NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS E SÃO BRÁS
“Há 30% de pessoas da freguesia que não colaboram e apesar disso são os que mais criticam, mas é curioso que essas pessoas são as primeiras a ir para a festa”, lamenta Agostinho Teixeira, da Comissão de Festas de Nespereira. Não obstante esse desabafo, os preparativos para as celebrações estão a decorrer em bom ritmo, apesar da pandemia da Covid-19. “Neste ano parece que há mais casos de doença, mas regra geral, em cinco ou seis dias as pessoas infetadas ficam boas e achamos que não deve ser motivo para não se fazer a festa”, afirma aquele festeiro.
No ano passado não se realizou a festa em honra de Nossa Senhora das Candeias e de São Brás, os padroeiros da freguesia de Nespereira. Mas desta vez parece que o evento vai mesmo para a frente no primeiro fim de semana de Fevereiro. A festividade está ao cargo de seis nespereirenses: Agostinho Teixeira, Carlos Costa, Agostinho Mota, Augusto Pinto, Augusto Oliveira e Hugo Matos.
O conhecido fundador do histórico grupo musical Gaivotas do Rio Sousa (em 1974), Agostinho Teixeira é bastante experiente nestas andanças, tendo sido um dos elementos que fez parte da organização dos primeiros festejos em Nespereira, em 1981.
Para este festeiro, a organização do programa das festas está facilitada: “conheço muita gente do mundo do espetáculo e não preciso de intermediários para arranjar artistas de variedades ou o que quer que seja que faça parte do programa”.
O que é mais difícil numa atividade destas “é angariar verbas para pagar as despesas, porque o dinheiro está caro”, acrescenta Agostinho Teixeira, que revelou que “temos vários encargos avultados, nomeadamente com a Banda Musical de Lousada, a iluminação e o fogo-de-artifício, entre outros encargos”.
O nespereirense declara que “cerca de 70% da freguesia colabora, uns mais, outros menos, conforme as possibilidades de cada um, mas o que é de lamentar são os restantes”. Agostinho Teixeira lamenta que “30% de pessoas da freguesia não colaboram, mas ainda assim são os que mais criticam o que se faz, mas é curioso que essas pessoas são as primeiras a ir para a festa”.
Bar aberto
Já está aberto o tradicional bar da comissão de festas, situado na avenida da igreja paroquial. É mais uma fonte de receita, que funciona ao sábado, com serviço de petiscos e bebidas. Outra forma de angariar fundos é a venda de calendários para o ano que está a começar.
“Os apoios têm surgido e contamos com a generosidade dos nespereirenses nos arruados que ainda vamos fazer, com o grupo de bombos de Santa Maria de Jazente (Amarante), que estiveram cá no domingo, no ato simbólico de levantamento da bandeira, mas o mau tempo prejudicou os nossos planos”, conta Agostinho Teixeira.
O festeiro destaca a colaboração que tem sido dada pela Junta de Freguesia: “desde a primeira hora em que aceitamos organizar a festa que o presidente da Junta tem sido incansável na colaboração connosco, assim como temos muito a agradecer ao padre António Teixeira, que está há pouco tempo na freguesia”.
Duas procissões e duas sessões de fogo
O programa já está definido e há muito que os cartazes estão afixados. Da lista de eventos destaca-se a realização de duas procissões, uma para cada padroeiro. No sábado o desfile religioso acontece em honra de Nossa Senhora das Candeias e no domingo é a vez da procissão de São Brás.
Em ambos os casos estará presente a fanfarra da Associação Musical e Recreativa Família Peixoto, de Vizela, e o grupo de bombos de Santa Maria de Jazente. Uma vez mais, não podia faltar a presença da Banda Musical de Lousada, cuja entrada acontecerá às 14 horas de domingo, dia 6 de Fevereiro.
Outro destaque vai para a atuação da Banda Vatikano (de Macieira, Lousada) e do conjunto Marotos da Concertina, de Penafiel, que atuam na noitada de sábado. É de referir que estes últimos venceram em 2019 o concurso Cantares ao Desafio, do programa Praça da Alegria, da RTP1.
Como é habitual nas romarias, o fogo-de-artifício será um dos pontos altos dos festejos. Haverá duas sessões, a primeira das quais é considerada “a rainha” e acontecerá no sábado à noite. A festa termina no domingo com nova sessão de fogo, às 20 horas.

Comentários