de finanças, conservatória e segurança social.
A reorganização, desburocratização e aceleração da digitalização dos processos administrativos sociais e a garantia de que qualquer projeto de obras bem instruído passe a ser licenciado no prazo máximo de dois meses, são outras prioridades.
Ainda neste mesmo contexto estratégico, Simão Ribeiro pretende descentralizar os serviços municipais com a criação de um Balcão Único Municipal, na Vila de Aparecida e em Lustosa.

Investimento

A captação de novos investimentos, preferencialmente de base tecnológica e potenciadores de melhores salários, é uma das principais prioridades de Simão Ribeiro. Para tal, pretende criar uma Agência Municipal para o Investidor e implementar o Programa Via Verde para o Investimento no Concelho, procurando captar e acompanhar investidores e os seus projetos.
Simultaneamente, aposta no reforço e na promoção de mais mecanismos para acompanhar e apoiar os empresários e os comerciantes locais, quer na modernização do tecido económico, quer na sua internacionalização.
Entre outras medidas, propõe também a construção da Área de Acolhimento Empresarial de Caíde de Rei e de um Centro Industrial e Tecnológico na proximidade dos eixos rodoviários A42/A11.

Transportes

Ao nível dos transportes, Simão Ribeiro quer implementar um Plano Municipal de Mobilidade e Transportes Públicos no concelho, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, de forma ecológica e sustentável.
“O objetivo é garantir a cobertura total e espacial da rede rodoferroviária de transportes em múltiplos horários e promover a sua articulação e utilização, em estreita colaboração com os operadores de transportes coletivos e com os taxistas”, explica.
Paralelamente, pretende avançar com a requalificação e modernização da rede viária em todo concelho, incluindo a construção de novos circuitos pedonais e de uma rede de ciclovias pelos principais pontos de interesse turístico.

Marca Lousada

A criação e dinamização da “marca Lousada” é um dos grandes desafios a que se propõe Simão Ribeiro. O objetivo é evidenciar a identidade do concelho com base naquilo que mais o caracteriza e diferencia, designadamente a sua juventude, o desporto, a natureza, os produtos endógenos, a moda, a confeção e a cultura.
Simultaneamente, o programa eleitoral da Coligação Acreditar Lousada prevê a construção de um novo Mercado Municipal, moderno e multifuncional, que proporcione condições qualificadas de trabalho, venda de produtos e serviços, assim como a dinamização simultânea e/ou ocasional de outras utilizações complementares, como seja a restauração e a animação cultural.

Política social

Ao nível da saúde, Simão Ribeiro propõe a construção de um novo Centro de Saúde para servir as freguesias do Mezio (Lodares, Nevogilde, Nespereira, Casais, Figueiras e Covas).
Simultaneamente, aposta na promoção, em articulação com os parceiros sociais, de um projeto para uma unidade de saúde mental que sirva o concelho e a região.
Compromete-se, ainda, a apoiar financeiramente as IPSS na criação de novas creches, de forma descentralizada pelas freguesias, bem como a estabelecer parcerias com as IPSS lousadenses para a construção de um Lar para Idosos e a ampliação da rede de Centros de Dia.
A reabilitação e modernização dos bairros sociais do município é outra das apostas de Simão Ribeiro, caso seja eleito. Da mesma forma, pretende que o Município apoie obras idênticas no Bairro Dr. Abílio Moreira.
Compromete-se, ainda, a concluir a instalação das redes de abastecimento água e de saneamento, bem como a rede de iluminação pública.

Educação

Ao nível da educação, Simão Ribeiro propõe-se rever a Carta Educativa Municipal, procurando um território educativo que permita uma educação de qualidade para todos ao longo da vida.
Destaque, também, para o objetivo de trazer para Lousada cursos de formação, de âmbito universitário e politécnico, com incidência nas áreas de economia, gestão, engenharia, informática, hotelaria, mecânica, vestuário e desporto.
Simão Ribeiro pretende, ainda, que o Município garanta o transporte escolar gratuito a todos alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário que residam a mais de dois quilómetros da escola.
Simultaneamente, promete apoiar as juntas de freguesia, através de um programa próprio, na aquisição de viaturas de apoio ao transporte escolar, bem como garantir o transporte gratuito a todas crianças dos Jardins de infância e do 1º ciclo.

Desporto

Simão Ribeiro quer assumir o Desporto Automóvel como uma “marca” e, em parceria com o Clube Automóvel de Lousada, construir uma nova pista de automobilismo, dotada de infraestruturas complementares destinadas à hotelaria, restauração, ensino/formação, investigação e desenvolvimento.
Por outro lado, tem como objetivo apoiar a requalificação e modernização dos equipamentos desportivos nas freguesias, incluindo a colocação de pisos sintéticos em diversos campos de futebol.
Ainda ao nível das infraestruturas desportivas, Simão Ribeiro propõe a construção de um Pavilhão Multiusos, no Complexo Desportivo, que sirva toda a região do Tâmega e Sousa.
Estas são algumas das inúmeras medidas que compõem o programa eleitoral de Simão Ribeiro, com base num princípio de modernidade, ambição e transparência.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais

Vai realizar-se amanhã, 20 de setembro, a conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais. O evento...

Siga-nos nas redes sociais