As estudantes Luana Ferreira, da freguesia de Nevogilde, Lousada e Mafalda Ferraz, da freguesia de Vilela, Paredes, alunas do 8ºA da Escola Básica e Secundária Lousada Oeste, e sob a orientação da Professora de Ciências Naturais, Ana Cristina Ferreira, venceram o segundo prémio da segunda Edição do Concurso Nacional de Curtas-Metragens – “Espécies Exóticas Invasoras de Água Doce e Sistema Estuarinos: Sensibilização e Prevenção”, promovida pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental – ASPEA, e a Coordenação do Projeto LIFE INVASAQUA (Portugal). Também os alunos Diogo Sousa e Maria Leonor Morais, ambos da freguesia de Nevogilde e da mesma turma, venceram o 3º prémio das curtas-metragens, cujo prémio consiste em material didático para a escola.
A atribuição do 2º prémio consistia que as alunas premiadas, no passado dia 8 de abril, fossem convidadas a apresentar a sua curta-metragem com o título: “Jornal de Notícias – Estamos a ser Invadidos!”, nas XXVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental: Educação Ambiental e Cultura Democrática, que decorreu em Almada nos dias 8 a 10 de abril.
Além da apresentação, o segundo prémio constou também na participação gratuita nas Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, dos alunos realizadores e de um adulto acompanhante (incluindo despesas de deslocação em transporte público, alimentação e alojamento).
A curta-metragem das alunas alerta para a importância de combater as espécies invasoras introduzidas num local ou área e que não existem naturalmente.
Além dos diversos painéis, em que foram abordadas temáticas sobre educação e proteção ambiental, as jornadas tiveram sessões de formação “Fora de Portas”, nomeadamente “Mar de Lixo” em que as alunas participaram numa recolha de lixo na praia e remoção de espécies invasoras.
Tiveram conhecimento deste concurso através da Professora de Ciências Naturais, quando esta estava a frequentar uma formação com a ASPEA e a Ordem dos Biólogos sobre espécies invasoras aquáticas.
A turma do 8ºA continua a trabalhar noutros projetos de campanhas de sensibilização, prevenção da proteção da natureza e remoção de espécies invasoras terrestres. Estão a desenvolver os mesmos em parceria com os biólogos Daniela Barbosa, Pedro Sá e Luís Cunha, no âmbito do projeto Lousada Guarda-Rios do Município de Lousada. A turma é já uma equipa “Guarda-Rios” numa secção do Rio Mezio.”
Carlos Ferraz
Enc. de Educação
Apresentação do trabalho e entrega de certificados, na plataforma do YouTube: (tempo: 4:02:20 – 4:09:35)
Comentários