por | 20 Set, 2021 | Política

Simão Ribeiro quer libertar associações das amarras políticas da Câmara de Lousada

Nota de imprensa

Simão Ribeiro quer que o movimento associativo de Lousada deixe de estar refém do poder político da Câmara Municipal e anuncia uma mudança radical na relação entre o Município e as associações do concelho, caso seja eleito para a presidência da autarquia no próximo dia 26 de setembro.

“Porque o encaro como um fator de valorização territorial e do nosso capital humano e, também, a pensar na juventude lousadense, vou criar uma nova e moderna relação com o movimento associativo lousadense, empoderando-o, autonomizando-o e tirando-o das amarras políticas da Câmara Municipal, tornando-o verdadeiramente livre”, garante.

O candidato da Coligação Acreditar Lousada pretende criar um Gabinete de Apoio ao Associativismo, “que torne as associações do concelho livres e independentes, que não lhes dê peixe aos bocadinhos, quando têm fome, mas que lhes dê uma cana, leve e eficaz, e as ensine a pescar”.

Segundo explicou, a missão do novo gabinete será, numa primeira fase, “ajudar o movimento associativo a evoluir, a modernizar-se, a ter contabilidade organizada e a cumprir um caminho que leve as instituições a obterem o estatuto de utilidade pública”.

Depois desse grande desafio ultrapassado, o objetivo será ajudar as associações no recurso a financiamentos de fundos europeus, do IPDJ e da Secretaria de Estado da Juventude. “Quero dar às associações a oportunidade de serem livres, autónomas, modernas e o mais possível autossuficientes e independentes do poder político de Lousada”, disse.

Algo que nunca aconteceu porque, segundo Simão Ribeiro, “nunca interessou ao atual poder socialista, porque deixaria de ter a sua chancela política em cima dos dirigentes associativos”.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Vindimas 2026: Adega Cooperativa de Lousada já definiu calendário para entrega de uvas

Campanha arranca a 1 de setembro e prolonga-se, previsivelmente, até 25 de setembro, com a receção...

Casais e o Seu Lado Lunar

Há lugares que se descrevem pela geografia. Outros, pela história. Casais, porém, pertence ao raro...

IL LANÇA “DADOS ABERTOS LOUSADA”

NOTA DE IMPRENSA DA Iniciativa Liberal Lousada de 17 de agosto de 2026A Iniciativa Liberal de...

PSD Lousada aponta “falta de ambição estratégica” e abstém-se na votação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS)

Os vereadores do Partido Social Democrata (PSD) na Câmara Municipal de Lousada abstiveram-se hoje,...

Hoje é Dia Internacional da Juventude. E, como todos os anos, veremos certamente fotografias,...

Filipa Vieira, uma lousadense a liderar os estudantes de Engenharia Biomédica

Tem 22 anos, frequenta Engenharia Biomédica na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e...

TRADIÇÃO CONTINUA VIVA: A Sagrada Família que une gerações

Durante décadas, a chegada da caixa da Sagrada Família a uma casa foi sinónimo de recolhimento,...

Sandra Monteiro pinta a emoção que nasce no silêncio

Profundamente marcada pela emoção, pelo realismo e pela intensidade do olhar humano, as pinturas a...

Subida de divisão aumenta o desafio dos veteranos da ADL

A equipa de Masters da AD Lousada concluiu uma temporada de grande nível, garantindo a subida à...

Patinador lousadense conquistou medalha de prata

O jovem Gabriel Ferreira, de Aveleda, está a construir uma promissora carreira na patinagem...

Siga-nos nas redes sociais