por | 20 Set, 2021 | Política

Simão Ribeiro quer libertar associações das amarras políticas da Câmara de Lousada

Nota de imprensa

Simão Ribeiro quer que o movimento associativo de Lousada deixe de estar refém do poder político da Câmara Municipal e anuncia uma mudança radical na relação entre o Município e as associações do concelho, caso seja eleito para a presidência da autarquia no próximo dia 26 de setembro.

“Porque o encaro como um fator de valorização territorial e do nosso capital humano e, também, a pensar na juventude lousadense, vou criar uma nova e moderna relação com o movimento associativo lousadense, empoderando-o, autonomizando-o e tirando-o das amarras políticas da Câmara Municipal, tornando-o verdadeiramente livre”, garante.

O candidato da Coligação Acreditar Lousada pretende criar um Gabinete de Apoio ao Associativismo, “que torne as associações do concelho livres e independentes, que não lhes dê peixe aos bocadinhos, quando têm fome, mas que lhes dê uma cana, leve e eficaz, e as ensine a pescar”.

Segundo explicou, a missão do novo gabinete será, numa primeira fase, “ajudar o movimento associativo a evoluir, a modernizar-se, a ter contabilidade organizada e a cumprir um caminho que leve as instituições a obterem o estatuto de utilidade pública”.

Depois desse grande desafio ultrapassado, o objetivo será ajudar as associações no recurso a financiamentos de fundos europeus, do IPDJ e da Secretaria de Estado da Juventude. “Quero dar às associações a oportunidade de serem livres, autónomas, modernas e o mais possível autossuficientes e independentes do poder político de Lousada”, disse.

Algo que nunca aconteceu porque, segundo Simão Ribeiro, “nunca interessou ao atual poder socialista, porque deixaria de ter a sua chancela política em cima dos dirigentes associativos”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Hélder Archer é o maior promotor de Anime em Portugal

O enfermeiro Helder Bruno Ribeiro Archer, de 41 anos, é natural de Meinedo, em Lousada, e vive...

Editorial 156 | Evasão e Resiliência

Numa edição tão recheada de cultura e literatura, é impossível não trazer também uma expressão...

Professores calorosamente recebidos na Croácia

Três elementos da equipa da biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas Mário Fonseca realizaram...

Fala-se muito nas camadas jovens, ativistas e grupos LGBT sobre a inclusão, mas o que realmente é...

Setembro marca sempre um recomeço. Nos centros de saúde, nota-se nas salas de espera mais cheias,...

FAZER O LUTO POR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO: PARA MUITOS É COMO PERDER UM FAMILIAR

Há quatro cemitérios de animais em Portugal. Nenhum é nesta região. Estão localizados em Lisboa,...

“Tocar na alma é uma função do grupo coral”

O docente de Boim, que leciona em Nevogilde, tem uma atividade secundária muito importante na sua...

PS PERDEU UM DEPUTADO PARA O CHEGA

O Partido Socialista mantém a liderança da Assembleia Municipal (AM), que será presidida por Pedro...

Mapa autárquico lousadense está “feito em dois oitos”

Se a votação para a Câmara Municipal (CM) e para a Assembleia Municipal (AM) não deixou margem...

O melhor resultado de sempre na estreia

O novo presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira, do Partido Socialista, obteve o...

Siga-nos nas redes sociais