O candidato do Partido Socialista (PS), Pedro Machado, foi reeleito Presidente da Câmara Municipal e, para além de manter a votação de 2017, conseguiu um reforço e elegeu mais um vereador. Nestas eleições autárquicas, o PS tirou três freguesias à Coligação PSD/CDS-PP e perdeu uma. Na Assembleia Municipal, também conseguiu um reforço da representação.
Ao som de “A Portuguesa”, foi às centenas de lousadenses que Pedro Machado se dirigiu, na noite eleitoral, para agradecer a vitória, a maior de sempre no concelho. “A alegria que vocês sentem, é a mesma alegria que eu sinto, porque foi mais uma luta, mas tínhamos a consciência de que ia correr bem, porque as eleições não se ganham nas campanhas eleitorais, as eleições ganham-se durante 365 dias, em quatro anos”, afirmou.
“Tínhamos essa plena convicção de que tínhamos feito aquilo que era devido e, sobretudo, sentimos um grande apoio por parte de quem nos contactava”, ressalvou.
O presidente revelou que a campanha foi “muito tranquila, diferente daquilo que era habitual, pelas razões que todos sabem, e fomos acusados de ser arrogantes pela forma como o fizemos”, no entanto, realçou que “não foi arrogância, foi apenas a simplicidade e a tranquilidade que nos caracterizam”.
A primeira mensagem de felicitações foi dirigida a Lurdes Castro, “a primeira mulher a presidir a Assembleia Municipal de Lousada eleita como cabeça de lista do Partido Socialista”, lembrou.
Lurdes Castro era a atual presidente, que assumiu o cargo após o falecimento de Mário Fonseca e, mais recentemente, em substituição de Jorge Magalhães, que foi recordado pelo presidente da autarquia. “Não podia deixar de lembrar a sua memória. A falta que ele nos faz, o quanto ele gostaria de estar aqui a celebrar e a festejar connosco”, testemunhou.
“Uma palavra também de felicitações e de agradecimento a todos os nossos candidatos, sobretudo aos cabeças de lista e permitam-me que destaque, dentro desses, os que não conseguiram os seus objetivos, que conseguiram resultados estrondosos, apesar de não terem ganho”, manifestou.
Pedro Machado reforçou que será sempre “a mesma pessoa” e um dia que deixar de exercer funções “serei a mesma pessoa que era antes de ser eleito, com a mesma simplicidade de sempre, com a mesma tranquilidade e com a mesma proximidade”.
“A todos aqueles que acreditam em nós, a todos aqueles que têm orgulho naquilo que Lousada é, muito obrigada. Chocou-me ouvir algumas coisas que se disse sobre o nosso concelho, felizmente que os lousadenses têm consciência e têm orgulho no concelho que têm e nas pessoas que o lideram, não podia sentir-me mais grato”, discursou.
O presidente cumpre o seu último mandato, mas garantiu que será “sempre com a mesma postura, com ainda mais energia, porque uma coisa vos garanto: eu vou trabalhar como se este fosse o meu primeiro mandato, porque quero, daqui a quatro anos, estar aqui convosco a celebrar mais uma vitória do Partido Socialista”.
Uma última palavra foi dirigida “aos que não votaram em nós”, em que Pedro Machado assegurou que será “o presidente de todos os lousadenses, sem discriminar ninguém. Se temos conseguido, eleição após eleição, reforçar as maiorias, é porque as pessoas reconhecem que nós não discriminamos ninguém”.
Comentários