Casa da Seara

Situa-se no lugar da Seara, na freguesia de Caíde, no meio de campos da quinta que lhe dá o nome. Para se lá chegar tem que se passar pela casa de Vila Verde e percorrer um caminho ladeado por campos e um regatozito. Por fim, visualizamos a Casa da Seara.

Em 1705 pertencia a “Manoel Machado da Seara (…) da dita Quinta da Seara… Sendo seu proprietário, em 1824, Zeferino Manuel de Calvos França. Sucedeu-lhe João Manuel Calvos França, em 1859, que no ano de 1867 foi vereador da Câmara de Lousada.  E no ano de 1887 era seu proprietário, Manuel da França Brandão.

Arquitetonicamente, é uma casa de planta quadrangular com capela destacada e alinhada com a fachada principal, virada a Este, e em ruínas, desde as primeiras décadas do século XX, tal como todo o conjunto construtivo.                                                           

Na fachada principal, no rés-do-chão, há uma janela; duas escadarias de lanços opostos permitem o acesso ao primeiro andar, que apresenta duas portadas, duas janelas de sacada, molduradas, duas janelas que sobrepujam cachorrada – “Enriquecido com canelados ou até com motivos mais ricos, este cachorro é muitas vezes duplo, e a sua combinação com a cantaria lavrada e os apainelados, que fazem o fundo do entablamento da varanda ou do beiral que ele suporta, é muito expressiva.” (Galhano, 2003, p. 338). Há ainda, à esquerda, uma pequena abertura e uma janela de peitoril, ambas molduradas. 

A fachada Sul mostra uma janela de peitoril moldurada e na fachada Oeste, no rés-do-chão, vêem-se três portadas e duas aberturas quadrangulares molduradas. O primeiro andar ostenta quatro janelas de peitoril e duas janelas de sacada, vendo-se também uma gárgula e também três cachorros. No primeiro andar da fachada Norte, existe uma janela de sacada moldurada que sobrepuja cachorrada.

Capela da Seara- Fachada Este
Fachada Norte – Janela de sacada

A capela está alinhada com a fachada principal, mas destacada da mesma e tem por invocação S. Miguel. Em 1726 esta capela situava-se na “quinta de Manoel Pinto Brandão.” É provável que a data: 1723, inscrita no lintel da fachada principal, corresponda ao momento da sua edificação. Em 1758, segundo as Memórias Paroquiais. continuava a ter a mesma invocação. Pertencia às “donas da Quinta da Ceara.”  Contudo, quem detinha a sua fábrica, quem a administrava, era Luís Manuel Coelho de Calvos.

A sua fachada principal é rasgada por um portal moldurado, que é coroado por um frontão interrompido por uma flor-de-lis, com a empena encimada por uma cruz latina que sobrepuja uma base com duas volutas insculpidas. Na fachada Sul, exibe uma janela moldurada e gradeada, e a Norte, vislumbra-se uma porta moldurada. Na fachada Oeste, as pilastras são encimadas por pirâmides.

Consultar: 

LOPES, Eduardo Teixeira – o. c. p. 245, In  A. D. P. Tombo dos bens e propriedades, foros e mais direitos que se pagam à Igreja de Santa Maria de Meynedo (…), Po – 1, Livro n. º 1706, 1696, fl. 363v;  Presidentes da Câmara Municipal Desde 1838 até 1900, p. 42; VIEIRA, José Augusto – o. c., p. 364; OLIVEIRA, Ernesto Veiga de; GALHANO, Fernando – o. c., p. 338; I. A. N. /T. T. Diccionario Geográfico.1758, vol. 8, fl. 205; CRAESBEECK, Francisco Xavier da Serra-Memórias Ressuscitadas da Província de Entre Douro e Minho. Barcelos; FREITAS, Eugéneo de Andrea da Cunha e – o. c., 1993, p. 161.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cristóvão Cunha, presidente do Aparecida FC

Humildade e bairrismo são duas características sobejamente conhecidas de Cristóvão Cunha, um...

José Calçada: “A escola pública está verdadeiramente desamparada pelo Estado”

GRANDE ENTREVISTA Nos plenários comunistas, nos palcos das campanhas eleitorais, nos palanques...

Trotinetas: a moda está a chegar a Lousada

Em certas localidades são uma autêntica praga, com passeios congestionados, acidentes com peões e...

Madeira e a Aliança Democrática da clarificação

Muito se tem falado nos últimos dias das eventuais leituras nacionais que se podem retirar das...

Editorial 105 | Generosidade

A generosidade envolve o ato de dar, partilhar de forma desinteressada, ajudar por bondade. E...

Sindicato acusa Câmara de Lousada de despedir cozinheira de cantina escolar

MUNICÍPIO NEGA OBRIGAÇÃO LEGAL DE A CONTRATAR A Câmara Municipal de Lousada assumiu a gestão da...

Diabetes em Movimento começa em outubro

A Câmara Municipal de Lousada e o ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte vão continuar a...

“Se calhar um dia farei Lousada-Roma, igualmente com sentido de solidariedade”

A iniciativa de Joaquim Aires foi triunfal O lousadense Joaquim Aires está de parabéns no...

Corrida de Homenagem a José Magalhães no dia 1 de outubro

No dia 1 de outubro, domingo, vai realizar-se a Corrida de Homenagem a José Magalhães. As...

Competências parentais: perceções de reclusas que vivem com os filhos na prisão

Opinião de Íris Pinto*, Mestre em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante O presente...

Siga-nos nas redes sociais