por | 25 Abr, 2022 | Opinião, Pedro Amaral

“O objetivo é Liberdade e Democracia, o resto não é comigo é com o povo.” Salgueiro Maia ao negociar a rendição do regime com Marcello Caetano

Opinião de Pedro Amaral

Eis que mais um ano se completa. Por estes dias somos novamente convidados, não só a celebrar e reflectir sobre as conquistas de Abril de 74 mas também, como como não podia deixar de ser, o aniversário do projecto que deu e dá vida ao nosso Louzadense.

Ano em que Portugal ultrapassa o período temporal da ditadura e vive há mais tempo em democracia. 47 anos, dez meses e 29 dias em que o país e os portugueses podem livremente escolher o seu destino e, sobretudo, o seu pensamento.

Quanto a mim caro leitor, que já nasci em democracia, sinto um enorme orgulho e agradecimento pela geração que, com o fim último de democratizar o país, colocou em risco a sua própria vida num golpe militar que facilmente poderia ter tido um desfecho diferente.

Graças à coragem dos homens e mulheres que levaram a cabo o golpe e Revolução de Abril, hoje é-me possível assumir livremente os meus ideais políticos, participar na governação da minha terra, expressar as minhas convicções sociais, analisar, sugerir e criticar os que nos governam, e escrever livremente para um jornal livre de censura, cujo editorial obedece unicamente à consciência livre dos que com ele colaboram.

É, por isso, lógico e justo que celebremos também o aniversário do Louzadense nesta data de liberdade. Um projecto de e para as gentes de Lousada, participado e sustentado por um sentimento bairrista, de pertença e orgulho pelas raízes desta nossa terra. Lousada é muito mais que uma linha limite num mapa. Lousada é mais que apenas as suas ruas ou casario. Lousada é a alma das suas gentes, espelhada nas suas tradições, associações e projectos. Lousada é, de facto, a melhor terra do mundo e o Louzadense dá-lhe voz. Bem-hajam!

Numa pequena nota final, porque o ano assim o proporciona e porque também dessa tradição secular é feita a nossa terra, deixo ao leitor nota do sentimento de alegria sentido no final do passado Domingo de Páscoa aquando do encerramento dos compassos de Silvares e Cristelos frente aos Bombeiros Voluntários de Lousada.

Um mar de gente acorreu ao local para receber em festa o reinício dessa festividade que ao fim de dois anos voltou às ruas juntando a comunidade Lousadense.

Quanto a mim, que integrei uma das equipas na paróquia de Silvares, fica o sentimento de dever cumprido e o agradecimento a todos quantos se associaram a nós durante e no final do dia.

E porque, tal como disse T. S. Eliot, “A tradição é a forma como a vitalidade do passado enriquece o presente” ficam os votos de que a tradição se perpetue para que continue a fazer parte da história de Lousada.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

É urgente amar!

A falta de liberdade sentida na pandemia transformou-nos, não estamos mais em perigo, mas algo em...

Maria das Dores, uma professora cega

Nasceu em Meinedo há 58 anos Chama-se Maria das Dores Soares da Cunha, tem 58 anos e nasceu em...

Maioria das 3.300 pessoas com deficiência não tem apoio institucional

UM “PROBLEMA SILENCIOSO” EM LOUSADA As respostas institucionais para a deficiência em Lousada são...

(D)eficiência: a eficiência diversificada

A palavra “Deficiência” está diretamente associada à existência de uma diferença nos indivíduos...

Aldear em Meinedo no domingo

No próximo domingo, 28 de maio, Meinedo acolhe mais um encontro desta edição do Aldear, promovido...

Adelaide Pacheco: A Cidadã do Ensino

“Lousada foi o lugar que escolhi para viver e trabalhar” Maria Adelaide Pereira de Lemos Pacheco,...

Apoteose em Lousada

SORDO BRILHA PERANTE OS MILHARES DE LOUSADA A tradicional Super Especial do Rally de Portugal no...

Editorial da edição 97º de 18 de maio de 2023

Serviços públicos Os serviços públicos em Lousada já tiveram melhores dias. Para além das questões...

Unidade de Saúde Familiar São Tiago (Lustosa)

A USF São Tiago é uma unidade funcional integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Tâmega...

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária realiza-se no próximo sábado, dia 20 de maio, na Praça das...

Siga-nos nas redes sociais