A Comissão de Pais da Escola Básica de Mourinho e do Jardim de Infância de Uchas, juntamente com a Junta de Freguesia de Aveleda, organizaram, nos dias 20 e 21 de novembro, uma exposição infantil que abordou e alertou para os Direitos Internacionais da Criança.
A exposição que teve lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia e acolheu trabalhos realizados pelos alunos da Escola Básica de Mourinho e do Jardim de Infância de Uchas surgiu para assinalar o Dia dos Direitos Internacionais da Criança e, por isso, “lançamos o desafio às escolas e foi uma coisa muito espontânea”, referiu Sara Silva, representante da Associação de Pais.

Os trabalhos foram realizados pelas crianças, com a colaboração dos professores, nas respetivas escolas. “Nós, pais e executivo da Junta, não sabíamos o que vinha até ao dia em que recebemos todo o material. Foi tudo feito através da criatividade deles”, explicou.
“A freguesia não é muito grande e ver os trabalhos das diversas crianças, ver como cresceram, é gratificante. No fundo, acabamos por nos sentirmos felizes por ver tanto envolvimento e ver tanta entrega nesta exposição que para nós é muito grande, porque mostra aquilo que se faz e por vezes está guardado nas escolas e que agora saiu para o resto da comunidade”, expressa a encarregada de educação.
Esta iniciativa pretendeu alertar crianças e comunidade para os Direitos das Crianças e dinamizar a freguesia a nível cultural. “Somos um novo executivo na freguesia de Aveleda e queremos movimentar e dinamizar a parte cultural e nada melhor do que começar com as nossas crianças. Quando surgiu a oportunidade de celebrar este dia e receber esta exposição, acreditamos que fazia todo o sentido”, terminou Salomé Campos, secretária da Junta de Freguesia.
