por | 1 Fev, 2022 | Associativismo, Sociedade

Festeiros de Nespereira remam contra a pandemia…e não só

NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS E SÃO BRÁS

“Há 30% de pessoas da freguesia que não colaboram e apesar disso são os que mais criticam, mas é curioso que essas pessoas são as primeiras a ir para a festa”, lamenta Agostinho Teixeira, da Comissão de Festas de Nespereira. Não obstante esse desabafo, os preparativos para as celebrações estão a decorrer em bom ritmo, apesar da pandemia da Covid-19. “Neste ano parece que há mais casos de doença, mas regra geral, em cinco ou seis dias as pessoas infetadas ficam boas e achamos que não deve ser motivo para não se fazer a festa”, afirma aquele festeiro.

No ano passado não se realizou a festa em honra de Nossa Senhora das Candeias e de São Brás, os padroeiros da freguesia de Nespereira. Mas desta vez parece que o evento vai mesmo para a frente no primeiro fim de semana de Fevereiro. A festividade está ao cargo de seis nespereirenses: Agostinho Teixeira, Carlos Costa, Agostinho Mota, Augusto Pinto, Augusto Oliveira e Hugo Matos.

O conhecido fundador do histórico grupo musical Gaivotas do Rio Sousa (em 1974), Agostinho Teixeira é bastante experiente nestas andanças, tendo sido um dos elementos que fez parte da organização dos primeiros festejos em Nespereira, em 1981.

Para este festeiro, a organização do programa das festas está facilitada: “conheço muita gente do mundo do espetáculo e não preciso de intermediários para arranjar artistas de variedades ou o que quer que seja que faça parte do programa”.

O que é mais difícil numa atividade destas “é angariar verbas para pagar as despesas, porque o dinheiro está caro”, acrescenta Agostinho Teixeira, que revelou que “temos vários encargos avultados, nomeadamente com a Banda Musical de Lousada, a iluminação e o fogo-de-artifício, entre outros encargos”.

O nespereirense declara que “cerca de 70% da freguesia colabora, uns mais, outros menos, conforme as possibilidades de cada um, mas o que é de lamentar são os restantes”. Agostinho Teixeira lamenta que “30% de pessoas da freguesia não colaboram, mas ainda assim são os que mais criticam o que se faz, mas é curioso que essas pessoas são as primeiras a ir para a festa”.

Bar aberto

Já está aberto o tradicional bar da comissão de festas, situado na avenida da igreja paroquial. É mais uma fonte de receita, que funciona ao sábado, com serviço de petiscos e bebidas. Outra forma de angariar fundos é a venda de calendários para o ano que está a começar.

“Os apoios têm surgido e contamos com a generosidade dos nespereirenses nos arruados que ainda vamos fazer, com o grupo de bombos de Santa Maria de Jazente (Amarante), que estiveram cá no domingo, no ato simbólico de levantamento da bandeira, mas o mau tempo prejudicou os nossos planos”, conta Agostinho Teixeira.

O festeiro destaca a colaboração que tem sido dada pela Junta de Freguesia: “desde a primeira hora em que aceitamos organizar a festa que o presidente da Junta tem sido incansável na colaboração connosco, assim como temos muito a agradecer ao padre António Teixeira, que está há pouco tempo na freguesia”.

Duas procissões e duas sessões de fogo

O programa já está definido e há muito que os cartazes estão afixados. Da lista de eventos destaca-se a realização de duas procissões, uma para cada padroeiro. No sábado o desfile religioso acontece em honra de Nossa Senhora das Candeias e no domingo é a vez da procissão de São Brás.

Em ambos os casos estará presente a fanfarra da Associação Musical e Recreativa Família Peixoto, de Vizela, e o grupo de bombos de Santa Maria de Jazente. Uma vez mais, não podia faltar a presença da Banda Musical de Lousada, cuja entrada acontecerá às 14 horas de domingo, dia 6 de Fevereiro.

Outro destaque vai para a atuação da Banda Vatikano (de Macieira, Lousada) e do conjunto Marotos da Concertina, de Penafiel, que atuam na noitada de sábado. É de referir que estes últimos venceram em 2019 o concurso Cantares ao Desafio, do programa Praça da Alegria, da RTP1.

Como é habitual nas romarias, o fogo-de-artifício será um dos pontos altos dos festejos. Haverá duas sessões, a primeira das quais é considerada “a rainha” e acontecerá no sábado à noite. A festa termina no domingo com nova sessão de fogo, às 20 horas.

Comissão de Festas de S. Brás e das Candeias – Nespereira 2022

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Siga-nos nas redes sociais