A Vigararia de Lousada, na passada terça-feira, dia 18 de janeiro, explicou em conferência de imprensa, para melhor compreensão de todos os cidadãos, como se vai processar a Visita Pastoral, o Sínodo e a nova App – Missas Diocese do Porto. Esta realizou-se na Biblioteca Municipal de Lousada, às 16h00m, para todos os meios de comunicação social existentes na vila e quem de proveito quisesse assistir.
Quanto ao primeiro assunto abordado, a Visita Pastoral à Vigaria de Lousada, irá acontecer durante o ano presente e das 27 paróquias vigentes, cada uma dispõe de uma data diferente. Ainda no mês corrente, a freguesia de Covas irá inaugurar e a paróquia de Nogueira, em novembro, finalizará o evento.

A Vigararia de Lousada será visitada pelo seu Bispo Diocesano (Reverendíssimo Sr. Dom Manuel Linda) e pelo seu Bispo Auxiliar (Reverendo Sr. Dom Pio Alves). De ressaltar que este último, respetivamente, já faz parte da Diocese do Porto há muito tempo, sendo nomeado Bispo Auxiliar em fevereiro de 2011.
A Visita Pastoral está prevista na legislação da igreja, na qual deve ser executada de 5 em 5 anos. No entanto, a última que aconteceu no Município de Lousada deu-se há 10 anos atrás. A mesma é uma oportunidade para se contactar mais de perto com a comunidade cristã e a sociedade em geral. A presença dos Srs. Bispos é sempre bastante importante para todos os cristãos e comunidade civil, uma vez que é um momento de grande referência e respeito por estes.
“O encontro representa uma ocasião significativa onde se pode estar com as pessoas das mais variadas responsabilidades e de todos os estratos sociais.”, sublinha o Bispo D. Pio Alves. A primeira Visita Pastoral que vai ser feita é à paróquia de Covas com o Sr. Padre Teixeira.

Do programa faz parte: visita à escola primária, a alguns doentes cuidadosamente selecionados, bem como, a algumas empresas da respetiva área geográfica da paróquia; celebrações de eucaristias; encontro com os colaboradores da vida paroquial; reunião com a junta de freguesia e as associações da terra; encontro com os catequistas, pais e crianças; entre outras coisas. Globalmente é este o programa designado para as paróquias, salvo algumas exceções ou circunstâncias.
Relativamente ao Sínodo, toda a igreja foi desafiada pelo Papa Francisco a escutar o que indivíduos pensam sobre esta e acerca do caminho que querem fazer. Trata-se de um desafio para toda a igreja universal e, desta forma, a Diocese do Porto encontra-se empenhada na respetiva tarefa.
Cabe a cada Diocese esmiuçar a intenção do Papa Francisco, neste caso, a Vigararia de Lousada questionará todos os seus associados, assim como, distribuirá massivamente por vários pontos da vila, uma caixa, e nesta pode encontrar-se um bloco com quatro perguntas. Além desta iniciativa, será também distribuído um cartaz que contém um QR Code, possibilitando que as pessoas através do seu telemóvel tenham acesso ao questionário. Porém, neste cartaz existe outras formas para responder, por exemplo, pelo meio de um endereço eletrónico criado somente para este efeito.
De acordo com o Padre André David Soares, presente em toda a conferência, o Sínodo, “é um momento singular para a igreja pois esta não pretende olhar só para quem já está dentro”. É do interesse da Diocese chegar a outras pessoas que não fazem parte do habitual público-alvo, ou seja, o objetivo passa por dar oportunidade a quem não está envolvido nas comunidades paroquiais.

Por último, na conferência de imprensa foi anunciada uma nova App, de gratuita descarga e disponível para Android e IOS. A mesma foi oferecida pela Irmandade dos Clérigos à Diocese do Porto, que dispõe de diversas informações e motores de pesquisas, com possibilidade de localização geográfica. Pode consultar-se os horários das eucaristias em toda a Diocese, tal como, as missas que estão a decorrer perto de nós. Assim sendo, a igreja torna-se cada vez mais atualizada e próxima das pessoas.
A conferência de imprensa serviu para esclarecer algumas dúvidas acerca da Visita Pastoral, do Sínodo e da nova App – Missas Diocese do Porto que vigorará no ano de 2022.
Comentários