por | 12 Nov, 2021 | Editorial, Editorial, Opinião

Editorial da edição n.º 61 de 11 de novembro de 2021

A 61ª edição de O Louzadense sai por coincidência no dia de S. Martinho.

Segundo a lenda, num dia frio e tempestuoso de outono, um soldado romano, de nome Martinho, percorria o seu caminho montado a cavalo, quando deparou com um mendigo cheio de fome e frio. O soldado, conhecido pela sua generosidade, tirou a capa que envergava e com a espada cortou-a ao meio, cobrindo o mendigo com uma das partes. Mais adiante, encontrou outro pobre homem cheio de frio e ofereceu-lhe a outra metade. 

Sem capa, Martinho continuou a sua viagem ao frio e ao vento quando, de repente e como por milagre, o céu se abriu, afastando a tempestade. Os raios de sol começaram a aquecer a terra e o bom tempo prolongou-se por cerca de três dias.

Recordo esta lenda para ilustrar a diferença de quem está na política como missão e não apenas para beneficiar dessas suas participações políticas. O soldado Martinho não era político, mas preocupava-se com o seu semelhante. Os atuais políticos nacionais não têm sentido de estado nem estão preocupados com o seu semelhante concidadão. Conseguiram colocar o país numa situação desconfortável e de difícil definição. Não se sabe ainda como serão geridos os dinheiros de apoio à crise pandémica. Há duas semanas atrás, já abordamos a situação política do país, ainda com alguma esperança que a solução não fosse eleições legislativas antecipadas. Esta atual bipartidarização do país, bem como a sua organização em partidos ainda muito “clássicos”, ou seja com uma clientela fixa que gravita nos núcleos centrais partidários, só prejudica o país. Não há sentido de estado e nem missão coletiva. Coloca-se em causa o país  por lutas intestinais, de onde só resulta porcaria. Uns para colocar os seus “boys”, outros para terem lugar em listas de deputados e ainda outros para terem lugares em empresas financiadas direta ou indiretamente pelo estado. Com tudo isto, aceleram-se as desigualdades, a injustiça e a corrupção.

Luís Santos é o nosso “Grande Louzadense”! Oriundo da freguesia de Caíde de Rei, desde de novo se dedicou à sua adorada freguesia. Passou pelo Sport Clube de Caíde de Rei, pela Associação dos Voluntários de Caíde de Rei e foi presidente da junta de freguesia. Homem simples, discreto, mas ativo, reconhece-se na sua pessoa um homem bom e disponível para ajudar o próximo.

Na rubrica “Cidadania” temos Belmiro Serra. Foi e é o grande impulsionador da Feira de Colecionismo e Velharias de Lousada. Feira já com grande impacto, que conta com mais de 50 vendedores e colecionadores. Arrasta visitantes de outras localidades à procura desta ou daquela peça que lhes interessa. Belmiro Serra tem uma vida dedicada ao colecionismo. Para além do que compra e vende, guarda em casa uma coleção de selos com mais de 100 mil de todo o mundo.

Nesta edição relevamos a Associação de Solidariedade Social de Nespereira (ASSN) que germinou em 1990 e está prestes a inaugurar novas instalações. A instituição passa a usufruir de uma área total aproximada de 2900 metros quadrados, sendo que 1900 são de área coberta. 

Como recentemente tivemos o dia dedicado aos nossos familiares já desaparecidos, quisemos conhecer a realidade do negócio das flores, que tem nessa altura um incremento significativo.

O Louzadense mantém a sua diversidade de temas, propondo-se aproximar os lousadenses da sua identidade e bairrismo.

Continuem a seguir-nos!

Boa leitura!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Jovem promessa do futebol feminino dá nas vistas em Romariz

Aos 11 anos, Joana Ferreira começa já a afirmar-se como uma das jovens promessas do futebol...

ACML está a celebrar o 51.º aniversário

A Associação de Cultura Musical de Lousada celebrou ontem, 12 de abril, o seu 51.º aniversário com...

Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes exigem a concretização da Linha do Vale do Sousa

As Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes juntam-se para...

PSD Lousada afirma a importância da Linha do Vale do Sousa e alerta para falta de envolvimento do Município

Na reunião da Câmara Municipal de Lousada realizada no passado dia 9 de abril, o vereador do PSD,...

CÂMARA DESRESPEITA A OPOSIÇÃO, E COM ELA OS LOUSADENSES QUE A ELEGERAM

A Iniciativa Liberal chama a atenção dos lousadenses para uma situação que, não sendo nova, merece...

MaisVila em grande no Multidesporto em Lousada

O Duatlo Cross Lousada e o Aquatlo Jovem Master Fun transformaram a vila num inédito palco...

O Caminho de Santiago em conferência

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebeu na noite de ​sexta-feira a conferência...

Leonor Leal é bicampeã em ginástica artística

A ginasta lousadense, Maria Leonor Leal, da Academia de Ginástica de Lousada (AGL), conquistou, no...

O LICRANÇO – não é uma cobra, nem representa perigo… então, porque o tememos tanto?

Quantas vezes, ao virar uma pedra ou ao mexer num tronco velho, alguém gritou: “Cuidado, é uma...

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada iniciou em 2026 um plano conjunto entre as suas várias...

Siga-nos nas redes sociais