Opinião de Ana Regadas, psicóloga
A insónia é a dificuldade em adormecer, manter o sono ou acordar precocemente ou a perceção de que o sono foi insuficiente ou não reparador. A dificuldade em dormir ocorre apesar de existir a oportunidade e circunstâncias para tal.
Assim a privação do sono pode comprometer a vida da pessoa, trazendo algumas consequências a vários níveis, tais como:
-Défice memória;
-Cefaleias;
-Fadiga ou Mal-estar;
-Propensão a erros e acidentes;
-Menor motivação e energia;
-Défice de concentração e atenção;
-Alteração de humor e irritabilidade;
-Sonolência diurna.
No entanto, muitas das vezes estas privações estão associadas a alguns fatores de risco, como, situações de desemprego, o aumento da idade, trabalho por turnos, escassas relações sociais, separação/divórcio, ser do sexo feminino, abuso de substâncias, doenças psiquiátricas, entre outras.
São muitas as pessoas que relatam a dificuldade para dormir. Por esse motivo, é importante, fazer uma higiene de sono adequada, como:
-Manter uma rotina, acordar e deitar sempre à mesma hora;
-A prática de exercício físico é importante, no entanto, deve ser evitada 4/6horas antes de dormir, visto que a mesma aumenta a temperatura corporal e o ritmo cardíaco;
-Deve evitar a cafeína, álcool e nicotina uma vez que trazem consequências ao nível da qualidade de sono e facilidade em adormecer;
-Evitar sestas, pois prejudicam o sono à noite;
-A utilização de tecnologias (telemóvel, tablet, tv e computadores) antes de dormir não é aconselhável, visto que são um elemento estimulante para o cérebro.
-Deve optar por refeições ligeiras à noite;
-O ambiente do quarto deve ser confortável para dormir, a roupa da cama deve ser confortável para que a temperatura seja adequada para não ter frio nem calor. Deve ter o mínimo de luz possível e ruídos para não estimular o cérebro.
Torna-se, assim, importante estar alerta aos primeiros sintomas e no caso de persistirem deverá recorrer a um profissional de Psicologia Clínica para que seja feita uma avaliação. De forma, a que a sua saúde mental tenha qualidade é importante adotar alguns comportamentos saudáveis incluindo no horário de dormir.