por | 20 Out, 2021 | Desporto

Lousada recebeu torneio de Ténis em Cadeira de Rodas 

Durante os dias 8 e 10 de outubro, Lousada Ténis Atlântico recebeu o Circuito TCR2, um evento do calendário nacional de ténis em cadeira de rodas.

Carlos Leitão, atleta do CT Pombal, foi o grande vencedor da prova, que contou com um total de sete jogadores.

Depois de uma prova equilibrada, o atual campeão, 111.º no ranking ITF, deixou para trás José Sousa (CT Marco) por 7-6 (2) e 6-2 e acabou por superar Fábio Reis (VTPA) no encontro final, com os parciais de 6-7 (5), 6-2 e 6-4.

O grande vencedor, Carlos Leitão, de 50 anos, começou a praticar ténis em cadeira de rodas em 2000. “Comecei a praticar depois de ter tido um acidente durante um jogo de futsal. Nunca cheguei a jogar ténis sem ser na cadeira”, reflete. 

Carlos Leitão

Para o atleta, “este foi um jogo muito equilibrado” e acredita que “é sempre bom chegar à final”, mas ganhar “é sempre muito melhor”. 

“O meu objetivo é continuar a praticar a modalidade e torneio a torneio tentar ganhar o máximo que conseguir.” – Carlos Leitão 

Carlos Leitão é um veterano nas vitórias e já foi campeão nacional oito vezes, sendo que sete foram consecutivas. Depois desta vitória, “o meu objetivo é continuar a praticar a modalidade e torneio a torneio tentar ganhar o máximo que conseguir. Toda a gente quer ganhar, só temos de dar o nosso melhor”, afirma.  

O segundo classificado foi Fábio Reis, de 33 anos, natural de Santa Maria da Feira e a residir no Algarve. Há sete anos, um acidente mudou-lhe a vida e isso levou-o a praticar ténis de cadeira de rodas. “Estou muito motivado e muito contente com os resultados que tenho tido nestes últimos dois anos. Até ao acidente, só praticava futebol, onde queria ser o Cristiano Ronaldo, agora quero ser o Cristiano Ronaldo do ténis”, brinca. 

Fábio Reis

“Neste torneio fiz uma das minhas melhores vitórias desde que comecei a praticar, para além de ter sido campeão nacional em pares com o meu parceiro, no ano passado, ganhei 6-0 6-3, fiz um ótimo jogo, um dos melhores jogos do ano. Estar na final é muito bom, é a minha primeira final no TCR. É um dia que fica marcado pela data do meu acidente, mas também pela presença na final”, reflete. 

“Acima de tudo quero desfrutar do ténis e aproveitar todos os momentos dentro de campo. Continuar a trabalhar para ser o melhor, que é esse o objetivo.” – Fábio Reis 

O jogo da final acabou por não correr tão bem para o atleta, que acabou por ficar em 2.º lugar. “Agora, só tenho de analisar as coisas boas e as coisas más que fiz dentro de campo e continuar a treinar para as próximas competições”, assegura, acrescentando que o foco “é ser o primeiro jogador português a marcar presença nos Paralímpicos em Paris, em 2024, e ser campeão de singulares este ano”. 

“Acima de tudo quero desfrutar do ténis e aproveitar todos os momentos dentro de campo. Continuar a trabalhar para ser o melhor, que é esse o objetivo”, termina. Apesar de ser uma modalidade com poucos apoios, Fábio Reis sublinha o apoio do “Vilamoura Tennis & Padel Academy”, de Pedro Frazão, da BIDI BADU Portugal e da SOLINCO Portugal. 

Em ação, estiveram ainda os jogadores João Sanona, do Clube Ténis de Setúbal, Paulo Silva e Cristiano Magalhães, ambos do CT Marco e Francisco Aguiar (CS Nun’Álvares).

Em pares, Carlos Leitão e Fábio Reis acumularam um total de seis pontos, após vencerem todos os encontros. Na segunda e terceira posição, ficaram as duplas João Sanona/Paulo Silva e Francisco Aguiar/José Sousa, respetivamente.

Já no quadro B, Francisco Aguiar levou a melhor sobre Paulo Silva, pelos parciais de 6-1 e 6-0.

O TCR 5 vai decorrer em Lousada, nos dias 6 e 7 de novembro.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Siga-nos nas redes sociais