Nota de imprensa
No passado domingo, mais de uma centena de pessoas marcaram presença na sessão de esclarecimentos realizada pela candidatura de Joaquim Magalhães à Junta de Freguesia de Nevogilde.
A sessão começou com apresentação de um vídeo alusivo à candidatura e, de seguida, Joaquim Magalhães deu início à apresentação do seu manifesto eleitoral com as múltiplas medidas que pretende implementar em Nevogilde, onde se destaca o apoio para a criação de um Movimento Sénior para os idosos, ampliação do Cemitério n.º 1 e melhoria dos acessos ao Cemitério n.º 2, criação de estacionamento e construção de novas casas de banho, construção de uma nova estrada entre a mortuária e a Rua Presa da Lameira, criar condições para a instalação de pavilhões industriais na freguesia, adquirir terrenos para o alargamento do Arraial da Senhora da Ajuda, entre outras medidas que estão plasmadas no programa eleitoral.
Na resposta às questões do público, Joaquim Magalhães esclareceu desde logo algumas mentiras criadas pela candidatura do PSD relativamente às obras efetuadas na antiga escola primária que agora serve de apoio às associações e onde será criado um novo movimento sénior por parte da ASS Nevogilde, como já foi protocolado com o Município.

O candidato do PS afirmou que tem participado nestas obras à sua conta e em total solidariedade para com as várias associações de Nevogilde, dando o seu tempo, trabalho e dinheiro para que as instituições da freguesia tenham espaços condignos. Para além disso, face à dúvida de se ter fechado a porta de acesso à cantina para as salas, foi explicado que houve essa necessidade face ao projeto de arquitetura prever essa situação e ser obrigatória a existência de casas de banho próximas da sala para dar apoio aos idosos, havendo sempre alternativas de acesso à zona da cantina.
Caso assuma a Presidência da Junta é sua intenção continuar a contar com os atuais funcionários da Junta e reforçar com mais efetivos para garantir um trabalho eficaz e rápido para a população, garantindo ainda que se for eleito, prescindirá da remuneração que terá direito em prol das Associações da terra. Será um gesto meramente simbólico mas que garante ser sua verdadeira intenção.
Lar de idosos e Centro de Saúde para a região são objetivos
Na presença do candidato e atual Presidente de Câmara, Dr. Pedro Machado, foram expostas um conjunto de intenções para a freguesia e para toda a região oeste/mezio que visa dar mais relevo a esta zona.
Pedro Machado afirmou que já foi feita uma candidatura ao programa PARES, sob a tutela da Segurança Social, de modo a que Lousada conte com um novo Lar para idosos e cujo o terreno municipal cedido para o efeito está localizado em Nevogilde, junto ao Campo de Futebol.
A criação deste Lar é uma intenção que carece de aprovação, mas com as verbas do PPR, poderá ser uma realidade mais próxima. O Presidente de Câmara afirmou ainda que ao longo dos últimos anos, o Município de Lousada está a investir muito na freguesia, relembrando os investimentos na requalificação do campo de futebol com sintético, balneários e edifício de apoio, requalificação de estradas onde se destaca a Presa da Lameira e S. Veríssimo e também a requalificação da escola de Lagoas e da EB 2/3 que estará para breve.
Houve também oportunidade para referir que já foi dada nota à Ministra da Saúde da disponibilidade do Município contribuir e ajudar a criar um novo Centro de Saúde na zona oeste que possa abranger os utentes de uma série de freguesias incluindo Nevogilde, para dar uma resposta mais adequada e efetiva a esta população.